Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Entenda a função da Tabela FIPE carros usados e como fazer consultas gratuitas nela de forma rápida e simples.

Todo mundo já deve ter ouvido falar da Tabela FIPE. É sabido que ela traz o valores que os carros são vendidos, mas o conhecimento costuma se reduzir a isso.

Quem calcula o valor, como os preços são identificados e outros é o que a maioria desconhece. Há até quem acredite que os valores apresentados não condizem com o mercado.

A verdade é que a Tabela FIPE carros usados é um dos guias quando o assunto é preço dos veículos mais utilizados no país. Isso acontece porque ela é elaborada com base em uma ampla pesquisa e possui informações confiáveis.

Tabela FIPE carros usados: saiba como consultar
Imagem: Getty Images

O que é a Tabela FIPE carros usados?

Uma tabela normalmente apresenta relações de alguns itens e nesse caso seria de preço.

Ela recebe esse nome porque foi desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, uma organização sem fins lucrativos.

Ela começou a ser elaborada para que pudessem ser analisados índices sociais e econômicos. Dessa forma se teria mais um indicador, o da Tabela FIPE carros usados, para auxiliar nesse processo.

Por utilizar métodos e instrumentos teóricos, ganhou credibilidade e com o tempo passou a ser mais difundida.

Atualmente ela é uma das fontes mais confiáveis quando se trata de saber o valor médio dos veículos.

Como é calculada a Tabela FIPE carros usados?

Para que sejam calculados os valores apresentados na Tabela FIPE carros usados, a Fundação faz um levantamento nacional utilizando métodos estatísticos.

Nessa coleta de dados é verificado o preço dos veículos por meio de sites, revistas, ligações e visitas em lojas. Isso é feito por todo o país para que se consiga obter um preço médio nacional.

Para que se tenha um resultado mais preciso, alguns dados discrepantes são descartados. Entre eles os dos veículos que estão em péssimo estado de conservação e com valores muito baixos.

Os veículos que possuem muitos acessórios e modificações, ou seja, fogem à regra por conta dos excessos, também têm os resultados descartados.

Não é levado em consideração para a construção da Tabela FIPE carros usados a cor do veículo, acessórios opcionais dos fabricantes e pequenas variações.

Para que seja feito o cálculo, é realizada a média dos valores considerando a marca, modelo, ano e tipo de combustível.

Essa pesquisa é feita mensalmente e publicada com a mesma periodicidade. Por conta disso, a tabela sempre está atualizada e deixa disponível o histórico para consulta.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Como consultar a Tabela FIPE carros usados

A consulta deve ser feita no site oficial. É possível ir direto no link https://veiculos.fipe.org.br/.

Outra opção é acessar o site https://www.fipe.org.br/pt-br/home, clicar no botão “índices e indicadores” e depois em “preço médio de veículos – tabela FIPE”.

Das duas formas será possível chegar à mesma página. Por lá existe uma explicação resumida sobre a Tabela FIPE carros usados e que os valores servem de parâmetros para negociação, mas que existem fatores que podem gerar variáveis.

A consulta é realizada ao final da página no campo “consulta de carros utilitários e pequenos”.

É possível obter a informação de duas formas: pesquisa comum e pesquisa por código FIPE. A primeira é a mais usual é a que iremos explicar.

O primeiro campo a ser preenchido é o período de referência. Automaticamente é selecionada a data mais recente disponível, porém, é possível escolher qualquer outro mês desde janeiro de 2001.

O próximo campo é o da marca do veículo. Para consultar pode usar a barra de rolagem até encontrar a marca desejada (está em ordem alfabética). Se preferir pode digitar o nome da montadora e ele será exibido.

Depois é só preencher os outros com o modelo do veículo e ano/combustível.

Com tudo preenchido ao clicar no botão pesquisar o resultado será exibido. Serão apresentadas informações sobre o carro pesquisado, data de consulta e o preço médio do veículo.

A informação desejada será encontrada dessa forma e se quiser é possível fazer outra pesquisa. O número de consultas é ilimitado e todas elas podem ser feitas de forma gratuita.

A Tabela FIPE carros usados é uma ótima referência para quem deseja saber os valores para comprar ou vender um carro. Entretanto, não se pode esquecer que existem fatores que influenciam no preço e devem ser levados em consideração.

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *