O que é uma administradora de consórcio? Entenda e tire dúvidas!

Alguns termos acabam por deixar muitas pessoas confusas, principalmente quando esses são usados em conjunto. Um exemplo disso é: administradora de consórcio. Para saber um pouco acerca desse termo, continue lendo esse artigo.

O mundo dos negócios é algo bastante amplo, contendo inúmeras palavras que são compreendidas somente por quem é especialista na área.

No entanto, ainda sim é possível entender um pouco mais sobre o que é e para que serve uma administradora de consórcio.

Dentre as duas palavras, muitas pessoas estão acostumadas somente com o termo consórcio. Afinal, é bastante divulgada pelos bancos e até mesmo por empresas de produtos que possuem um custo mais elevado.

Além disso, outra característica na qual pode-se ser usada para definir o consórcio, é o modo como ele é elaborado.

De modo geral, junta-se um grupo de pessoas, independente da quantidade, para que as parcelas de determinado produto possam ser divididas entre si.

Geralmente, o consórcio é pago durante um período pré-estabelecido, a depender do valor e do objetivo final com o qual ele foi criado.

Podendo durar poucos meses, ou em alguns casos, o ano inteiro, se for um financiamento muito alto.

O que é uma administradora de consórcio? Entenda e tire dúvidas!

Imagem: Getty Images

Como funciona uma administradora de consórcio?

Assim como nos bancos e demais locais que são especialistas na movimentação de grandes quantias de dinheiro, seja à vista ou parcelado, se faz necessário que os administradores desse lugar tenham uma certa noção do que estão fazendo.

Para que seja de fácil compreensão, devemos entender ambas as palavras de forma separada, para que posteriormente, possamos assimilar melhor do que se trata.

Uma administradora seria, de forma básica, um alguém capacitado para auxiliar indivíduos no momento em que eles estão buscando realizar determinado sonho.

Seja um carro ou moto própria, ou até mesmo o seu negócio, mas que não possui condições de o fazer à vista.

Já o consórcio, esse pode ser caracterizado como sendo um investimento para o futuro. Funciona a partir da união de um grupo de pessoas, em que cada um será responsável por contribuir com a quantia estabelecida anteriormente.

O lado positivo de se optar por um consórcio é que ninguém pagará valores a mais que os outros. Portanto, somente o que for estabelecido durante o fechamento do acordo ou contrato.

Com essas definições, você já deve ter uma ideia do que seria, de fato, uma administradora de consórcio. No entanto, algumas informações ainda podem ser importantes e merecem ser citadas.

Por exemplo, esse projeto deverá ser conduzido somente por uma pessoa jurídica, que tenha domínio e saiba como funciona todo esse meio.

Caso contrário, de nada irá adiantar os grupos fecharem contratos com valores mais elevados que aqueles provenientes de outras empresas.

Desde a quantidade de indivíduos participantes, até os valores e o período no qual serão pagas as parcelas, tudo deverá estar em um documento, assinado por todos os integrantes.

É válido ressaltar que existe administração de consórcio específica para determinadas causas, podendo ser de automóveis, informática, telefones celulares e inclusive, o próprio dinheiro.

Quais as vantagens de um consórcio?

São inúmeros os benefícios que o indivíduo terá após decidir entrar em um consórcio, variando desde a taxa de juros, até a flexibilidade em relação às datas de pagamento e recebimento do produto.

Como já mencionado anteriormente, o valor final do consórcio é igual para todos os que pagaram e participaram até o final. Portanto, ninguém irá receber menos ou mais que os outros integrantes.

Um outro benefício é que, mesmo sendo um investimento parcelado, o sujeito irá receber a sua parte, à vista.

Isto é, no dia em que o contrato for assinado, haverá um sorteio no qual, cada mês terá um contemplado para receber aquilo que será seu por direito.

Como é um investimento feito sem quaisquer ligações com agências bancárias, a ação dos juros no valor total será algo bem inferior. É válido ressaltar que há juros, mas eles possuem uma menor significância no final de tudo.

Devido ao fato de oferecerem uma maior flexibilidade, um sorteio é realizado logo no início, para que os investidores possam saber em qual data serão beneficiados.

Em alguns casos, se o indivíduo estiver necessitado, poderá chegar em um acordo para antecipar a sua data de recebimento.

Portanto, é imprescindível que a administradora de consórcio seja conduzida por profissionais capacitados e que entendam não somente de finanças. Mas também como realizar desde o planejamento inicial, até todos terem recebido o seu produto.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *