Cote o seu consórcio online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Ilustração de hoem segurando um guarda-chuva

Existem várias opções de consórcios, porém, uma das principais dúvidas está relacionada sobre se consórcio tem juros. Por este motivo, falaremos mais sobre este assunto no texto abaixo.

Podemos fazer um consórcio para diversas coisas como, por exemplo, carro, imóvel, motos, viagens, dentre outros. Mas você sabe se tem juros quando fechamos um consórcio? É isso que vamos responder.

O número de novas contas, em 2022, subiu muito e, com isso, mais pessoas vão ficando com curiosidade sobre o funcionamento do consórcio. Principalmente, para entender um dos grandes diferenciais do negócio que está relacionada a cobrança de juros.

Agora, a resposta para a pergunta é não, porém, algumas taxas são cobradas no momento da contratação do consórcio.

Consórcio tem juros? Tire suas dúvidas e entenda as taxas!
Imagem: Getty Images

Conheça as taxas que são cobradas em um consórcio

Não ter cobrança de juros é uma das coisas que faz com que o consórcio saia na frente, pois, além de ser menor burocrático que os financiamentos bancários, você não vai pagar um valor muito maior do que foi solicitado.

Mas algumas taxas estão no contrato e é isso que vamos explicar abaixo:

1 – Taxa de administração

Esta taxa é uma cobrança de baixo valor que dá a garantia que a administradora contemplará todas as pessoas que fazem parte daquele grupo de consórcio.

Diferente dos juros cobrados nos financiamentos, a taxa de administração é uma quantia mensal, que estará em contrato desde o início do negócio.

Importante pontuar que uma vez por ano acontece um reajuste no valor do consórcio, segundo a data de aquisição da cota.

Normalmente, a taxa é referente a 15% a 20% do valor da carta de crédito, que é diluída nos meses do contrato.

2 – Fundo de reserva

Esta taxa pode variar entre 1 a 3% do valor da cota e tem como principal objetivo dar a garantia que o fundo, que é comum entre as pessoas do grupo, tenha sempre crédito para que aconteça a entrega das cartas de crédito.

O valor é utilizado em caso de emergência, principalmente, se existem casos de inadimplência no grupo.

3 – Fundo de comum

É deste fundo que sai os valores que serão pagos em caso de sorteio ou lance, durante a duração do grupo.

Para manter o fundo comum, a empresa cobra o valor de uma prestação do consórcio. Ou seja, se você paga R$500 por mês, quer dizer que uma das mensalidades de R$500 irão para o fundo.

4 – Seguro

Muitos consorciados optam pela contratação de um seguro para dar mais segurança ao negócio. O valor pode ser diluído nas parcelas e dará a garantia de recebimento do valor da carta de crédito mesmo que aconteçam imprevistos da empresa no meio do caminho.

Mas é importante deixar claro que este valor é opcional. Mas, se você quiser contratar, toda a parte burocrática pode ser feita no momento de aquisição da cota e, claro, que o valor irá variar segundo a quantia da carta de crédito.

mulher entregando chaves do carro
O consórcio é a chave para conquistar seus objetivos. Faça já sua cotação.

O seguro dará a garantia de pagamento parcial ou total do saldo devedor em condições como, por exemplo, perda de emprego do titular do consórcio. Ainda, se acontecer uma situação mais extrema, como morte, a cota é quitada e os herdeiros têm acesso à carta de crédito.

Como é feito o reajuste do consórcio?

Além das taxas que citamos acima, o consórcio uma vez por ano, no mês de aniversário contrato, sofre um reajuste, de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) acumulado nos últimos 12 meses.

As atualizações nos valores continuam até o final do contrato mesmo que você já tenha sido contemplado com a carta de crédito. Isso acontece para que a correção do valor também seja realizada sem que a administradora tenha prejuízo.

Mesmo com todos estes itens que citamos acima, é possível encontrar diversas vantagens de contratar um consórcio como, por exemplo:

  • A contratação acontece sem burocracia e o envio de um monte de documentos;
  • Você terá a oportunidade de decidir se realmente quer comprar aquele bem ou se prefere ter acesso ao valor investido;
  • O consórcio te dá a oportunidade de fazer um planejamento;
  • Flexibilidade na utilização da carta de crédito;
  • O cliente poderá escolher o valor que deseja pagar por mês.

Agora que você sabe que o consórcio não tem juros, qual é o tipo de produto que você deseja contratar? Compartilhe com a gente nos comentários.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *