Entenda mais sobre seguro para caminhão

Você tem um veículo de carga e gostaria de contar com um seguro para caminhão? Então acompanhe este artigo e veja como esse serviço funciona e quais são suas vantagens.

Veículos de carga independentemente de serem particulares ou pertencentes a uma frota empresarial, precisam contar com um bom seguro para caminhão.

Esse tipo de serviço pode prevenir prejuízos imensos, tanto referentes a reparos no veículo, que geralmente são bem caros, como aqueles referentes ao roubo dele, ou danos e roubos a carga.

No entanto, na hora de contratar esse serviço pode haver algumas dúvidas, uma vez que os valores e tipos de seguro podem variam bastante, de acordo com cada empresa e fatores como a quantidade de condutores, coberturas, entre outros.

Por isso, preparamos um artigo explicando mais detalhes sobre o seguro para caminhão.

Assim você poderá entender melhor como funciona o seguro de caminhão, qual a diferença dele e do seguro para frota caminhão e muito mais.

Entenda mais sobre seguro para caminhão

Conheça melhor a cobertura de seguro para caminhão

O seguro para caminhão, como o próprio nome já diz, é uma proteção voltada para veículos de médio e grande porte que possuam a capacidade de transportar cargas, seja através de carretas, ou reboques.

Esse serviço é fornecido pela maioria das empresas de seguro no mercado, e ainda existem algumas seguradoras que são especializadas nesse tipo de proteção.

Ele pode contar com diferentes coberturas e seu valor dependerá de fatores como o perfil do condutor, frequência de uso, tipo de carga transporta, tipo do caminhão e mais.

Como funciona o seguro de caminhão?

O seguro para caminhão pode ser contratado tanto para segurar o veículo, como para garantir a proteção do motorista ou da carga.

Além disso, ele pode ser contratado de maneira personalizada para cada tipo de veículo.

Isso significa que existem coberturas adequadas para veículos de leves, pesados, guinchos, rebocadores, semirreboques e muitos outros modelos.

Por isso, se você possui um desses modelos, vale a pena solicitar a ajuda de um corretor para realizar a contratação do seu seguro.

É possível dizer que, de maneira geral, o seguro para caminhões funciona basicamente como um seguro auto comum.

Para sua contratação é preciso informar as características do veículo, informações sobre o motorista e rotina do uso do veículo para que as melhores coberturas sejam definidas e o preço da apólice seja estabelecido.

No entanto, no momento da cotação e contratação do seguro para caminhão, algumas perguntas mais específicas são feitas como, por exemplo:

  • Peso do caminhão (se é carga leve ou pesada);
  • Se é para uso próprio ou de alguma empresa;
  • Qual o tipo de carga transportada com mais frequência;
  • Qual o tipo de carroceria;
  • Região de circulação;
  • Equipamentos extras instalados;
  • Entre outros.

Quais são os tipos de seguro de caminhão oferecidos?

No geral, o seguro para caminhão oferece, assim como no caso do seguro de carros, a cobertura básica, a compreensiva e as coberturas adicionais.

Veja a seguir o que cada uma delas geralmente oferece:

Seguro básico para caminhões

A cobertura básica do seguro para caminhão, também conhecida como simples, geralmente oferece atendimento a situações como:

  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Roubo e furto;
  • Assistência 24 horas em danos causados por condições adversas, como alagamento, granizo e inundações.

Seguro compreensivo para caminhões

A cobertura compreensiva do seguro para caminhão, abrange mais situações e equipamentos do que a simples.

Ou seja, além de também proteger contra situações como furto ou roubo, colisão, incêndio e situações adversas como as mencionadas anteriormente.

Ela ainda protege contra danos como:

  • Danos causados a acessórios instalados no veículo, como rádios de comunicação, aparelhos de DVD e MP3 e mais;
  • Danos pessoais causados ao motorista em caso de acidente, promovendo indenizações em casos de invalidez parcial ou total, permanente ou morte. Tanto para o motorista como para possíveis passageiros, em caso de acidentes de trânsito;
  • Danos parciais ou totais causados a caminhões basculantes, enquanto o equipamento estiver em funcionamento;
  • Proteção para a carroceria em caso de danos promovidos por colisões, ou outros problemas previstos na apólice;
  • Danos morais ou pessoais a terceiros, caso o motorista do caminhão seja obrigado a pagar alguma indenização a outras pessoas devido a danos morais ou mesmo estéticos, causados por uma colisão de sua responsabilidade;
  • Indenização em caso de redução de faturamento, algumas empresas oferecem a cobertura conhecida como lucros cessantes. Nada mais é do que um pagamento realizado para compensar os dias de trabalho em que o veículo ficou parado por causa de um sinistro;
  • Proteção para vidros, que garante trocas ou reparos de para-brisas, vidros, espelho, retrovisores e muito mais.

Coberturas adicionais para o seguro de caminhão

As coberturas adicionais do seguro para caminhão, podem ser contratadas individualmente junto com a cobertura básica ou a compreensiva e oferecem proteções como:

  • Responsabilidade Civil Facultativa, que protege o cliente contra danos corporais e materiais causados a terceiros em acidentes envolvendo o caminhão segurado;
  • Seguro para cargas, que promove proteção para os bens transportados evitando prejuízos aos responsáveis pelo transporte ou aos donos do bem;
  • Proteção para cargas perigosas, seguro voltado para o transporte de produtos inflamáveis, gasosos ou radioativos. Que oferece proteção contra os danos causados pelo produto transportado em caso de acidente;
  • Assistência 24 horas, nem todas as empresas oferecem a assistência 24 horas dentro das coberturas básica ou compreensiva. Neste caso, vale a pena contratá-la como uma cobertura adicional e garantir socorros como guincho, chaveiro, mecânico e mais;
  • Proteção contra tombamento, alguns tipos de carga a serem transportadas podem deixar o veículo mais propenso a tombamentos, independentemente da experiência do motorista. Se este é o seu caso, vale a pena pesquisar por esse tipo de cobertura.

Como funciona o seguro para frota de caminhão?

O seguro para frota de caminhão funciona basicamente como o seguro para caminhão que é contratado individualmente.

A diferença aqui é que não existe a análise de perfil do motorista e, o valor por veículo pode ser menor que em um seguro para caminhão individual.

Além disso, independentemente do número de veículos pertencentes a frota, todos eles costumam ser segurados em uma única apólice.

E a contratação pode ser feita apenas por uma pessoa jurídica.

Que deverá escolher as melhores coberturas para sua empresa, coberturas essas que valem igualmente para todos os veículos protegidos na apólice.

Uma curiosidade: é comum que seguros para caminhões de carga perigosa, como combustíveis e elementos químicos tenham um preço menor.

Isto porque os motoristas precisam ser bem qualificados e possuir boa experiência para exercer este tipo de serviço, o que garante mais segurança no transporte.

Agora que você conhece mais sobre seguro para caminhão, desde seu funcionamento até suas coberturas e contratação, será muito mais simples escolher o que melhor atende às suas necessidades e proteger seu veículo.

Não se esqueça que, no caso de seguro para caminhões, vale muito a pena contar com o auxílio de um corretor.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *