Cote o seu consórcio online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

O simulador de consórcio é uma ferramenta gratuita e que traz propostas reais para adquirir um bem.

Comprar um bem ou serviço de alto valor nem sempre cabe no orçamento. Por isso, procurar por um simulador de consórcio pode ser uma alternativa para programar as finanças.

Dessa forma, a compra será planejada e se conseguirá ter o produto na data prevista ou até mesmo antes sem se afundar em dívidas.

Entenda como funciona um simulador de consórcio
Imagem: Getty Images

O que é consórcio?

É comum comprar parcelado fazendo um financiamento, isso porque muita gente ainda não conhece o consórcio.

Essa é uma modalidade que permite pagar de forma parcelada, mas sem a incidência de juros, o que torna o valor total gasto muito menos.

Para aderir a ele é preciso usar um simulador de consórcio para fazer o planejamento. De acordo com o valor do bem que pretende adquirir, entrará em um grupo de pessoas que possuem a mesma intenção.

Esse grupo se autofinancia com pagamento mensais e todos os meses alguns são contemplados. Esses recebem uma carta de crédito com o valor contratado para fazer a compra. A contemplação ocorre por meio de sorteios ou lances.

Para participar de um consórcio é preciso ter o intermédio de uma administradora. Essa ficará responsável por montar os grupos, reunir os valores e pagar os contemplados.

Como funciona o simulador de consórcio?

O simulador de consórcio é uma ferramenta que permite às pessoas verificarem as condições de participação de um consórcio.

Primeiro é preciso que o interessado decida qual será o valor da carta de crédito. Esse pode variar bastante conforme o item a ser adquirido como um carro, cirurgia plástica, casa ou outro. Além do valor é preciso saber de qual categoria ele faz parte.

Por exemplo, algumas administradoras, permitem a compra de qualquer veículo com a carta, desde que a pessoa informe a finalidade.

Ao saber o valor, é que se usa o simulador de consórcio. Na ferramenta será preciso preencher alguns dados pessoais para que seja analisado o perfil. Será preciso também informar qual o valor desejado.

Após preencher as informações, será feita a simulação. Ela leva em consideração alguns fatores.

Será calculado o fundo comum que é o que garante o valor para distribuir a carta de crédito. Ele considera o montante e os meses de duração do consórcio.

A taxa de adesão pode ser cobrada conforme a administradora. Já a taxa de administração existe em todos os consórcios e corresponde a um percentual que a administradora recebe para gerenciar os grupos. Ela costuma ser paga junto com as parcelas.

O fundo de reserva apesar de não ser obrigatório é bastante utilizado. Ele é um dinheiro a mais que garantirá o pagamento caso haja inadimplência no grupo. Pode ser usado para outras finalidades, por exemplo, processos judiciais.

mulher entregando chaves do carro carro
O consórcio é a chave para conquistar seus objetivos. Faça já sua cotação.

Por fim, há o seguro que nem sempre é disponibilizado. Esse funciona como uma garantia a mais de que se houver algum imprevisto as parcelas continuarão a ser pagas.

Com base nesses dados, o simulador de consórcio apresenta as informações.

O que o simulador traz?

Depois de fazer os cálculos, a ferramenta apresentará as propostas de acordo com as condições informadas.

Ele trará o valor das parcelas e número de vezes em que o consórcio poderá ser feito. Pode ser apresentada mais de uma proposta, assim, poderá escolher qual melhor cabe no orçamento.

Algumas administradoras, incluem no simulador de consórcio, após apresentar as opções, a possibilidade de contratar o serviço no mesmo momento.

Vantagens de usar o simulador de consórcio

É bastante interessante usar um simulador de consórcio antes de contratar esse serviço, isso porque ele permite:

  • Comparar propostas de diferentes administradoras;
  • Personalizar o serviço uma vez que algumas condições podem ser definidas;
  • Planejar melhor o orçamento sabendo exatamente os valores a serem pagos;
  • Comparar os planos e identificar qual pode ser mais interessante para o seu bolso;
  • Garantir uma compra planejada que não compromete o orçamento;
  • Ser utilizado online sem necessidade de grandes conhecimentos específicos.

O simulador de consórcio é uma ferramenta bem útil para quem deseja comprar um bem de forma planejada e cuidando das finanças. Ele é simples de usar e apresenta as propostas na mesma hora.

Se está pensando em comprar um em que será pago de forma parcelada, vale a pena conferir as opções do simulador de consórcio e encontrar a que melhor cabe no seu orçamento.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *