Conheça os principais tipos de seguro auto

18 de junho de 2018
Compartilhe em suas redes:

Os índices de violência no trânsito estão em constante aumento. E dirigir por aí sem contar com uma garantia de segurança pode ser muito arriscado. Acompanhe esse artigo e conheça os principais tipos de seguro auto.

Ter um carro e não contar com um seguro nos dias atuais é muito arriscado. Os perigos no trânsito são muitos e estão cada dia, mais constantes. Além de estar sujeito a sofrer acidentes se envolvendo em colisões ou situações mais complicadas, as chances de ter seu carro roubado ou furtado aumenta a cada dia.

Carros não são bens baratos, e poder contar uma proteção que garanta uma indenização em problemas mais sérios, é um alívio. Por isso, criamos esse artigo para mostrar quais são os principais tipos de seguro auto. E assim, ajudar você a escolher o que melhor se adequa às suas necessidades.

Conheça os principais tipos de seguro auto

Veja quais são os principais tipos de seguro auto

A maioria das seguradoras oferecem os mesmos tipos de cobertura, apenas com alguns serviços ou detalhes diferentes. Veja a seguir quais são e como funcionam os principais tipos de seguro auto:

Seguro contra furto ou roubo

Uma das coberturas mais simples oferecidas pelas seguradoras é o seguro contra furto ou roubo. Ele cobre os riscos apenas nessas situações e normalmente, o segurado pode receber uma indenização integral de acordo com o valor do veículo na tabela FIPE ou conforme um valor pré-estabelecido em contrato. Por ser o seguro mais simples oferecido esse também acaba sendo o mais barato.

Ao escolher esse entre os principais tipos de seguro auto, é importante estar ciente que essa cobertura atende apenas situações em que o veículo tenha sido roubado ou furtado, e não seja encontrado, ou seja, mas com danos que somem um valor de reparo igual ou superior a 75% do preço do veículo de acordo com a tabela FIPE.

Seguro de cobertura básica

Esse seguro possui um valor um pouco superior ao anterior, mas, também oferece uma cobertura maior. As indenizações são pagas não apenas em casos de roubo ou furto, mas, em situações como colisões, acidentes naturais, incêndios, explosões, raios, enchentes e mais.

Seguro para terceiros

A cobertura do seguro para terceiros é voltada especificamente para pessoas que sofram danos provocados pelo segurado. Em uma colisão ou acidente envolvendo o carro do segurado, e este assumindo a culpa, o seguro se torna responsável por arcar com todas as despesas da outra pessoa. Sejam essas morais, físicas ou judiciais.

Como esse seguro cobre apenas uma situação, seu valor é mais baixo, igual o caso do seguro contra furto ou roubo.

Seguro para acidentes de passageiros

Muito comum entre as pessoas que trabalham com o transporte de passageiros, sejam eles taxistas, motoristas de aplicativo, ou de vans. Legalmente essas pessoas são obrigadas a contar com esse tipo de seguro. Mas, vale ressaltar que essa cobertura atende apenas os danos promovidos aos passageiros do veículo segurado, não atendendo avarias promovidas ao veículo.

Seguro compreensivo

Também conhecida como cobertura completa, o seguro compreensivo é o mais abrangente em relação às situações inclusas e o mais contratado pelos brasileiros também. O seguro compreensivo cobre uma infinidade de situações, mais todas já citadas nesse artigo. Além de oferecer serviços como a assistência 24 horas, que conta com socorro a pane seca, mecânica ou elétrica, serviço de guincho, chaveiro e muito mais.

Porque ter um seguro é tão importante?

O seguro é um serviço onde uma empresa assume os riscos e consequentemente as despesas de problemas que possam vir a acontecer. Logo, contar com um seguro é importante porque lhe protegerá de eventuais gastos extras, que na maior parte das vezes podem ser muito altos, ou até mesmo a perda completa do seu automóvel.

Veja como fazer a escolha certa entre os principais tipos de seguro auto

A melhor maneira de conseguir fazer a escolha certa, de uma cobertura de seguro, conforme o seu perfil, é contando com a ajuda de um corretor de seguros. No entanto, existem alguns pontos aos quais você pode se atentar, esses são:

  • Considere o valor do seu carro, quanto mais antigo ele for, menor será a chance de ele ser aceito por uma seguradora e maiores serão as possibilidades de ele ser absurdamente caro;
  • Tenha ciência sobre quais são os principais riscos envolvendo seu veículo na região onde mora, trabalha ou visita com frequência;
  • Tenha atenção com o valor da franquia, quanto maior ela for, menor será o preço do seu seguro, e o inverso é igualmente verdadeiro.

 Descubra como escolher uma seguradora eficiente

O primeiro passo para isso é pesquisar a reputação da empresa. Conheça a fama dela em sites como o Facebook e o Reclame. Aqui. Se você puder conversar com clientes mais antigos será ainda melhor.

Garantir que a empresas escolhida disponham de um bom relacionamento e eficiência de serviços para com os clientes, é muito mais interessante ao investir em uma cobertura.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *