Entenda como funciona o seguro para transporte de cargas

Saiba tudo sobre como funciona o seguro para transporte de cargas e entenda como é importante protegê-la. Aproveite para tirar também suas dúvidas sobre o seguro para cargas.

Se você possui uma empresa de transporte de cargas, pode contar com o seguro para transporte de cargas. Independentemente se a sua empresa faz o transporte de produtos por meio rodoviário, hidroviário, ferroviário ou aéreo, essa é uma proteção essencial. 

O seguro para transporte de cargas também é fundamental para profissionais autônomos, assim como para empresas especializadas. Portanto, contratá-lo garantirá proteção contra despesas cobertas pela seguradora.  

Além disso, é importante saber que as seguradoras oferecem dois tipos de contratação: seguro obrigatório e facultativo. Ambas visam proteger a empresa que faz o transporte de cargas, especialmente se houver problemas que façam com que a carga transportada não chegue ao destino.  

No entanto, é importante dizer que, geralmente, o seguro de carga é válido apenas durante o período em que a carga está sendo transportada. Porém, é possível estender a proteção para o período em que as mercadorias estiverem em armazéns.

Para valer essa particularidade deverá ser prevista na apólice do seguro de transporte.

Entenda como funciona o seguro para transporte de cargas

Como funciona o seguro de cargas?

São quatro os principais seguros para o transporte de cargas. O seguro de Responsabilidade Civil é um deles, este serviço garante indenizações por danos à carga transportada.

Geralmente sua contratação é obrigatória, e essa proteção funciona como um compromisso de entrega e recebimento da carga, garantido sempre pelo transportador.

Vale ressaltar que esse tipo de seguro visa a cobertura para prejuízos sofridos pelo proprietário referente a sua mercadoria transportada. Mas, essa é uma cobertura que conta com restrições. 

Portanto, o proprietário será indenizado apenas para prejuízos que foram causados por conta de acidentes com o veículo de transporte. 

Situações de roubo ou furto das mercadorias, por outro lado, não são seguradas.

Além disso, é importante saber que danos que foram causados aos produtos por mau acondicionamento também não estarão amparados pelo seguro, bem como outros casos. Verifique sempre com a seguradora quais são as coberturas e tire as dúvidas com o corretor de seguros. 

Há também o seguro para Transporte Nacional, ou seja, para o mercado interno.

Outra opção de proteção, internacional, diz respeito ao mercado de importação e exportação. Ambos são obrigatórios.

Além destes, há o seguro de Responsabilidade Civil – Desaparecimento de Carga. A opção é facultativa, e pode ser contratada pelo transportador, muito comum ser contratado pela transportadora de mudanças.

Ou seja, pelo motorista ou pela empresa transportadora responsável. A opção cobre o desaparecimento total ou parcial da carga, devido a um furto ou roubo.

Para a contratação destes seguros mais abrangentes, o consumidor precisa ter atenção ao tipo de apólice escolhida.

Isso porque, há riscos que não são cobertos por algumas seguradora de veículos.

Mas, diferentemente do que acontece no seguro de responsabilidade civil, na maioria das vezes as empresas oferecem proteção para casos, como: 

  • Furto 
  • Roubo 
  • Armazenamento indevido 

O ideal é sempre tirar as dúvidas antes de assinar o contrato. 

Conheça melhor os seguros de transporte de cargas existentes

Como citado no início do texto, a contratação de um seguro de Responsabilidade Civil é obrigatória para qualquer tipo de transporte.

Existem diferentes opções no mercado de seguros, cada uma para cargas diferentes. Veja a seguir.

RCTR-C – Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga

Essa cobertura tem como objetivo proteger a pessoa responsável pelo transporte da carga por vias rodoviárias.

Com ela, o segurado tem direito ao reembolso no caso de prejuízos promovidos à mercadoria enquanto ela estiver em sua responsabilidade.

Ou seja, caso aconteça algum acidente com o meio de transporte e a carga seja danificada, não existirá prejuízos. Essa cobertura abrange o território brasileiro completo.

RCTA-C – Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Cargas

Essa cobertura protege o responsável pelo transporte aéreo da carga, garantindo indenização caso ele seja forçado a arcar com danos causados às mercadorias ou bens de terceiros no período do transporte.

Ou seja, esse seguro serve para a proteção contra acidentes aéreos que danifiquem a carga.

RCA-C – Responsabilidade Civil do Armador – Cargas

Essa cobertura funciona exatamente como as demais comentadas, para a proteção durante o transporte. Sua diferença é que ela se aplica para transportes aquaviários.

Isso significa que essa cobertura é obrigatória para transportes fluviais, marítimos e lacustres (por lago).

RCTR-VI – Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional

Essa cobertura é indicada para cargas que serão transportadas entre os países do Mercosul.

Assim como as anteriores, ela cobre danos provocados à carga por acidentes como tombamentos, colisões, incêndio, explosões etc.

Ao mesmo tempo, ela é válida da origem da viagem até o seu destino.

Além das coberturas obrigatórias, existem as coberturas facultativas, como:

RCF-DC – Responsabilidade Civil Facultativa do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga

Essa cobertura protege tanto contra roubos de ameaça séria ou violenta, como contra os furtos e o chamado desaparecimento da carga.

O desaparecimento é caracterizado pelo roubo do veículo com a carga dentro.

Existe diferença no seguro para transporte de cargas nacionais e internacionais?

Sim. O transporte nacional abrange apenas o território brasileiro e as apólices podem ser feitas na modalidade avulsa, uma para cada transporte ou por apólice “aberta”, na qual diversas viagens são comunicadas por averbação.

A legislação seguida é apenas a nacional, sendo obrigatória a contratação, por exemplo, do RCTR-C ou RCTA-C.

No transporte de cargas internacional segue-se a estrutura do Incoterms (International Commercial Terms – Termos Internacionais de Comércio) utilizado para importação e exportação.

Nesse caso a responsabilidade do seguro varia de acordo com o que está previsto no termo de compra e venda firmado.

Preços e variações do seguro

É difícil definir um preço base para um seguro de cargas, devido a imensa variação de produtos que são transportados diariamente.

Além disso, a cotação da seguradora de veículos costuma considerar fatores como:

  • Tipo de veículo de transporte;
  • Tipo de embalagem da mercadoria;
  • Se os produtos são perecíveis ou não;
  • Destino da entrega;
  • Período de cobertura;
  • Tipos de cobertura (proteção contra roubo, furto, danos à mercadoria etc.);
  • Frequência estatística das ocorrências cobertas;
  • Valores indenizatórios.

Considerando especialmente o último fator, da frequência de ocorrências, os custos do seguro costumam ser elevados.

Afinal, apenas de 2012 a 2017,  foram registrados quase 100 mil roubos de cargas no Brasil.

Os dados são da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Quais as coberturas do seguro para cargas transportadas?

Como já dito, existem diferentes coberturas disponíveis no mercado. Dentro das proteções de Responsabilidade Civil e as não-obrigatórias, a SUSEP estabelece subdivisões, para facilitar o comércio dos serviços. São elas:

  • Cobertura Básica Restrita (C);
  • Cobertura Básica Restrita (B);
  • Cobertura Básica Ampla (A);
  • Cobertura Básica Restrita para Embarques de Mercadorias/Bens Acondicionados em Ambientes Refrigerados;
  • Cobertura Básica Ampla para Embarques de Mercadorias/Bens Acondicionados em Ambientes Refrigerados;
  • Cobertura Básica Restrita para Mercadorias/Bens Congelados;
  • Cobertura Básica Ampla para Mercadorias/ Bens Congelados;
  • Cobertura Básica Ampla para Animais Vivos (Exceto Embarques Aéreos de Aves Vivas);
  • Cobertura Básica Ampla para Seguros de Transportes Aéreos de Aves Vivas;
  • Cobertura Básica para Seguros de Bagagem;
  • Cobertura Básica para Seguros de Mercadorias Conduzidas por Portadores.

Entenda como funciona o seguro para transporte de cargas

Cobertura Básica Restrita (C)

No caso da Cobertura Básica Restrita (C), as coberturas disponíveis protegem a carga contra:

  • Incêndio, raio ou explosão;
  • Encalhe ou naufrágio do navio ou embarcação;
  • Capotagem, colisão, tombamento ou descarrilamento de veículo terrestre;
  • Abalroamento, colisão ou contato do navio ou embarcação com qualquer objeto externo que não seja água;
  • Colisão, queda e/ou aterrissagem forçada da aeronave, devidamente comprovada;
  • Descarga da carga em porto de arribada;
  • Carga lançada ao mar;
  • Perda total de qualquer volume, durante as operações de carga e descarga do navio;
  • Perda total decorrente de infortúnio do mar e/ou de arrebatamento pelo mar.

Cobertura Básica Restrita (B)

Segundo a Susep, uma carga com Cobertura Básica Restrita (B) fica protegida contra:

  • Perdas e danos causados ao objeto pelos fatores citados no tópico da Cobertura Básica Restrita (C);
  • Desmoronamento ou queda de outros objetos sobre o meio de transporte ou a carga, durante a viagem terrestre;
  • Inundação, transbordamento de cursos d’água, represas, lagos ou lagoas, durante a viagem terrestre;
  • Entrada de água (do mar, lago ou rio) na embarcação, veículo, container, furgão ou local de armazenamento;
  • Terremoto ou erupção vulcânica.

Cobertura Básica Ampla (A)

Já a Cobertura Básica Ampla (A) tem como função proteger a carga de todo e qualquer dano causado por fatores externos.

Ficam excluídas apenas as causas previstas na cláusula de prejuízos não indenizáveis da apólice.

As demais coberturas, citadas anteriormente, podem ser contratadas para a proteção de mercadorias específicas.

Como as acondicionadas em ambientes refrigerados, bagagem e o transporte aéreo de aves vivas.

Quando considerado Restrito, o seguro conta com as proteções citadas no tópico da Cobertura Básica Restrita (B).

Quando Ampla, a proteção tem os mesmos cuidados da Cobertura Básica Ampla (A).

Na hora de contratar o seguro para transporte de cargas, o consumidor também pode inserir alguns serviços adicionais em sua apólice.

Isso pode incluir a proteção das mercadorias:

  • Durante a operação de carga/descarga e/ou içamento;
  • Para transporte de mudanças de móveis e utensílios;
  • Em viagem rodoviária com parte do percurso fluvial;
  • Para o transporte de objetos de arte; etc.

É importante avaliar com a seguradora quais são os serviços “extras” oferecidos para o cuidado com os bens no seguro para transporte de cargas. As alternativas mudam de empresa para empresa.

Quem deve contratar o seguro de carga?

Essa é uma dúvida bastante comum, pois, muitas vezes a carga que está sendo transportada é de um terceiro.

A contratação depende do acordo firmado entre o dono da carga e o transportador, especialmente se for uma transportadora de veículo ou outros de grande valor. Porém, existem algumas regras que são obrigatórias.

O Decreto 61.867 determina que ambos devem ter seguros. No caso do proprietário ele deve ter um seguro de bens para preservar o seu patrimônio.

Já o seguro de responsabilidade da operação de transporte visa indenizar qualquer dano causado a mercadoria do momento do embarque até o desembarque.

Vale ressaltar que o seguro que protege o veículo, esse é de responsabilidade apenas do transportador.

Qual o prazo para receber a indenização do seguro para cargas?

O prazo máximo para pagamento da indenização é de 30 dias.

Porém, esse período só começa a ser contado a partir do momento que toda documentação prevista em apólice é entregue à seguradora.

Diferenças entre seguro de transporte de cargas e de caminhões

Ao contratar um seguro para carga, é importante que o consumidor entenda que a proteção funciona apenas para os produtos transportados.

Para o cuidado do veículo, seja ele um caminhão, uma van, navio ou outro, é necessário contratar um seguro para veículo.

Imagine, então, que o caminhão da sua empresa seja roubado com toda a carga. Ambos não são recuperados.

Caso possua o seguro para carga, você será ressarcido por ela. Para receber valores pelo caminhão, porém, você também deverá ter contratado um seguro de veículo.

Do contrário, não obterá indenização para a compra de um novo auto de transporte.

Lembre-se de, ao contratar uma transportadora de veículo ou de outros bens, verificar se os seguros existem.

Assim, qualquer problema poderá ser rapidamente ressarcido com a indenização da seguradora.

Por que ter um seguro para transporte de cargas?

Como citado ao longo do texto, os índices de roubo de carga estão em plena ascensão. Na maioria dos casos, os veículos são roubados e depois encontrados vazios.

Esse é um dos principais motivos pelo qual o seguro para transportes de cargas é tão importante.

Tanto que, no Brasil, a regulamentação diz que toda carga em circulação deve estar assegurada.

Ou seja: contratar o seguro de transporte de carga garante um pouco mais de tranquilidade para o dono dos bens.

Isso porque, caso sejam roubados, furtados ou sofram avarias, eles contarão com a indenização que repara as perdas financeiras.

Existe um seguro para cargas perigosas?

As cargas conhecidas como ‘perigosas’ são aqueles produtos que apresentam maiores riscos ao serem transportados como incêndio, explosão, vazamentos e contaminações.

É importante dizer que o que classifica uma carga como perigosa não é o tipo do produto, mas sim o risco que ele apresenta.

Por isso, qualquer coisa que apresente um dos riscos mencionados acima é considerada como uma carga perigosa.

No Brasil, o transporte de cargas perigosas está sujeito a uma série de leis regulamentadoras, tanto nacionais como internacionais, criadas para prevenir acidentes e problemas maiores.

Além de todas essas regras preventivas, os proprietários desse tipo de carga são obrigados a contratar um seguro de cargas perigosas específico que conta com coberturas adicionais como: limpeza da via, avarias e outras questões.

 seguro para transporte de cargas

Imagem de Peter H por Pixabay

A única maneira de proteger a carga é tendo um seguro?

O seguro é essencial uma vez que ele é determinado em lei e a única forma que garante indenização se houver algum tipo de sinistro.

Entretanto, a tecnologia tem sido usada como aliada para proteger as cargas e isso pode influenciar o valor do seguro.

Equipamentos de rastreamento, sistemas de monitoramento remoto, alarmes e muitos outros estão sendo usados para a proteção e monitoramento de segurança e logística de cargas, com sucesso.

No entanto, nem essas tecnologias, nem o seguro superam a prudência do motorista e manutenção do veículo, no combate ao roubo de cargas. Esses dois são os principais fatores na diminuição desse problema e de outros como os acidentes nas vias.

Como economizar com seguro de carga?

Se você leu o texto até aqui, já percebeu o quão importante é contratar um seguro para transporte de carga. Por isso alguns deles são até obrigatórios.

Porém, a importância do serviço não diminui o fato de que ele pode se tornar um incômodo ao bolso.

Para que você economize e, ainda assim, esteja protegido, listamos a seguir algumas dicas. Acompanhe!

1. Reavalie seus locais de entrega e cargas

As regiões de entrega das suas encomendas tem alto índice de roubos de veículos e cargas? Se sim, é bem provável que o seu seguro seja mais caro.

O mesmo acontece quando as cargas transportadas são bastante visadas, como os eletroeletrônicos.

Afinal, a seguradora considera esses aspectos para a análise de risco do cliente.

Por isso, pode ser uma boa opção mudar as rotas de entrega e mercadorias que ficam sob sua responsabilidade.

2. Considere uma apólice aberta

A principal vantagem de uma apólice aberta de seguro é que os valores das mercadorias podem ser ajustados mês a mês.

Assim, caso deseje mudar os seus produtos de transporte, você não precisará continuar a pagar um seguro correspondente a itens mais caros.

3. Pesquise!

Antes de contratar qualquer seguro, também é importante obter várias cotações. Com diferentes empresas e várias coberturas.

Comparando os valores, será mais simples economizar no seguro para transporte de cargas.

Qual a melhor seguradora para contratar? 

Existem muitas empresas renomadas no mercado nacional. Mas, para escolher a melhor seguradora de veículo, recomendamos fazer uma pesquisa com base na opinião dos clientes e no que elas oferecem.  

Então, compare as coberturas que cada uma oferece, considerando o tipo de transporte de cargas que você leva, seja transporte de veículo, transportadora de cargas perigosas ou outras.  

Lembre-se de que cada informação passada à seguradora de veículos é importante. Portanto, ao cotar o seguro de carga, seja sincero para obter o valor e o plano que realmente você precisa. 

Agora você já conhece os principais pontos sobre o seguro para transporte de cargas. Aproveite para cotar on-line!

*Publicado em 02/07/2014 e atualizado em 26/02/2021.

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30 Comentários

  • Renato Tadheu Bernardes Garcia says:

    Boa tarde! Desejo me cadastrar como motorista para segurado/motorista amigo. Como posso fazer? Fico no aguardo.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Renato!

      Obrigada pelo contato.

      Você precisa entrar em contato direto com uma seguradora para ser atendido.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Aldemir Pereira da Silva says:

    Estou precisando contratar um seguro de carga.

  • Donizeti Pereira dos Santos says:

    Olá,

    Preciso de seguro pra transporte de drywall.

    Até logo

  • Weslei Rafael says:

    Bom dia,

    Pra quem já foi condenado e hoje pode estar carregando caminhão com produtos com seguro.

  • Leonardo says:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber em questão de valores ref. cargas a segurado.

    Obrigado

  • Fernando Luiz de Amorim says:

    Boa tarde,

    Eu quero fazer seguros de cargas para transportar mercadorias.

    Att

  • Eduardo Correa Cruz says:

    Olá,

    No caso de uma empresa de bikers Courier, onde, na maioria das vezes a entrega é de documentos, serviços em cartórios e bancos, como funciona a contratação do seguro?
    É por mês ou por serviço?

    Obrigado

  • Eduardo says:

    Bom dia, sou de SP e preciso fazer o transporte de uma carreta 0km para meu cliente no RS. Que tipo de seguro se enquadra a este transporte, já que a carga é a carreta?

    Desde já agradeço a atenção,
    Att.,
    Eduardo

  • Alexandro says:

    Bom dia, quero fazer uma cotação do seguro para movimentação de cargas internas.

    Obrigado

  • Andrey says:

    Oi,

    Existe diferença no preço do seguro no transporte rodoviário e ferroviário?

    Obrigado

  • João Alberto says:

    Srs., Tenho uma transportadora e gostaria de informações sobre seguro de carga rodoviário.

    Obrigado

  • Regis Alan says:

    Boa Noite,

    Gostaria de saber como funciona o seguro de carga, tenho uma transportadora e gostaria de fazer seguro de carga.
    Gostaria que me ligasse no 31 9754XXXXX.

    Obrigado.

  • Antônio says:

    Olá,

    O cuidado no transporte de cargas principalmente as pesadas, são fundamentais.

    Att.

  • Paulo eduardo says:

    tenho categoria c.e a seguradora ta mim barrando pra tras porta em um caminhão truk…queria saber Poque si a categoria compete com o veiculo

  • Vanclei José Derganho says:

    boa tarde gostaria de saber como que faz para fazer seguro de carga,para caminhão

    • Smartia Seguros Online says:

      Olá Vanclei, boa tarde! No momento a Smartia não realiza este tipo de seguro, porém você poderá encontrar ajuda com outros corretores, tudo bem? E quando desejar seguros para auto, vida, residencial, fiança locatícia e viagem pode nos procurar!! :-)

  • Flávio says:

    BOM DIA SR. DIRETOR !! ME CHAMO FLAVIO E SOU MOTORISTA DE CAMINHÃO EM UMA TRANSPORTADORA..GOSTARIA DE SUGERIR AOS SENHORES DIRETORES E AO ÓRGÃO CONTROLADOR DAS SEGURADORAS DE CARGAS QUE CRIASSE UMA CLÁUSULA NOS CONTRATOS DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGAS ONDE AS EMPRESAS PERDERÃO O DIREITO DAS INDENIZAÇÕES SE O TRANSPORTADOR PERMANECER NO LOCAL DE ENTREGA POR MAIS DE UMA HORA OU SEI LÁ,,A HORA QUE VOCÊS ACHAREM MAIS COMPATÍVEL COM A NOSSA REALIDADE E TAMBÉM SE OS MOTORISTAS PERNOITAREM EM LOCAL INADEQUADO,,SEM NENHUM APOIO DO CLIENTE..POIS HOJE AS TRANSPORTADORAS NOS SUBMETEM A FICAR O DIA INTEIRO EXPOSTOS LITERALMENTE NA RUA SERVINDO DE VITRINE PROS LADRÕES DE CARGAS ESPERANDO SER CHAMADO PRA DESCARREGAR.. O CLIENTE FAZ O CAMINHÃO DE DEPÓSITO DA MERCADORIA POR NÃO TER ESPAÇO PRA CARGA QUE ELE COMPROU E O CAMINHÃO FICA O TEMPO QUE ELE QUISER NA RUA LARGADO EXPOSTO ATÉ SER ROUBADO..A TRANSPORTADORA LAVA AS MÃOS PORQUE SE QUESTIONAR COM O CLIENTE PODE PERDER A CARGA.. O FORNECEDOR CONTRATA A TRANSPORTADORA,,A TRANSPORTADORA LEVA A CARGA PRO CLIENTE ..ENTÃO O CLIENTE NÃO ASSUME NENHUMA RESPONSABILIDADE EM DAR SEGURANÇA E NEM SUPORTE PRO MOTORISTA,,A TRANSPORTADORA POR SUA VEZ LAVA AS MÃOS POR MEDO DE QUESTIONAR COM O CLIENTE E O CLIENTE RECLAMAR COM O FORNECEDOR E O FORNECEDOR CORTAR OS SERVIÇOS DESSA TRANSPORTADORA..NÃO VAI ADIANTAR NADA TODA ESSA TECNOLOGIA DE RASTREAMENTO VIA SATÉLITE,,BLOQUEADOR DE PORTAS,,BAÚ E MOTOR,,G.P.S. ESCOLTA ARMADA E ETC..SE NÃO RESOLVER ESSE PROBLEMA DE FORNECEDOR,,CLIENTE E EMPRESAS DE TRANSPORTES NÃO COOPERAREM COM A SEGURANÇA DO MOTORISTA E DA CARGA,,É HIPOCRISIA,,É TAMPAR O SOL COM A PENEIRA,,É NÃO ENCARAR DE FRENTE O PROBLEMA.. SE ESSA CLÁUSULA QUE SUGERI FOR INCLUÍDA TENHO CERTEZA QUE AS CARGAS TERÃO MAIS SEGURANÇA E O PREJUÍZO FINANCEIRO DAS SEGURADORAS IRÃO DIMINUIR EXPRESSIVAMENTE E OS MOTORISTAS NÃO FICARÃO MAIS LARGADOS,,ABANDONADOS NO MEIO DA RUA SERVINDO DE VITRINE PRA LADRÕES.. ATENCIOSAMENTE !!! GRATO!!!!

  • Antonio Augusto Fracaro says:

    Boa Tarde

    Gostaria de saber como funciona para realizar seguro de cargas de caminhão, tenho um escritório e realizo muitas notas durante o ano e gostaria de saber como funciona para fazer o seguro das cargas?

    Att…

  • Jalton Ferreira da silva Ferreiraq says:

    Quero fase um seguro para carga como faso

  • rogerio says:

    bom dia…

    quero saber se o motorista tem restiçâo no cpf,se consegue fazer o seguro::?

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