Quais são os tipos de consórcios? Descubra agora!

O consórcio é uma forma diferente de financiamento, em que podemos encontrar diferentes tipos de consórcios no mercado afora. E cada um deles tem peculiaridades diferentes. Conheça quais são!

Existem mais de 2 tipos de consórcios, muitas pessoas não sabem disso, mas há uma grande variedade do que se pode obter em uma dessas opções.

Porém, o mais importante é que a administradora de consórcio escolhida seja devidamente regulamentada e esteja com a fiscalização em dia. Ato esse que deve ser feito e autorizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen)

Saiba mais!

Quais são os tipos de consórcios? Descubra agora!

Imagem: Getty Images

O que é consórcio e como funciona?

O consórcio surgiu mais ou menos na década de 1960, é uma forma de financiamento ou compra coletiva de algo que você possa querer que a administradora ofereça.

É uma forma de adquirir o que você quer, pagando de forma antecipada ao banco. Por isso, dizemos que é uma forma de financiamento, porém contrária já que se paga antes.

Vai ser criado um grupo com pessoas que possuem o mesmo interesse de bem ou serviço a ser adquirido, e depois de dito para administradora qual o seu objetivo, você vai começar a fazer o pagamento por um tempo.

Vão ser realizados sorteios aos domingos para ver quem receberá o bem, então a cada semana você tem a chance de receber o que espera. Não se preocupe porque não existe a possibilidade de não receber a carta de crédito.

E se você receber a carta de crédito para realizar a sua compra logo no começo, deverá continuar pagando para que possa quitar a sua dívida.

Quais os tipos de consórcio?

Existem alguns tipos de consórcios que se destacam, como, por exemplo, o automotivo e residencial, mas existem muitos outros que as pessoas não conhecem.

Veja todos os tipos disponíveis!

Consórcio de imóveis

Como dito anteriormente, você pode entrar em um grupo voltado para a compra de imóveis, sejam eles na planta, prontos para morar, usados ou qualquer outro tipo.

E quando falamos de imóveis, são todos mesmo, pode ser um terreno, sala comercial, casa ou até reforma dele. E você não vai precisar dar entrada, o que é uma grande vantagem dos consórcios.

O que faz muitas pessoas voltarem para essa modalidade é a possibilidade de usar parte ou total do FGTS para a compra.

Consórcio de automóveis

Seja de moto ou carro, você pode recorrer ao consórcio para comprar o seu primeiro veículo, podendo ser novo ou usado.

A principal vantagem desse tipo de consórcio é que com a carta de crédito no seu valor cheio, você está apto para negociar o valor de um carro novo.

Consórcio de máquinas

Aqui é voltado para quem quer fazer a compra de caminhões, vans, máquinas agrícolas, de construção civil ou quaisquer outros veículos grandes.

Geralmente trabalhadores que não querem lidar com juros altos, financiamentos ou toda a burocracia de um novo veículo ou máquina recorrem a esta solução para trazer mais facilidade no dia a dia.

Consórcio de serviços

São diversos os tipos de serviços que podem ser obtidos com o uso da carta de crédito aplicado em um consórcio de serviço.

Se o seu sonho é ter o casamento perfeito ou uma formatura magnífica, você entrará em um grupo com essas mesmas ambições.

Outros serviços que podem ser adquiridos são passagens, pacotes de viagens, procedimentos estéticos, cirurgias, reformas e cuidados com a saúde também.

Consórcio de barcos e aeronaves

Além dos automóveis que andam pela terra, o consórcio cobre os mares e ares também. Então se você sempre sonhou em ter o seu próprio barco, iate, jatinho ou qualquer outro desse tipo, agora é sua chance.

Consórcio de bens móveis

Outra coisa possível de ser conquistada por meio de um consórcio são os bens móveis ou eletrodomésticos, como queira chamar essa modalidade.

Mas com ela, você pode ter acesso a uma carta de crédito que permite te ajudar a terminar de mobiliar a casa com geladeira, fogão, computadores ou televisores.

Não é uma modalidade muito conhecida por esses bens serem mais baratos e não tão caros, mas é algo que vale a pena pensar em certas ocasiões.

Agora que você conhece todos os tipos de consórcios que estão ao seu dispor, pode entrar em contato com uma administradora e descobrir em qual grupo se enquadra.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *