Como funciona um plano odontológico

| Autor: Jeniffer Elaina

De 2016 a 2018 foram contratados mais de 2,7 milhões de planos odontológicos no país. Veja o que esse serviço pode oferecer e de que forma funciona.

Ter um sorriso bonito e saudável inclui cuidar bem dos dentes e, para isso não basta apenas fazer a escovação é preciso visitar um dentista com frequência.

O que acontece é que ter acesso a profissionais e garantir os cuidados necessários com a saúde bucal pode custar um pouco caro apara quem não possui um plano odontológico.

Os números comprovam a dificuldade que a população tem para cuidar dos dentes, um levantamento do IBGE indicou que 11% dos brasileiros nunca foram a um dentista sendo que parte desse percentual corresponde a 2,5 milhões de adolescentes.

Isso pode parecer estranho já que o Brasil é o país que mais forma cirurgiões dentistas no mundo e possui mais de 300 mil profissionais atuando.

Esses profissionais muitas vezes atendem a que possui um plano odontológico e esse é um serviço que possui mais de 23 milhões de beneficiários.

Se você já possui ou está pensando em contratar uma assistência odontológica esclareça as suas dúvidas nesse artigo que preparamos.

Como funciona um plano odontológico

O que é um plano odontológico?

O plano odontológico é um serviço que o beneficiário paga mensalmente e pode ter acesso a cuidados com a sua saúde bucal.

De acordo com o plano contratado é possível marcar consultar e procedimentos com profissionais da rede credenciada ou ir a um dentista particular e solicitar o reembolso, sendo o primeiro procedimento o mais comum.

O que é a rede credenciada?

A rede credenciada é formada por profissionais e consultórios que possuem parceria com o plano odontológico contratado.

É ela que atende aos usuários, nesse caso é só escolher um dentista mais próximo e agendar a consulta.

Como contrato o plano odontológico?

A contratado pode ser feita por pessoa física, nesse caso é preciso buscar por um corretor que represente uma operadora de plano odontológico e possa lhe ofertar o serviço.

É possível contar com o plano empresarial, nesse caso as empresas contratam e disponibilizam a seus funcionários.

Quais são as coberturas disponibilizadas?

Isso varia muito de uma operadora para outra e conforme o plano contratado.

As empresas devem oferecer os procedimentos que constam no rol da ANS que incluem tratamentos preventivos, atendimentos de urgência e emergência e outros. Independentemente do plano, determinados procedimentos devem ser cobertos.

Porém, as operadoras têm liberdade de disponibilizar outros procedimentos que acharem necessários como ortodontia ou procedimentos estéticos.

O que cada um oferecerá estará disponibilizado no contrato do plano e quanto mais procedimentos atendidos, maior tende a ser o valor.

Existe carência para usar o plano?

Sim. Após a adesão as operadoras podem exigir que seja cumprida a carência de até 300 dias.

Esse é o tempo que será preciso aguardar para utilizar determinado procedimento do plano odontológico, porém, esse prazo pode ser diminuído ou até mesmo excluído conforme ofertas disponíveis.

Qual a área de atendimento do plano?

Mais uma vez isso dependerá do serviço que foi contratado. Existem situações em que a cobertura se limita a região ou estado, mas, na maioria das vezes ela é nacional.

Verifica que apólice o que consta de informação e depois busque na rede credenciada um dentista que atenda o local que está.

Tenho um plano odontológico, como faço para usar?

Quem já possui um plano odontológico pode buscar por um profissional ou consultório na rede credenciada, essa busca pode ser feita online, por telefone ou no manual impresso de acordo com o que cada empresa disponibiliza.

Depois de localizar é preciso entrar em contato com o consultório para agendar a consulta. Algumas operadoras disponibilizam esse procedimento online.

No dia marcado basta ir até o consultório com a carteirinha do plano e um documento de identificação para conseguir atendimento.

Todo o tratamento será coberto pelo plano?

Isso depende de qual a indicação do dentista e o que seu plano odontológico oferece. Se os procedimentos estiverem incluídos poderão ser feitos sem nenhum custo adicional.

Entretanto, se precisar de algum atendimento não contemplado terá de pagar por ele de forma particular. Uma boa notícia é que alguns dentistas costumam dar descontos para quem possui plano de saúde.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *