Cote um seguro residencial online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Todos estamos sujeitos ao imprevisto, mas algumas medidas podem aliviar os problemas futuros. Ficou curioso? Vem conhecer mais sobre o seguro incêndio residencial!
Curtos circuitos, superaquecimento de equipamentos elétricos, um vazamento de gás ou até mesmo um pano de prato sobre o fogão. Quer nos apercebemos disso, quer não, muitas coisas podem causar um incêndio em nossa residência.
Segundo dados do Instituto Sprinkler Brasil, só no ano de 2021, houve um aumento de 85%, nas notícias de casos de incêndios em nosso país. A boa notícia é que apesar de o risco ser real, nem tudo está perdido!
Seguro incêndio residencial
No Brasil, ainda não é muito comum as pessoas contarem com a proteção oferecida por um seguro incêndio residencial. No entanto, segundo a lei do inquilinato, no artigo 22, inciso 8, é obrigação do locador o pagamento desse seguro.
Apesar de obrigatório, a realidade é bem distante disso, pois a maioria dos contratos de aluguel prevê que o próprio inquilino arque com estas despesas.
Obrigações à parte, a verdade é que, quem se preveniu pode dormir em paz, pois o seguro incêndio residencial, protege seu lar, e os bens que se encontram dentro dele.
Como funciona o seguro incêndio residencial
Responsável por proteger o imóvel contra danos, o seguro contra incêndio tem, em geral, a duração de 12 meses e pode ser renovado de acordo com a vontade do contratante.
O preço da cobertura, normalmente é determinado pelo dono do imóvel, e é calculado com base no valor do aluguel.
É comum que esse número comece em 100 vezes a taxa de aluguel, mas o valor pode ser superior, dependendo do que for estipulado na hora da assinatura do contrato.
O importante é que, durante o tempo que a casa estiver alugada o contrato deverá estar ativo.
Coberturas
A abrangência da cobertura de um seguro residencial pode variar de acordo com a seguradora e com o plano escolhido.
Muitas apólices asseguram tudo o que estiver dentro do imóvel, mas é aconselhável confirmar essa informação, pois as regras variam de seguradora para seguradora. Porém, mesmo na cobertura básica a proteção contra incêndio é obrigatória.
O seguro incêndio residencial, pode ser acionado em diversas situações, como por exemplo:
- Incêndio, explosão e fumaça;
- Danos causado por fumaça;
- Implosão acidental;
- Danos físicos e materiais, causados à estrutura do imóvel.
Como contratar um seguro incêndio?
Contratar um plano de seguro é bem simples. É possível fazer a cotação do seguro pelo site das operadoras. Ainda no site, pode-se o contato de algum corretor, ou em alguns casos, até realizar a contratação, de forma quase imediata.
A cobertura contra incêndio é um item obrigatório dos seguros residenciais. Mas é importante destacar que existem diferenças caso se more em condomínio, seja proprietário ou esteja alugando o imóvel.
Quando falamos sobre condomínios, o seguro condominial é algo obrigatório, e nele está incluso a proteção contra incêndios, mas nesse plano, a cobertura se dá apenas para as áreas comuns do prédio.
Caso more em apartamentos, é aconselhável obter um seguro residencial para o seu apartamento, e assim garantir a proteção de seus bens.
No caso dos locatários, como já mencionado, a obrigação pelo pagamento deste seguro recai sobre o proprietário do imóvel, mas ele pode repassar os custos para o inquilino. Dessa forma, a taxa do seguro pode ser inclusa no valor do aluguel.
Quanto custa um seguro incêndio residencial?
Diferente do que acontece em outros tipos de seguro, como o automobilístico, o valor de um seguro residencial é muito menor do que imaginamos.
Não existe um preço fixo, pois cada caso é calculado individualmente. O ideal é que antes de realizar a contratação de algum seguro, seja feita uma cotação, onde é possível ter uma ideia de quanto sairá.
Para fazer a cotação também é bem simples, basta entrar no site da seguradora de sua escolha e informar alguns dados como o tipo do imóvel, o CEP residencial e o valor pretendido para a cobertura.
É claro que ninguém imagina que algo ruim pode acontecer com o seu lar. Infelizmente existem imprevistos. A melhor opção para quem deseja estar preparado é contar com o amparo de um seguro incêndio residencial.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário