6 coisas importantes que deve saber antes de contratar um consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis permite adquirir uma casa pagando de forma parcelada, mas tem regras específicas. Veja quais são os principais pontos que precisa conhecer. 

Ter a casa própria é o desejo da maioria das pessoas, e para realizar esse sonho o financiamento ou o consórcio de imóveis podem ser os melhores caminhos, afinal, eles permitem que o valor seja parcelado o que facilita o pagamento.

A questão é que existem alguns pontos que as pessoas desconhecem ou não se atentam antes de contatar um consórcio de imóveis e que podem se tornar um problema no futuro.

Para que possa ter a sua casa por meio de um consórcio de imóveis sem ser pego de surpresa, veja esses pontos importantes.

6 coisas importantes que deve saber antes de contratar um consórcio de imóveis

Imagem: Getty Images

1. Como funciona o consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis possui regras bem específicas sobre a sua forma de funcionamento, por isso é preciso entender bem como esse tipo de investimento funciona e se difere dos demais.

Antes de sair escolhendo essa opção para ter a sua casa própria saiba qual o tempo de duração do consórcio, valor das parcelas, sobre o sorteio, inadimplência e tudo mais que diga respeito a ele. O contrato deve esclarecer todas as informações e servir para tirar as dúvidas.

2. Valores praticados no consórcio de imóveis

No consórcio de imóveis não existem taxas de juros em cima dos valores das parcelas o que faz com que ele fique mais barato que o financiamento, mas, isso não quer dizer que não existam outros valores.

De acordo com o valor escolhido para a carta de crédito e número de parcelas, será definido o valor mensal a ser pago, sendo somado a ele as taxas de administração, fundo de reserva e seguros. Além disso, se atente porque as parcelas podem sofrer reajustes, sendo preciso estar preparado caso haja aumento nos valores.

3. Forma de contemplação

O consórcio de imóveis e indicado para quem não está com pressa de adquirir um imóvel, pois, a contemplação pode ocorrer durante todo o período. Isso quer dizer que se optou por um consórcio com duração de 15 anos, poderá receber a sua carta de crédito somente no final dele por meio de sorteio.

Para quem não quer esperar por tanto tempo pode optar pelo lance, nesse caso será preciso pagar um determinado valor antecipado e se a sua oferta for a maior poderá receber a carta de crédito antes de ser sorteado.

4. Pontualidade dos pagamentos

Não se deve atrasar os pagamentos mensais do consórcio de imóveis, pois, isso pode fazer com que deixe de receber a carta de crédito e até mesmo seja excluído do grupo. Em caso de atraso serão cobrados juros e multas e a parcela deve ser paga antes que seja realizado o próximo sorteio para que possa concorrer nele.

No caso de contemplação e atrasos no pagamento, a pessoa deixará de receber a carta de crédito até que quite toda a dívida em atraso. Dependendo do período do não pagamento com pontualidade, existe o risco de ser excluído do grupo, isso quer dizer que deixará de participar do consórcio de imóveis e o valor já pago só será devolvido ao final do contrato.

Outra situação que pode ocorrer é de uma pessoa que já foi contemplada deixar de pagar, nesse caso se não houver a regularização ele pode chegar a perder o imóvel.

5. Valor do imóvel x carta de crédito

Ao ser contemplado a pessoa não recebe o dinheiro para comprar do imóvel, mas uma carta de crédito que será usada no lugar desse.

O que pode acontecer é que a carta pode não ser do mesmo valor e podem ocorrer algumas situações. Se a carta for maior do que o custo do imóvel, ela poderá ser usada para a compra e os restante do valor para quitar outros trâmites relacionados à operação como pagamento de impostos e registro.

No caso do imóvel ter um custo superior ao da carta, a diferença poderá ser completada em dinheiro, ficando essa responsabilidade por conta do comprador.

6. Conhecer a empresa

Além de entender como funciona o consórcio de imóveis e todas as regras relacionadas a ele, será preciso que a empresa que administrará o consórcios seja séria e tenha um boa reputação, afinal, o seu dinheiro será investido nela.

Busque conhecer a empresa, veja há quanto tempo atua no mercado, se possui reclamações, clientes satisfeitos e outros, tudo o que possa trazer mais segurança na hora de fechar o seu negócio.

O consórcio de imóveis é uma ótima maneira de comprar uma casa sem precisar investir todo o dinheiro de uma vez, mas é preciso ver se ele atende às suas necessidades e estar atento às regras.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *