Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Você sabe qual a diferença entre seguro saúde e plano de saúde? Por mais que ambos garantam que a pessoa tenha acesso à assistência médica, o funcionamento de cada um deles é diferente e tem suas particularidades. Por isso, geram algumas confusões na hora da contratação de um serviço.

Assim, antes de contratar qualquer um desses serviços, é indispensável saber como eles funcionam! Pensando nisso, separamos alguns tópicos que trazem o funcionamento e quais as principais diferenças. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

O que é o seguro saúde?

É o contrato firmado entre uma pessoa física e uma empresa seguradora. A ideia é que o beneficiário seja ressarcido das despesas médicas com consultas, cirurgias ou exames.Como não há rede credenciada ou tratamentos incluídos, o valor da mensalidade costuma ser mais em conta do que a de um plano. Isso faz com que seja uma opção mais acessível para várias pessoas.

Na parte do pagamento, a mensalidade é paga conforme o potencial do paciente, ou seja, para pessoas idosas ou para as que possuem comorbidades, a taxa do seguro de saúde pode ser mais cara.

Como funciona o seguro saúde?

No seguro de saúde, a pessoa assina um contrato com a respectiva seguradora. Inicialmente, são oferecidas opções personalizadas conforme o perfil do contratante.A definição tem, como base, respostas a um tipo de questionário no qual são apontados:

  • Idade;
  • Quadro médico;
  • Tratamentos que já realiza;
  • Necessidades primordiais.

Nas cláusulas, fica explícito que, ao solicitar um atendimento, a pessoa pode buscar a unidade hospitalar que desejar, bem como o profissional de confiança. Nesse sentido, já ficam listadas as especialidades que mais atende às suas condições de saúde.

Todas as despesas médicas deverão ser apresentadas à empresa para o futuro reembolso. Vale destacar que esse ressarcimento pode ser integral ou parcial, a depender do tipo de contrato firmado.

O que é o plano de saúde?

O plano de saúde é um serviço com acompanhamento privado para as pessoas que pagam um valor mensal para ter atendimento médico.Assim, a pessoa consegue consultar médicos vinculados à prestadora de serviço. Segundo a Lei nº 9.656/98, um plano de saúde é:

“Prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços de saúde, livremente escolhidos, integrantes ou não de rede credenciada, contratada ou referenciada.”

Além disso, mesmo que o Brasil possua um dos mais eficientes sistemas de saúde pública no mundo, com tratamentos e unidades hospitalares referências, inclusive internacionais, o SUS ainda enfrenta problemas diários quanto a estruturas e profissionais.

Com isso, muitas pessoas preferem pagar uma mensalidade e ter acesso a consultas e a procedimentos com mais facilidade e em um período de espera muito menor. Mas, para ter acesso a todos os procedimentos, há um período de carência no plano, que precisa passar um tempo para ter determinados exames e consultas.

Como funciona o plano de saúde?

O funcionamento de um plano de saúde é bem simples. O cliente conta com uma taxa fixa para ser paga mensalmente, e a cada consulta ou procedimento realizado há um outra taxa a ser paga na próxima fatura. O ponto positivo é que o valor para médicos que atendem por plano é muito menor.

Desse modo, o valor da mensalidade pode variar de acordo com os exames e as consultas realizadas no último mês. Além disso, é preciso se consultar apenas com médicos vinculados com o plano de saúde, ou seja, não são todos os médicos disponíveis para o plano escolhido.

Qual a diferença entre o plano e o seguro saúde?

No plano de saúde, a pessoa assina um contrato no qual há coberturas e procedimentos inclusos no valor pago por mês. Mas, para ser atendido, é necessário recorrer à rede credenciada à empresa, seja para exames, consultas ou cirurgias. Há planos de saúde individual, familiar, empresarial, por coparticipação, dentre outras modalidades.

A principal diferença entre plano e seguro saúde é que, neste, não há exatamente uma rede credenciada. Ou seja, a pessoa contratante tem a liberdade para escolher a unidade que quiser para, depois, ser ressarcida dos valores despendidos com o tratamento. 

Desse modo, no plano de saúde, existe uma rede predeterminada por ser credenciada àquela empresa. Já no seguro de saúde, a pessoa contratante escolhe as instituições e os profissionais desejados.

familia se divertindo na praia
Garanta o bem-estar da sua família e invista em um plano de saúde.

Assim, como a pessoa já paga a mensalidade pelos serviços do plano de saúde, não tem que desembolsar nada pelo atendimento (exceto na coparticipação). Por outro lado, no seguro, primeiro a pessoa paga pelo atendimento e, só depois, solicita o reembolso à seguradora. Já nos planos de saúde, primeira primeiro ela consulta e depois realiza o pagamento total na data de vencimento estabelecida.

Como escolher entre plano de saúde e seguro saúde?

Essa escolha vai depender do seu perfil, pois cada um tem suas vantagens e desvantagens. O preço do seguro saúde costuma ser mais barato, ainda que seja calculado conforme os riscos de atendimento do paciente.

Além disso, a mensalidade também corresponde à taxa de reembolso prevista em contrato e há a possibilidade de contratar os serviços por módulos que, assim, são adaptados à necessidade da pessoa.

Já em um plano de saúde, você pode pagar uma taxa fixa, mas ter descontos nas consultas, exames e procedimentos. Entretanto não é possível ter atendimentos de todos os médicos e precisar escolher dentre os que atendem pelo plano.

Portanto, seja escolhendo um plano ou seguro saúde, o que vale mesmo é não ficar sem assistência.As duas modalidades compartilham o objetivo comum de oferecer atendimento médico de qualidade na rede privada, com a maior agilidade e presteza.

Gostou do conteúdo e quer entender mais sobre planos e seguros? Confira mais aqui no blog da Smartia. Ah, e além desses seguros, também temos o seguro de vida, acesse e compreenda mais sobre ele. Até a próxima leitura!

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *