Um sinistro aconteceu, mas você não tem ideia de como acionar o seu seguro auto? Sem problemas! A seguir, listamos o passo a passo para obter assistência.
Saber como acionar o seguro auto ou seguro para moto é algo fundamental, seja apenas para solicitar o serviço de guinchos ou outros. Após um sinistro, esse conhecimento vai garantir atendimento mais simples e rápido pela seguradora.
Mais do que uma forma de se precaver, o seguro para os veículos é uma necessidade para os condutores. Em geral, são eles que reduzem os prejuízos dos proprietários em caso de acidentes de trânsito, roubos ou furtos com o carro, suprindo além do seguro DPVAT.
Ao contratar um seguro, porém, é essencial conhecer tudo sobre a sua cobertura e acionamento. Entenda!
Como funciona as coberturas do seguro e como acioná-las
É importante saber que essas condições podem ter variações, conforme a seguradora, já que a Zurich Seguros funciona diferente da MAPFRE Seguros, Suhai seguradora, BB seguro auto, Youse e outras.
Por exemplo: de nada adiantará contatar a seguradora após uma colisão, se o seu seguro não possuir cobertura para essa situação.
Além disso, existem regras sobre a perda parcial e a perda integral. De modo geral, a perda parcial só é paga pela seguradora quando o segurado é o culpado pelo acidente.
Se a ocorrência tiver sido provocada por um terceiro, é necessário que ele pague pelos prejuízos nesse sinistro. Ele poderá fazer isso por meio da cobertura de terceiros do seguro dele, ou então tirar valores do próprio bolso.
Em todo o caso, a sua seguradora vai pagar os prejuízos e o terceiro fugir do local ou se negar a arcar com os danos. Mas fica aberta a possibilidade de responsabilização do outro motorista, por meio de um processo judicial.
Uma perda parcial acontece quando os danos ao carro são menores do que 75% do valor do veículo no mercado. Já a perda integral é superior aos 75%.
Após uma perda integral, ou do furto ou roubo do auto, o usuário recebe indenização completa. Os valores servirão para a compra de um novo veículo, já que o anterior não poderá mais ser utilizado.
Como acionar o seguro auto?
No geral, as seguradoras seguem quase um padrão para acionamento do seguro. Ou seja, independente de você contratar a proteção da Itaú Seguros, Zurich, BB Seguros, Youse, MAPFRE, Suhai Seguros, Liberty Seguros, SulAmérica auto, Cardif, entre outras.
Além disso, esses passos a passo são para quem precisa acionar o seguro de moto também. Veja!
1. Sinalize o local
O primeiro passo após um acidente é averiguar se não há nenhum ferido. Caso existam feridos, será necessário ligar para o SAMU ou bombeiros, e solicitar atendimento de emergência.
As vítimas não devem ser movidas caso o impacto do acidente tenha sido intenso. Motoqueiros nunca devem ser movimentados, devido ao risco de danos à coluna.
Depois, se o carro puder se movimentado, sem prejudicar nenhum dos indivíduos, é necessário retirá-lo do meio da via. Logo após, você deverá sinalizar o local.
Utilize do triângulo de sinalização para alertar aos demais motoristas que logo à frente houve um acidente.
Essa sinalização deve ser feita se os veículos forem ou não movimentados. Ainda é preciso realizá-la após outros tipos de sinistros, como pane seca ou elétrica, queda de raio ou incêndio.
Sempre que o carro for permanecer na via pública, aguardando socorro, é preciso avisar aos demais motoristas.
2. Registre a ocorrência
Quando há vítimas do sinistro, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência. O mesmo vale para quando o acidente não fere ninguém, mas envolve um veículo de terceiro.
Por isso, é importante solicitar os dados de todos os indivíduos e de algumas testemunhas, e então se dirigir à delegacia mais próxima.
O BO será exigido pela seguradora no momento de acionar o seguro.
Caso o acidente tenha envolvido outros veículos, o melhor a se fazer é fugir de discussões com os demais motoristas. Não vale a pena tentar atribuir a culpabilidade a alguém.
É preferível transferir essa responsabilidade à seguradora, de acordo com sua avaliação, seus critérios técnicos e normas de trânsito.
Podem ocorrer também casos em que a ocorrência não envolve nenhum terceiro. Você pode, por exemplo, bater seu carro em um poste.
Nesse caso, o BO não será necessário. Bastará registrar fotos e vídeos da ocorrência. Os registros funcionarão como comprovantes do ocorrido.
3. Contate a seguradora
Com o BO e/ou fotos registrados, será hora de falar com a seguradora, seja a Porto Seguro auto, BB Seguros auto ou outras. Para isso, você deverá ligar para a empresa, no número indicado em sua apólice.
