Como funciona o consórcio de serviços?

O consórcio de serviços funciona como uma forma de pagamento alternativo a longo prazo.

Sempre temos sonhos que antes, pareciam impossíveis de se realizarem. No entanto, graças ao consórcio de serviços, as pessoas agora encontraram uma alternativa de ter a sua viagem dos sonhos, ou até mesmo, a sua festa de casamento.

De acordo com dados liberados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor de consórcios vem crescendo cada vez mais. 

Somente nos primeiros 4 meses de 2020, houve um aumento de 111,7% na adesão aos consórcios, em relação ao mesmo período do ano passado.

Como funciona o consórcio de serviços?
Imagem de Karolina Grabowska por Pixabay

O que é e como funciona um consórcio de serviços?

Segundo a ABAC, tudo iniciou no final da década de 60, quando homens faziam reuniões mensais, a fim de buscarem a melhor maneira de adquirirem seus próprios automóveis.

Com o passar dos anos, o consórcio funcionava somente para esse objetivo: a aquisição de um carro próprio.

No entanto, foi na década de 90 que houve uma mudança crucial. A regulamentação do Banco Central do Brasil permitiu que essa modalidade fosse expandida, e partir desse ano, o sonho de financiar imóveis e outros serviços se tornou real.

De maneira geral, ao aderir a esse tipo de serviço, o consorciado irá investir uma quantia pré-estabelecida mensalmente e no período em que for contemplado, terá o direito de usufruir da forma que desejar.

O consórcio de serviços costuma durar entre 1 a 4 anos, dependendo somente de qual a meta estabelecida pelo grupo.

Assim, existem 2 formas de ser contemplado durante o sorteio: o mensal ou quando o indivíduo oferece a maior oferta em lances.

Caso a opção escolhida seja o sorteio mensal e o sujeito for contemplado somente no final, ele terá que aguardar para que possa usufruir do que foi investido.

A forma de sorteio é a mais utilizada no momento, assim, sabendo o mês exato em que terá o retorno do que foi investido, o indivíduo poderá se preparar melhor para gastá-lo da maneira que desejar.

Será que fazer um consórcio vale a pena? Descubra aqui!

Quais os serviços que podem ser financiados por meio de consórcio?

Desde a década de 90, houve uma ampliação na quantidade de serviços no qual podem ser utilizado o dinheiro do consórcio.

Por se tratar de um investimento a longo prazo, é preciso que o sujeito saiba desde o início, que as coisas funcionam em um ritmo ditado pelo próprio sorteio.

Assim, caso não esteja em seus planos esperar 4 anos ou mais para ter um retorno do capital investido, o melhor a ser feito é buscar outra alternativa.

Agora, se optar por esse meio, há inúmeros consórcios nos quais você poderá participar. 

1. Intercâmbio

Se o seu filho possui o desejo de estudar fora, mas ainda não tem a idade adequada? A melhor opção é que os pais entrem em um consórcio de intercâmbio.

Dessa forma, quando o adolescente atingir a idade, tudo estará quitado e a família não passará por nenhuma situação desagradável na parte financeira, para realizar um sonho.

2. Festas

Planejar uma festa não é uma tarefa tão simples, tudo tende a piorar no momento em que nos deparamos com os valores.

Pensando nisso, muitas empresas passaram a oferecer consórcios como alternativa de pagamento, para que as pessoas pudessem ter a festa de seus sonhos.

Seja um aniversário de 15 anos, festa de formatura ou de casamento, saiba que é possível planejar tudo durante o período em que seu nome não é sorteado no consórcio de serviços.

3. Procedimentos estéticos

Devido ao alto valor de alguns procedimentos, as clínicas oferecem para os seus clientes, pagar em forma de consórcio o que vai ser realizado.

No entanto, como é um investimento a longo prazo, o ideal é que seja pensado se realmente vale a pena.

Uma vez que, como foi dito anteriormente, as chances de ser sorteado logo no início existem, assim como a de ser o último contemplado.

4. Trocar de carro ou imóvel

Agora, se você está pensando em trocar ou reformar a sua casa ou o seu carro em um futuro próximo, saiba que essa é a opção mais vantajosa.

Ambos possuem um valor alto no mercado e a demora para adquirir todo esse dinheiro é semelhante a um consórcio.

Assim, as empresas nesse ramo optaram por aderir ao consórcio, para que seus clientes pudessem ter maior facilidade quanto ao pagamento.

Com isso, durante o tempo de investimento no consórcio de serviços, a pessoa terá mais tempo para ir pesquisando o carro ou a casa que for do seu interesse.

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *