Seguro para caminhão

Assim como um carro de passeio, é de suma importância que os caminhões possuam um seguro auto. Veja a seguir mais sobre o seguro para caminhão!

Ser caminhoneiro é uma profissão difícil. Afinal, o motorista passa muito tempo na estrada, e ainda está sujeito a ter problemas de mecânica e até mesmo da violência, como o roubo.

Os profissionais que desejam fazer as suas viagens mais tranquilos podem contar com o seguro de caminhão e assim minimizar esses riscos.

Um seguro para caminhão protege, antes de tudo, o veículo. Assim, em caso de acidentes, roubo, problemas mecânicos ou outro, o motorista obtém auxílio e/ou é ressarcido por seu prejuízo.

Ao mesmo tempo, esse tipo de serviço pode proteger terceiros envolvidos no acidente.

Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre seguro para caminhão, antigo ou novo em folha.

Seguro para caminhão

Como funciona o seguro para caminhão

O seguro para caminhão é disponibilizado para os principais tipos deste veículo — como os reboques, leves, pesados, guinchos e outros.

O custo da proteção varia conforme o modelo do auto e os riscos que ele sofre e oferece. Essa análise é realizada pela seguradora, de modo prévio à contratação.

Em todo o caso, quando se contrata o seguro para caminhão, é possível contar com diferentes coberturas.

As opções podem mudar bastante de seguradora para seguradora e, por isso, devem ser bem pesquisadas.

Até porque, a escolha da melhor seguradora e coberturas pode garantir um seguro de caminhão mais barato.

Coberturas para seguro para caminhão

Assim como ocorre no seguro auto, os caminhoneiros também podem escolher entre várias coberturas disponíveis, em diferentes seguradoras.

O mais comum é que o motorista contrate as coberturas básicas, e depois adicione proteções extras ao serviço. As coberturas básicas são:

  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Roubo;
  • Furto; e
  • Responsabilidade Civil Facultativa Veículos (RCF-V).

De qualquer forma, é possível que haja variação de coberturas básicas de uma seguradora para a outra.

Por este motivo, é sempre indicado verificar quais são as opções apresentadas nas propostas, e buscar a que melhor se encaixa às suas necessidades.

Como citado, além das coberturas básicas, é possível que o motorista conte com proteções adicionais. Cada cobertura adicionada costuma aumentar um pouco o valor do prêmio, ou seja, do custo do seguro.

As coberturas adicionais mais encontradas nas seguradoras que oferecem seguro para caminhão são:

  • Acessórios de som e imagem;
  • Acidente com os ocupantes do veículo;
  • Caminhão basculante;
  • Carroceria;
  • Indenização por perda de faturamento;
  • Vidros;
  • Carta Verde;
  • Carro extra;
  • Seguro da franquia; entre outras.

Outro benefício bastante comum de se obter ao contratar o seguro de caminhão são os serviços de assistência 24 horas. Eles incluem:

  • Socorro elétrico e mecânico;
  • Chaveiro;
  • Reboque;
  • Transporte do segurado;
  • Estada em hotel;
  • Peças de reposição;
  • Troca de pneus;
  • Guarda do veículo etc.

Por que ter um seguro para caminhões?

O risco de trabalhar ao volante existe de todos os lados, independentemente da via ou do modo que você trafega.

Qualquer problema pode gerar prejuízos, e também demorar a ser resolvido. Mas não quando há o auxílio de uma seguradora. Dessa forma, o seguro para caminhão é muito vantajoso para quem utiliza esse tipo veículo.

A seguir, listamos  alguns dos motivos para contar com esse produto para proteção.

Pagamento do conserto

Em casos de colisão do caminhão, fazer o reparo do veículo pode ficar bastante caro. Há situações, até, em que todo o seu faturamento do mês, ou até mesmo do ano, pode ser gasto com a oficina.

Com o seguro, a maior parte dessas despesas será paga pela seguradora e não por você. Sai muito mais barato pagar um seguro de caminhão do que ter que arcar com qualquer dano que ele venha a sofrer.

A carroceria pode ser considerada parte integrante do veículo, desde que seja feita uma cobertura específica para ela. Assim, todo o bem estará segurado.

Ressarcimento em caso de incêndio

Se o veículo pegar fogo, você pode ficar sem ele ou ter de mandar para oficina. Nos dois casos, os prejuízos são grandes e podem ser cobertos pelo seguro auto. O mesmo vale para queda de raios ou inundação.

Proteção contra roubo ou furto

O assalto a caminhões só vem aumentando nos últimos anos, e quem anda nas estradas está sempre sujeito a eles. Para se ter uma ideia, apenas de 2011 a 2016, o roubo de cargas provocou prejuízo de R$ 6,1 bilhões no Brasil.

O seguro auto evita que você, motorista, perca a sua fonte de renda. Por isso, reembolsa o valor do caminhão caso ela não seja recuperado pela polícia.

Em alguns casos, também há o ressarcimento pela carga perdida (a opção deve aparecer listada em apólice).

Seguro para terceiros

O cansaço, ou até mesmo um descuido, podem provocar um acidente. Nesses cenários, além de arcar com o reparo do seu veículo, será preciso consertar o de terceiros.

O seguro para terceiros garante o reparo no veículo que foi envolvido no acidente.

Cuidado com os acessórios

Os acessórios do veículo, como equipamentos de som, rastreamento e outros, possuem um alto valor de mercado e são visados em roubos. Garantir uma proteção para eles pode trazer mais tranquilidade.

Auxílio da seguradora

Por conta do peso, em operações de basculação, o caminhão pode tombar. Caso conte com seguro auto, o usuário terá auxílio da seguradora para resolver o problema.

Outros atendimentos 24 horas também proporcionam esse tipo de auxílio rápido.

Carta Verde

Os clientes podem solicitar que o transporte de cargas seja feito para diversas localidades na América do Sul.

Muitas vezes, porém, o motorista perde a oportunidade de ganhar dinheiro por conta da distância e do seguro, inválido em outros países. O seguro Carta Verde, porém, garante a cobertura do veículo em vários países do Mercosul;

Seguradoras que oferecem seguro de caminhão

Não são todas as seguradoras que oferecem o seguro para caminhão.  Para se ter uma ideia, de todas as seguradoras registradas junto a Susep, apenas  10% delas trabalham com essa modalidade de seguro.

A Susep é a Superintendência de Seguros Privados, responsável por regular e fiscalizar as seguradoras no País.

Apenas as empresas atualizadas por ela podem comercializar este tipo de proteção para veículos. Para ter a certeza de que a sua seguradora pode atuar, acesse o site da Susep e consulte-a.

Você pode saber quais as empresas mais indicadas solicitando uma cotação personalizada com o seu corretor. Mas, para que você já tenha uma noção, separamos algumas empresas que você pode conhecer. Veja a seguir.

Mapfre

A Mapfre oferece o seguro “MAPFRE AutoMais Caminhão”, para proteger os veículos leves, pesados, guinchos e reboques.

Ao contratar o serviço, o motorista pode optar apenas pelas coberturas básicas, ou então incluir adicionais que achar conveniente.

A empresa ainda oferece serviços de assistência 24 horas e possui cobertura em todo o território nacional, além de Argentina, Paraguai e Uruguai.

Porto Seguro

A Porto Seguro é outra empresa que oferta o seguro de caminhão. Seu pacote de coberturas básicas inclui danos aos passageiros, o que garante assistência médica e indenizações aos passageiros do caminhão.

Neste seguro, o serviço de guincho é limitado a 400 km de uso. Assim como no caso anterior, é possível contratar coberturas adicionais, incluindo a de lucros cessantes.

Suhai

A Suhai Seguradora oferece um seguro mais simples, protegendo o caminhão em casos de roubo e furto. Neste seguro, apenas o modelo do veículo é analisado, e não o perfil do motorista.

Isso pode tornar o seguro de caminhão mais barato. O usuário ainda conta com assistência 24 horas.

Allianz

Já a Allianz oferece o “Allianz Auto Instituto Ayrton Senna” que, além de proteger o caminhão, ajuda crianças por meio do Instituto Ayrton Senna.

Os seguros oferecidos são disponibilizados de acordo com os seus pacotes de assistência. O mais básico deles conta com cobertura para vidros e guincho para até 500 km.

SulAmérica

Para finalizar a nossa lista de exemplos, há SulAmérica. A empresa também possui um pacote com coberturas básicas e outras que podem ser adicionadas para personalizar o seguro.

Ao contratar o seguro, é possível escolher entre um dos planos de assistência 24 horas. O diferencial entre eles é a distância na qual o reboque atende e serviços adicionais, como o transporte emergencial.

Seguro para caminhão antigo

A verdade é que, mesmo quem possui um caminhão antigo, está exposto a riscos e precisa contar com um seguro específico.

Quem busca um seguro para caminhão antigo, porém, geralmente só vai encontrar no mercado seguro para carros com até 20 anos.

Quem busca um seguro para o caminhão mais velho pode encontrar algumas limitações, como o valor máximo de indenização.

Em todo o caso, esse tipo de limitação pode variar de uma seguradora para outra. Logo, é fundamental pesquisar entre várias empresas. Contar com um bom corretor de seguros também pode facilitar o processo.

Como funciona o sinistro e a indenização?

Você sabe como um seguro de caminhão funciona? O sistema é simples, e leva em conta, especialmente, três palavras: sinistro, franquia e indenização.

Quando um sinistro ocorre — ou seja, quando o veículo sofre algum  colisão, roubo, furto ou outro —, o usuário deve providenciar o boletim de ocorrência.

Depois, é preciso comunicar à seguradora sobre o problema. Então, o motorista recebe todas as orientações de como prosseguir. Geralmente, o processo começa com a entrega de documentos à companhia.

No passo seguinte, é realizada uma perícia no veículo, para que a seguradora avalie as extensões dos danos. Deste modo, ela pode definir o tipo de perda do auto (total ou parcial).

No caso de o caminhão necessitar apenas de reparos, ele será levado a uma oficina, para realizar o orçamento.

Após aprovação da seguradora, o segurado deverá solicitar os reparos, devendo esse arcar com a franquia. A franquia é paga diretamente à oficina e a diferença de valores fica a cargo da seguradora.

Uma franquia de seguro é o custo de responsabilidade do consumidor em uma perda parcial. É por meio dela que segurado e seguradora dividem os valores.

O objetivo da empresa é incentivar maior prudência do usuário. Afinal, caso tenha que arcar com, pelo menos, parte do prejuízo, o indivíduo provavelmente terá maior cuidado com seu bem.

Imagine, então, que seu caminhão sofra uma colisão. Seu conserto terá custo de R$ 5 mil, e sua franquia do seguro é de R$ 2 mil.

Isso significa que você será o responsável por quitar R$ 2 mil à oficina. A seguradora irá pagar os R$ 3 mil restantes para o conserto. O custo da franquia aparece definido na apólice, como um valor fixo ou percentual.

E a indenização integral?

Já em uma perda total, o valor da indenização integral será paga ao segurado. A perda total ocorre quando o conserto do veículo terá custo superior a 75% do valor do caminhão.

Para a indenização, é necessário enviar todos os documentos solicitados pela empresa. Assim, será iniciada a contagem do prazo de 30 dias para pagamento.

Somente quando a transferência do bem é feita à seguradora é que a indenização é paga. A apólice do seguro, então, é finalizada.

Uma indenização integral funciona para que o usuário adquira um novo caminhão. Ela também é paga quando o veículo é roubado ou furtado, e não recuperado pela polícia.

Caso haja alguma dívida vinculada ao caminhão, como multas e parcelas de financiamento, o valor poderá ser descontado do montante pago ao segurado.

Rastreador e seguro para caminhão

O rastreador é um equipamento que proporciona um pouco mais de tranquilidade para os motoristas, pois permite que as transportadoras monitorem onde estão os veículos e suas cargas.

Para os caminhoneiros autônomos, ele é uma maneira de tranquilizar a família, transmitindo a sua localização e sabendo que, quando necessário, ela pode rastrear o veículo.

Porém, os benefícios do rastreador não se restringem apenas ao monitoramento do caminhão.  Em casos de roubo ou furto, por exemplo, as chances de o veículo ser encontrado aumentam consideravelmente.

Outra questão é que o rastreador pode influenciar no valor do seguro, fazendo com que o seu preço diminua.

Os caminhões que possuem rastreador têm mais chances de serem localizados em caso de roubo e por conta disso, o risco é diminuído.

Quanto menor o risco, menores as chances de que a seguradora precise pagar uma indenização integral. Assim, melhor para seu lucro — e ela repassa essa confiança em forma de desconto ao segurado.

Preços do seguro

O valor do seguro para caminhão varia bastante. Isso porque, ele depende de diversos fatores, que ajudam a mensurar os riscos de o veículo sofrer um sinistro. Entre estes fatores, estão:

  • Tipo de uso do caminhão;
  • Cargas transportadas;
  • Peso do caminhão;
  • Região de circulação;
  • Se viaja em comboio;
  • Vínculo com transportadora;
  • Perfil do motorista, e outros.

Além desses aspectos, influenciam nos valores itens como as coberturas contratadas, serviços de assistência técnica e até mesmo a seguradora que oferece o serviço.

No caso do perfil do motorista, são avaliados aspectos como a experiência do indivíduo ao volante, histórico de sinistros e mais.

É importante dizer que, mesmo que você procure por um seguro de caminhão mais barato, você deve informar tudo sobre você e o veículo de forma correta à seguradora.

Ao mentir para a empresa, simplesmente porque um hábito aumentaria o valor da proteção, você cometeria fraude.

Com a fraude atestada, a empresa poderia negar o pagamento da indenização. Há situações, até, em que o usuário é processado.

Veja alguns exemplos na nossa tabela de seguro de caminhões:

MODELO ANO R$ SEGURADORA
13-180 E Worker 3 eixos 2011 R$ 4.960,71 Suhai
Cargo 1517T 3 eixos 2 portas 2011 R$ 4.172,97 Suhai
26-260 worker 6×4 3 eixos 2008 R$ 4.477,83 Suhai
 24.280 CONST 2014 R$ 9.140,00 Renovebens
19.320 CONST REB 2011 R$ 9.220,00 Renovebens
STRALIS HD 570S42T REB 2008 R$ 13.820,00 Renovebens

Principais dúvidas sobre seguro para caminhão

O pagamento da indenização integral pode ser feito pela Tabela FIPE?

Sim, o pagamento da indenização integral pode ser feito pela Tabela FIPE. Porém, isso dependerá do que consta na apólice.

Se o combinado for este, utiliza-se a tabela como base. Caso contrário, poderá ser usado o valor médio estabelecido pela seguradora ou outro previamente acordado.

Parcelei o valor do seguro. O que acontece se eu atrasar uma parcela?

A cobertura do seguro para caminhão fica suspensa quando a parcela deixa de ser paga. Dependendo do tempo de atraso, a proteção também pode ser cancelada.

Em todo o caso, o consumidor é avisado sobre essas medidas administrativas.

Existe limite para acionar os serviços de assistência 24 horas?

Depende. Esse tipo de aspecto varia de acordo com os serviços que cada seguradora oferece e com o tipo de contratação realizada.

Pode ser que exista um limite de acionamento por apólice vigente, mas há casos em que os serviços são ilimitados. Vale a pena analisar sua apólice, inclusive antes da contratação.

Preciso pagar franquia sempre que um sinistro ocorre?

Não. A franquia é cobrada em apenas alguns tipos de sinistros que resultam em perda parcial. Em casos de perda total ou cobertura contra terceiros, não existe franquia.

Como posso saber se a seguradora é autorizada a vender seguros?

A Susep é o órgão que regulamenta e fiscaliza o setor de seguros, sendo que somente as empresas autorizadas podem vendê-los. É possível fazer uma consulta no site do órgão, buscando pelo nome da seguradora.

Como faço uma cotação de seguro de caminhão?

É possível solicitar uma cotação online por meio de sites especializados. Nesse caso, você deverá preencher o formulário com todos os dados solicitados.

Outra opção seria pedir a um corretor de sua confiança para que faça esse levantamento e lhe apresente as opções.

Agora que você já sabe tudo sobre o seguro para caminhão, entre em contato com o corretor de seguros e peça o seu orçamento!

*Consulta realizada em Março/18

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

*Smartia.com.br não se responsabiliza pelos valores aqui mencionados, visto que o preço do seguro pode variar conforme o perfil de cada motorista.

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *