Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Para definir o preço do seguro de um veículo, as seguradoras de veículos trabalham em cima de uma análise de riscos e têm liberdade para estipular os preços a serem cobrados pelo serviço. Como base, usam diversas variáveis, como em quais regiões os roubos são mais frequentes, quais modelos têm custo de reparos mais alto, entre outras.

Além disso, também são considerados dados específicos de cada cliente, como histórico de sinistros e crédito, mas existem alguns padrões comuns em relação ao carro que são comuns a todas as companhias. Se você prestar atenção neles, pode ter vantagens no preço na hora de assegurar seu veículo.

Pensando nisso, separamos 9 dicas para você economizar ao contratar o seguro do seu automóvel. Confira abaixo algumas sugestões e não se esqueça de colocá-las em prática!

1. Seja honesto e realista

Ao contratar um seguro, identifique realmente quais são as suas necessidades. Por exemplo, se você precisar deixar o carro na rua, deixe claro. O mesmo acontece para jovens com menos de 25 anos, que pagam mais pelo seguro. Se o seu carro for realmente usado por esse perfil, encare o extra.

Mentir em relação ao uso constitui fraude e é passível de punições, como multa e, em casos mais graves, pode ocorrer até um mandado de prisão. Além disso, caso houver alguma mentira durante esse processo, se for preciso reaver o valor, a seguradora pode barrar o acesso.

2. Entenda a necessidade de uso do carro

Esse tópico aborda o quanto você usa o carro durante a semana e como o utiliza. Se ele é usado diariamente em horário de pico, há um valor, se a pessoa o utiliza apenas nos finais de semana para passeio, é outro.

Já para quem pega a rodovia e enfrenta muito trânsito, pode haver outro custo. A variação ocorre devido à probabilidade de ocorrer algum sinistro. Afinal, dependendo da situação do trânsito, as chances são maiores ou menores.

3. Defina quais locais serão comumente frequentados

Outro ponto de atenção são os locais nos quais o assegurado costuma estacionar seu carro. Por exemplo, estacionar o carro na rua encarece o valor do seguro, visto que está mais propenso ao roubo. O valor aumenta ainda mais se o veículo não tiver travas elétricas e alarme.

No caso de ser um estacionamento fechado, seja da empresa de trabalho ou um estabelecimento pago, o valor já será mais em conta por conta da segurança proporcionada pelo ambiente.

4. Verifique se o carro escolhido é comum de ser roubado

Um dos motivos que fazem o carro ter o valor do seguro mais alto é ser um alvo constante de roubo. Isso acontece geralmente com aqueles carros que são mais populares e muito procurados para compra.

Afinal, quanto mais carros iguais tiverem no mercado, menos roubos serão reconhecidos, dificultando a recuperação do veículo. Assim, a seguradora precisa arcar com a reposição do valor ao assegurado. Para saber se o seu está na lista, confira nosso conteúdo com os 10 carros mais roubados do Brasil.

5. Escolha as coberturas e assistências mais importantes para você

Serviços adicionais no contrato podem aumentar e muito o valor final. Ele fica mais caro em casos como estacionamento livre, carro reserva, seguro para vidros, lanternas, retrovisores e travas. Assim, você pode optar por não incluí-los.

Um desconto de até 30% é ofertado na apólice ao contar com um rastreador no automóvel. Porém, se possuir, vai ter que se comprometer a deixá-lo ativo durante toda a vigência do contrato. Algumas seguradoras oferecem o sistema de rastreamento gratuitamente.

6. Se possível, opte pelo pagamento à vista

Se tiver condições, faça o pagamento do seguro à vista. Ao escolher essa opção, as chances de o valor ser menor com a seguradora são maiores, visto que ela garante desconto. Se não der, procure pagar em números de parcelas que não estejam com os juros embutidos ou em poucas parcelas a mais.

7. Verifique sobre a classe de bônus

A classe bônus se trata de um desconto oferecido para quem não aciona nenhuma das coberturas contratadas enquanto o seguro estiver ativo. Ou seja, se durante aquele ano o usuário não precisou acionar a seguradora, ele poderá ter desconto quando for renovar sua apólice de seguro.

8. Aumente a franquia do seguro

Aumentar o valor da franquia é uma maneira de economizar no seguro do seu veículo. A franquia é a quantia que você paga do próprio bolso em caso de sinistros. Ao escolher uma franquia mais alta, o valor do prêmio mensal geralmente é menor.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Mas aqui, é importante considerar que, em caso de sinistro, você vai precisar arcar com um valor maior. Por isso, antes de fazer essa escolha, é fundamental avaliar sua situação financeira e histórico de acidentes. Caso contrário, você pode comprometer sua organização financeira futura.

9. Cote o seguro veicular em mais de uma seguradora

Quanto mais você pesquisar, mais poderá comparar. Faça cotação em no mínimo quatro seguradoras e preste atenção aos descontos e tarifas cobrados por cada uma delas. Ainda, elas costumam trazer diferenciais e benefícios variados, ou seja, a apólice pode mudar dependendo da instituição.

Por isso, avalie ainda mais quais são as suas necessidades e não vá apenas pelo menor preço, mas por um serviço que supra o que você está precisando no momento.

Um aliado nessa busca é o Smartia, portal de busca, cotação e venda de seguros de automóvel online. Por ele, você pode ter informações claras e objetivas sobre o aspecto de cada cobertura oferecida, tendo, assim, autonomia na comparação da apólice, além de segurança e consciência na sua escolha. Acesse e faça a sua cotação de seguro auto.

Viu só? Seguindo essas dicas, você tem a opção de economizar um pouco mais no seu seguro e ainda ter tudo o que você precisa para o seu dia a dia.

Gostou do conteúdo e quer ver outras dicas sobre seguros? Navegue pelo blog da Smartia e entenda mais sobre como funcionam e o que analisar ao contratar um. Ah, veja também quais são as 5 seguradoras mais baratas para seguro auto que separamos. Até a próxima!

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *