Seguro auto precisa usar peças originais?

1 de junho de 2018
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Umas das muitas dúvidas que costumam assombrar as pessoas sobre proteção automotiva é se o seguro auto precisa usar peças originais. Se você também tem dúvidas sobre isso, descubra a resposta para essa questão neste artigo.

Contar com um seguro auto é fundamental nos dias de hoje. Mas, mesmo contando com essa proteção, sofremos com algumas dúvidas quando somos surpreendidos por um sinistro. Uma delas, e provavelmente a mais recorrente é se o seguro auto precisa usar peças originais.

Podemos adiantar que a resposta para essa dúvida é sim. No entanto, existem algumas ressalvas sobre essa questão que precisam ser mencionadas. Acompanhe o artigo e entenda melhor o assunto.

Seguro auto precisa usar peças originais?

O seguro auto precisa usar peças originais sempre?

Tecnicamente a resposta para essa pergunta é sim. De acordo com uma norma estabelecida pela SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados, instituição responsável por regulamentar os serviços de seguro, todas as empresas de seguro são obrigadas a obedecer essa regra.

Ou seja, se você tem um carro ainda comum ao mercado, e sofre um acidente ou mesmo tem seu veículo roubado e posteriormente recuperado, e esse precise de reparos e/ou trocas de peças. A seguradora é obrigada a arcar com esses reparos, utilizando peças originais.

Quando o seguro auto pode utilizar peças usadas?

A utilização de peças não originais pode ser feita apenas sob duas hipóteses, no caso de se tratar de um carro mais antigo que tenha peças difíceis de serem encontradas na versão original, ou se o cliente autorizar o uso de peças usadas a fim de diminuir o custo do reparo.

Portanto, sim, o seguro auto precisa usar peças originais. E caso ele se negue ou utilize pelas usadas sem a autorização do cliente. Conforme a disposição estabelecida no Código de Defesa do Consumidor no art. 80 da Lei n.º 8.078/90, o responsável estará sujeito a uma pena de detenção que pode ser de 3 meses a 1 ano, além de uma multa paga em dinheiro.

Como funcionam os casos dos carros antigos?

Nesses casos, se a seguradora não encontrar peças novas ou originais, ela poderá solicitar a permissão do cliente para o uso de peças usadas, ou dependendo do estrago, declarar perda total por ausência de peças no mercado. Dependerá do que for negociado em contrato e no momento da resolução do sinistro.

Porque o fato do seguro auto precisa usar peças originais é bom e ruim?

O seguro auto precisa usar peças originais, isso é um fato que possui dois lados, um bom e um ruim, veja quais são eles:

O lado bom do uso de peças novas e originais

O lado positivo dessa determinação é que o uso de peças novas e originais garante o não uso de peças que possuam uma origem duvidosa, em muitos casos, ilegal. Além disso, a qualidade e segurança na execução e resultado do serviço também são garantidos, já que se o processo de qualidade para a produção e aceitação dessas peças é altamente rigoroso.

O lado ruim do uso de peças novas e originais

O pior lado ruim dessa obrigatoriedade é que o valor do seguro acaba sendo muito maior por causa dela. Tornando esse serviço muitas vezes inviável para que não dispõe de condição financeira para arcar com ela.

Especialmente no caso de seguros para carros mais antigos, muitas vezes nesses casos o carro é considerado como perda total, apenas pela dificuldade de encontrar peças novas e originais para a reposição.

Em um futuro próximo, os seguros populares poderão fazer uso de peças usadas nos reparos de sinistros. Essa determinação que ainda está em estudo, e poderá tornar o seguro auto acessível para muitas pessoas.

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3 Comentários

  • Paulo Henrique says:

    Boa tarde,

    Alguém quebrou a lanterna traseira do meu carro Corolla. A seguradora tentou empurrar uma paralela mediante o pagamento da franquia. Mas não quero aceitar a peça. Então, mencionaram para eu comprar a peça e pedir o reembolso. Será que está certo? Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Paulo,

      Obrigada pela mensagem,
      Em caso de sinistro, entre em contato com o corretor para que possa ajuda-lo.
      Obrigada pela mensagem em nosso site.

      Para fazer a cotação de seguro, você precisa preencher o formulário em: https://www.smartia.com.br para que um de nossos corretores parceiros entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Paulo Henrique says:

    Boa tarde,

    Como não foi acionado o sinistro, querem que eu aceite uma peça paralela pagando a franquia. Como não aceito, é para eu comprar na concessionária uma nova e pedir o reembolso. Pode?

    Obrigado

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