Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Precisando contratar um seguro para carros com mais de 20 anos? Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto.

Se você andou tentando contratar seguro para carros com mais de 20 anos, já deve ter visto que essa não é das tarefas mais fáceis. Acertamos?

Isso acontece porque um veículo com tanto tempo de fabricação tem uma série de fatores que atuam “contra” ele. Por exemplo: costuma ser mais difícil achar peças para fazer o conserto desse carro.

Afinal, 20 anos é muito tempo para os fabricantes continuarem produzindo o mesmo modelo. Então, é comum que o veículo tenha saído de linha, e nem sempre há peças de outros carros que se adaptam ao veículo.

Além disso, as seguradoras entendem que carros mais velhos têm mais chances de sofrer com problemas. Principalmente mecânicos, mesmo que você mantenha a revisão do auto sempre em dia.

Então, nem sempre as seguradoras aceitam o risco de segurar o carro. Por isso pode ser difícil fazer a contratação. Mas não é impossível. Veja abaixo!

Como funciona o seguro para carros com mais de 20 anos
Imagem: Getty Images

Como contratar um seguro para carro com mais de 20 anos?

Diferentes seguradoras avaliam diferentes aspectos na hora de avaliar os riscos de um carro. É por isso, inclusive, que você pode encontrar preços bem diferentes de um seguro auto entre uma empresa e outra.

O mesmo vale para um carro com mais de 20 anos. Algumas seguradoras têm total disposição em segurar esse tipo de veículo; outras não. A chave do negócio é encontrar as que estão dispostas a assumir o risco do seu carro.

Para isso, você precisará pesquisar bastante entre as empresas. São várias as seguradoras no mercado e, com certeza, uma delas vai oferecer o seguro que você procura.

Se você quiser facilitar a pesquisa, pode fazer cotações online e/ou solicitar o auxílio de um corretor de seguros.

O profissional terá acesso mais fácil às várias empresas, podendo cotar de forma mais simples. Então, ele terá mais facilidade em encontrar o seguro ideal para seu carro.

De qualquer forma, é importante destacar um ponto. Se uma seguradora negar a cobertura do seguro, ela deve justificá-la por escrito. Assim, você saberá qual foi o problema e poderá tentar uma nova cotação.

Pode ser, por exemplo, que a idade do veículo nem tenha influenciado na decisão. Se esse for o caso, e outra questão estiver impedindo a cobertura, você poderá tentar corrigi-la e procurar a empresa novamente.

Saiba como funciona um seguro para carro velho

Pensando nos problemas de consertar um carro antigo, muitas seguradoras limitam um pouco a cobertura desses veículos.

Assim, é comum que o seguro para carros com mais de 20 anos proteja o automóvel apenas após roubos ou furtos. Ou seja, só se esses sinistros ocorrerem é que o usuário recebe a indenização do seguro.

Mesmo assim, ainda há empresas que aceitam oferecer coberturas mais abrangentes. Então, as proteções podem incluir a cobertura para colisão, incêndio, queda de raio ou outro.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Fora a limitação que citamos, o seguro para carro velho não é muito diferente de um seguro para outros automóveis.

Isso significa que, após um sinistro, você vai precisar avisar a seguradora. A empresa vai avaliar a ocorrência e solicitar os documentos necessários. Depois, vai fazer o pagamento da indenização.

O valor da indenização do seguro varia de acordo com a sua apólice. Então, é importante que você leia o documento para saber o quanto vai receber.

Seguro para carros com mais de 20 anos é igual seguro para colecionador?

Muita gente confunde o seguro para carro antigo com o seguro para colecionador. Mas os seguros para colecionador são para carros com mais de 30 anos.

Além disso, esses carros têm uma placa especial, preta, que mostram que são de colecionador.

Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Por causa desses pontos, as coberturas do seguro destes autos são mais específicas. Seu preço também pode ser mais alto, porque é caro consertar ou pagar por um carro de colecionador.

Assim sendo, o seguro para carros com mais de 30 anos, ou seja, carro de colecionador, é diferente de um seguro carros antigos.

Seguro popular para carro: seguro para carro antigo

Além das opções de seguro com cobertura para roubo e furto, os carros antigos geralmente podem contar com um seguro popular.

A diferença de um seguro popular para os demais é que ele permite à seguradora utilizar peças usadas no conserto. Ou seja, peças vindas de desmanches legais.

Esse tipo de peça, reutilizada, pode ser mais barata e, principalmente, mais fácil de achar para carros antigos. Por isso, a seguradora se sente mais disposta a cobrir o risco do sinistro.

Um seguro popular cobre carros com mais de 5 anos de circulação. Mas de novo, ele pode ou não ser um seguro para carros com mais de 20 anos. Isso vai variar de acordo com a seguradora. Então, vale a pena pesquisar na hora de fazer a contratação.

Como funciona o seguro para carros com mais de 20 anos
Imagem de Jill Wellington por Pixabay

O seguro de carros mais velhos é caro? 

Primeiro, vale ressaltar que o preço do seguro de carros é calculado com base nas informações coletadas pela seguradora. Elas são sobre o perfil do condutor principal, como tempo de CNH, histórico como motorista, endereço e outros. 

Além disso, a seguradora também faz uma vistoria no veículo, considerando tanto o modelo e valor, quanto o estado em que se encontra, além do histórico do mesmo. Outra coisa que pesa muito no valor do seguro de carros é o tipo de plano que o condutor solicita. Afinal, o com coberturas mais completas sai mais caro. 

Sabendo disso, você já consegue entender como funciona o seguro de carros, ou seja, como o valor é calculado. Assim sendo, não basta apenas dizer que o seguro carros antigos é mais caro, já que se comparar com um veículo mais novo, mas que o condutor queira um plano completo, com isenção de franquia e tenha um histórico que confirme ter se envolvido em acidentes, além de ser uma pessoa jovem, este pode sair mais caro. 

Portanto, o preço do seguro calculado para carro com mais de 20 anos pode ser mais caro ou mais barato que o seguro para veículos novos. Isso também vale para o caso do seguro para caminhão com mais de 20 anos e outros veículo. No geral, ele costuma ser mais caro, já que a reposição de peças se torna mais difícil, o que faz com que as seguradoras considerem esse ponto. 

Então, o mais indicado para saber o preço do seguro para carros antigos, mais de 20 anos, é fazendo a cotação.

*

5/5 - (1 vote)

Quer saber mais? Veja Também!

10 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *