Como funciona o seguro de responsabilidade civil?

A cobertura de responsabilidade social está presente em muitos seguros, provavelmente na grande maioria deles. Por exemplo, o de automóveis possuem o seguro de responsabilidade civil.

Até mesmo os seguros para empresas possuem em suas coberturas a responsabilidade civil.

Como funciona o seguro de responsabilidade civil?

Imagem: Pixabay

O que é responsabilidade civil?

A responsabilidade civil é exatamente o que seu nome diz, é a responsabilidade de reparar um prejuízo causado a outro indivíduo, prejuízo esse que pode ser físico, moral ou material.

Isso é previsto por lei e consta no Código civil, isso porque são muitas as situações que isso pode vir a acontecer, seja por difamação ou caso você provoque uma batida de carro.

Como funciona o seguro de responsabilidade civil?

Além de ser uma cobertura conhecida e que consta em diversos seguros disponíveis no mercado, a sua contratação também pode ser individual, ou seja, como um seguro “inteiro”.

Sendo assim, podemos entender que ele existe em diversas modalidades e áreas de abrangência. Você vai contratar o que se encaixa melhor com as suas necessidades, mas para isso precisa conhecer eles.

Confira as modalidades mais comuns existentes:

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

Neste seguro, a cobertura disponível envolve a proteção do seu patrimônio no que se refere a prejuízos resultantes de falhas de algum profissional.

Ele é principalmente voltado para terceirizados, profissionais contábeis ou de direito. Assim como médicos, engenheiros, arquitetos, designer de interiores, síndicos, agências de viagem e muitos outros.

Esse seguro auxilia no custo das defesas, protege a imagem da sua empresa perante a sociedade e ainda passa credibilidade há quem irá contratar o seu serviço já que sabe que estará seguro.

Seguro de Responsabilidade Civil Geral

Esse seguro irá reembolsar o segurado caso seja condenado por danos materiais, corporais e morais. É indicado para empresas de hospedagem, clubes, igrejas e muitos outros.

Sua cobertura envolve danos morais causados, danos que geram poluição, mas deve ser identificada e cessada em até 72 horas para que seja coberto.

Garante proteção a produtos que tenham defeitos e foram vendidos, em serviços de montagem e instalação e acidentes causados em veículo que esteja ao serviço do contratante.

Responsabilidade Civil de Crimes Cibernéticos

Esse seguro voltado para as empresas, irá atuar como proteção para caso de algum ataque cibernético que gere grandes prejuízos.

Então com ele, o seguro irá indenizar as perdas e despesas que forem referentes a essa situação e suas consequências. Isso, é claro, de acordo com o que está previsto na apólice de seguros contratada previamente.

Seguro de Responsabilidade Civil Riscos Ambientais

Esse seguro é para empresas que correm riscos de causar danos ao meio ambiente por conta de suas atividades industriais ou por conta de transportes de produtos.

Isso pode acontecer principalmente em indústrias e as consequências são graves, gerando contaminação, desequilibrando o ecossistema e causando impactos pesados na natureza, manchando a credibilidade da empresa também.

Com esse seguro, você terá auxílio para criar um programa de riscos ambientais em operações e transportes.

A cobertura envolve as despesas de limpeza, com terceiros caso aconteça, judiciais e outras.

Seguro de responsabilidade Civil Obras

Esse seguro é voltado para empresas de engenharia, empreiteiras, proprietários ou empresas terceirizadas que realizam obras civis e podem vir a acontecer danos materiais ou corporais.

Isso pode ocorrer por conta de acidentes durante a execução do serviço contratado.

A cobertura engloba que você estará seguro em caso de desastres naturais, erros no projeto, incêndios e explosões, danos morais ou estéticos, derramamento ou infiltração.

Assim como danos materiais causados ao proprietário da obra, ou danos causados a objetos pessoais que tenham sido deixados sob a guarda do segurado, além da cobertura de lucros cessantes.

Estes são apenas alguns dos tipos de seguro de responsabilidade civil que existem. Ainda podemos encontrar o de produto, de D&O, empregador e muitos outros, o que não faltam são opções.

Para saber qual contratar, examine com cuidado a sua situação e necessidade atual, converse com um dos corretores de seguro e eles o ajudarão a chegar em alguma conclusão.

Sem dúvidas é um serviço que não pode faltar para as empresas, já que será um apoio a mais em caso de prejuízos e imprevistos. Não deixe de pesquisar o que você precisa para o seu negócio ficar ainda mais completos.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.