Cote o seu seguro auto online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Lidar com uma batida de carro pode ser complicado, e os primeiros cuidados devem ser sempre indicados para tratar de todos os que estiverem envolvidos no acidente. Mas, após isso, é essencial verificar a integridade do veículo e proceder de maneira a garantir que não haverá mais prejuízos financeiros.
Por isso, é essencial saber como funciona seguro de carro e quais as atitudes corretas para acioná-lo. Quanto mais meios o condutor tiver de utilizar esse serviço tão fundamental, melhor será para garantir que os danos financeiros não serão tão grandes.
Muitos se perguntam o que fazer quando bater o carro e são diversos os processos necessários para acionar o seguro. Em razão disso, fizemos uma lista do passo a passo do que fazer nessas situações, confira!
O que fazer após uma batida de carro
Ao acontecer uma batida de carro, certas ações devem ser realizadas de imediato, como verificar a integridade física de todos os envolvidos e a situação do automóvel. Após esses cuidados, há ainda outras atitudes que visam garantir menos danos, evitar outros acidentes e também para que o seguro possa ser acionado sem problemas. Veja a seguir:
1. Avalie a situação e verifique se há feridos
Em qualquer situação na qual há batida de carro, a primeira ação é analisar se há feridos, inclusive, caso seja o condutor, nunca se esqueça de analisar sua própria integridade física. É comum que pessoas que acabaram de participar de um acidente estejam com a adrenalina alta, o que pode fazer com que não sintam dores nem os ferimentos.
Por isso, é essencial que essa seja uma verificação completa, mais criteriosa possível. Caso observe qualquer ferimento ou algum dos envolvidos reclame de dores, é essencial ligar para a emergência e, posteriormente, procurar um médico e um hospital. O ideal é que todos possam ter atendimento médico após a colisão.
2. Se possível, tire seu carro da via
Verificados se todos estão bem e em plena saúde, é interessante retirar o carro da via para não haver mais acidentes, colisões ou engavetamentos. A batida de carro também pode espalhar em toda pista partes do veículo, as quais estão sujeitas a causar ainda outros acidentes. Então, é ótimo procurar retirar o automóvel e seus detritos da pista.
Claro que isso só deve ser realizado se houver condições, algo que é impossível se os envolvidos no acidente estiverem em más condições físicas ou mesmo emocionais. Caso sua seguradora garanta a retirada do automóvel, então, acione seu seguro para começar esse procedimento necessário.
3. Sinalize a via
Uma das principais dicas de como proceder em uma colisão de veículos é sinalizar a via. Essa é uma recomendação padrão para as instituições como o Detran e as autoridades rodoviárias — e há muitas razões para isso. A sinalização da via permite que:
- Outros automóveis fiquem atentos para não ocorrer mais acidentes;
- Outros veículos não atinjam o carro acidentado;
- Outros veículos não atinjam os envolvidos no acidente;
- Outros veículos reduzam a velocidade devido a qualquer intempérie como névoa, chuva e pista molhada e com detritos.
Por isso que o triângulo de sinalização é um item obrigatório e que deve estar em todo automóvel. Estar sem um triângulo de sinalização no carro constitui uma falha grave e pode acarretar multas caso seja realizada uma inspeção por parte das autoridades. O triângulo é fácil de ser carregado, colocado na pista e chama a atenção dos condutores.
4. Acione sua seguradora
Se você já aproveitou nossas dicas para aproveitar um seguro auto e já tomou todos os cuidados acima, então, pode ligar para o seguro e verificar como irá proceder para acioná-lo. Não se esqueça de ficar atento sobre todos os pontos necessários para obter o ressarcimento, também verifique se está elegível e quais tipos de serviços pode acionar.
Se tiver qualquer dúvida sobre como proceder o seguro, é a hora de tirar e conversar com os atendentes sobre qual é a melhor forma de proceder. Verifique também outros serviços adicionais que podem ser utilizados e acionados pela seguradora.
Quando não é necessário acionar o seguro?
Sempre que houver uma batida de carro, o seguro deve ser acionado, em especial, se o segurado tiver certeza de que há vários elementos que estão nas cláusulas do serviço. Mesmo quando o condutor ou dono do veículo não sabe se o seguro cobre as condições do acidente, não custa ligar e verificar se ele pode ser acionado.
5. Anote e tire fotos do ocorrido
É fundamental documentar todo o acontecido, e não há nada melhor para isso do que tirar fotos de como está a situação do automóvel, da pista e do que aconteceu, além de anotar de maneira criteriosa todas as informações. Isso facilita o trabalho da seguradora e também evita qualquer ruído na hora de acionar o serviço.
6. Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.)
Não se esqueça do boletim de ocorrência, já que o B. O. é indispensável para que o seguro seja acionado. O mais recomendado é ligar de imediato para a polícia sempre que houver batida de carro, pois, dessa forma, os agentes realizam in loco o preenchimento do boletim digital e já tomam nota da situação.
O que fazer em caso de acidente com vítimas?
Caso seja notado que durante a batida de carro houve uma vítima, é essencial ligar de imediato para a emergência (SAMU) pelo número 192. Independentemente da gravidade da situação da vítima, é essencial ligar de imediato e, ainda, realizar as outras ações que mencionamos, especialmente sinalizar a pista.

Desse modo, os outros condutores também se tornam conscientes do que aconteceu e podem evitar novas batidas. Fica a recomendação de que, salvo quando um dos presentes no local tenha conhecimento médico e seja um profissional da saúde, não é recomendado qualquer tipo de tratamento do local. Nem mesmo deslocar ou mexer com a vítima, a não ser que haja riscos de incêndio ou explosão.
Onde levar o carro para ser consertado?
Os contratos de seguro preveem que o cliente tem o direito de procurar e levar o seu carro para consertar em qualquer oficina mecânica que desejar, porém é preciso que a seguradora acate com o orçamento e concorde com a oficina. Por isso, o ideal é buscar o parecer de vários mecânicos e profissionais sobre o mesmo problema.
A seguradora também pode sugerir certas oficinas e mecânicas, mas, do mesmo modo, o cliente não é obrigado a aceitar o serviço. Esse equilíbrio e acordo deve estar presente na vida de todos os contratos de seguro que forem acionados.
Quais documentos o seguro solicita em casos de perda parcial ou total?
Entre os procedimentos de como acionar seguro, há vários documentos que são solicitados, como boletim de ocorrência e até mesmo impostos e tarifas como IPVAs. Esses documentos devem ser apresentados para que o cliente tenha acesso ao seguro e seja ressarcido segundo seu contrato.
É fundamental ter a lista e a relação de todos que fazem parte da burocracia do serviço e do contrato. Todos eles são essenciais e, caso falte qualquer um deles, é possível ter problemas para acionar o seguro. Entre os documentos, estão:
- B. O.;
- RG e CPF;
- Documento de porte do veículo;
- Documento do veículo;
- CNH;
- Comprovante de endereço;
- Cópia do documento de compra e venda;
- Caso haja atendimento, comprovante médico.
Muitos têm a dúvida se para acionar o seguro é preciso de boletim de ocorrência, e a resposta é sim, é essencial entrar em contato com as autoridades para conseguir o documento.
É necessário fazer uma vistoria após bater o carro?
É obrigatório realizar uma vistoria no carro para acionar o seguro, pois, assim, a seguradora tem uma ideia mais geral sobre o que aconteceu com o veículo. Essa vistoria deve ser realizada o mais rápido possível, afinal, é necessária para que o cliente receba todos os pagamentos do seguro.
Vale lembrar que ela deve ser realizada independentemente se a perda foi parcial ou total. Se o cliente deseja acionar a seguradora, é fundamental se preocupar com esse serviço. A burocracia é fundamental para garantir que o serviço pague exatamente o que é devido.
Invista no seguro auto da Smartia
Para conseguir um seguro de qualidade, prático, com ampla cobertura e de fácil contratação, busque a Smartia, a seguradora online que oferece o melhor para seu automóvel! Torne-se protegido contra acidentes, batidas, furtos, roubo e demais problemas que podem prejudicar o veículo.
Com a Smartia, seus problemas ao bater o carro serão muito menores, pois o serviço irá proteger você e as suas finanças, ajudando com os consertos ou com a compra de outro veículo. Veja todas as opções de seguro para automóveis no site e contrate os demais serviços adicionais que garantem ainda mais proteção!
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
Nenhum comentário