Deste modo, sempre tenha à mão o contato da seguradora. Vale a pena anotá-lo no smartphone, e manter o cartão de visita da empresa na carteira.
Isso vai facilitar essa etapa no processo para acionar o seu seguro.
Com o registro feito, a seguradora vai avaliar a ocorrência e verificar se ela atende às regras do contrato.
Essa análise é feita, por exemplo, para provar que o incêndio ocorrido não foi proposital.
Quando os sinistros são propositais, eles configuram fraude no seguro, e não serão cobertos pela seguradora.
Para otimizar a análise pela seguradora, busque fornecer dados completos sobre a data, o horário e o local do acidente.
Assim como dados dos outros veículos, se for este o caso. Também forneça um breve relato da ocorrência do sinistro.
Como citado, fotos e filmagens podem ajudar, independentemente do tipo de sinistro no seguro de veículo.
4. Leve o carro à oficina
Assim que a seguradora confirma o sinistro coberto, o carro é direcionado para as oficinas credenciadas pela empresa.
As credenciadas possuem autorização prévia para realização dos reparos no automóvel.
Muitas empresas também permitem que o consumidor escolha sua própria oficina, não credenciada.
Porém, neste caso, é necessário que a seguradora aprove primeiro o orçamento para conserto.
Uma das vantagens das credenciadas, além da rapidez no processo, é que as seguradoras oferecem benefícios extras aos usuários.
Eles incluem o desconto no valor da franquia ou diárias adicionais de carro reserva no período do conserto.
5. Pague a franquia ou renove o seguro
Assim que o carro for levado à oficina para conserto, será necessário pagar a franquia do seguro. A franquia é o valor de responsabilidade do consumidor na hora de reparar o carro.
Geralmente, este custo é fixo, e aparece definido na apólice da proteção.
Imagine que o seu carro bate, e seu conserto terá custo de R$ 4 mil. Como a franquia do seu seguro é de R$ 1 mil, você pagará R$ 1 mil à oficina.
Já a seguradora irá quitar os R$ 3 mil restantes. Logo que a franquia é acertada pelo consumidor, a oficina inicia o conserto do auto. Nas credenciadas, é comum que os valores possam ser parcelados.
Há ainda a possibilidade de uma perda integral. Quando ela ocorre, não é necessário pagar franquia. Em vez disso, o consumidor recebe o valor total para a compra de um novo carro.
Depois, a apólice da proteção é encerrada. Caso adquira um novo veículo, o usuário precisará contratar um novo seguro.
Saiba que esses procedimentos são válidos também para o seguro de moto. Na dúvida, fale com a empresa de seguro Zurich, SulAmérica seguro auto, Cardif seguros, seguro Itaú, Allianz Seguros, seguro Suhai, Azul Seguros telefone de contato ou outra, que seja responsável pela sua apólice.
Agora você já sabe tudo o que precisa para acionar o seu seguro. Para que esse processo seja ainda mais simples, vale a pena contratar proteção com a seguradora certa.
Por isso, pesquise bastante entre as empresas. A melhor seguradora é aquela que oferece todas as coberturas necessárias ao seu veículo, mas que também proporciona bom atendimento após um sinistro.
E se a seguradora se negar a indenizar o seguro, o que eu faço?
No caso de ter algum problema com a seguradora, caso ela se negue a pagar o seguro, verifique o motivo da recusa.
Se ela estiver descumprindo o contrato, entre em contato com a SUSEP. Você pode tirar suas dúvidas no “Guia de orientação e defesa do consumidor”.
Estando você com a razão, o único caminho é mover uma ação contra a seguradora que não quer pagar o sinistro.
Lembre-se de que, em caso de descumprimento das regras, você perde o direito a indenização. Portanto, nesse caso, não adianta reclamar. Por isso recomendamos sempre ler a apólice do seguro de carro antes de assinar o contrato.
Isso funciona para qualquer uma das seguradoras, tanto para a Tokio Marine, Liberty Seguros, seguro Zurich, MAPFRE, BB Seguros, Youse, seguro Allianz, SulAmérica auto, Suhai Seguros, Itaú Seguros, Porto Seguro, Cardif, quanto para outras.
Aproveite para sanar as dúvidas com o corretor de seguros, sobre sinistro, tanto para proteção de carros, quanto para os seguros de moto. Assim, você evitará surpresas desagradáveis.
Na dúvida, converse com o seu corretor e pesquise sobre o que os consumidores acham sobre a empresa.
Qual o telefone de contato da seguradora?
Depende da seguradora de veículos que você contratou, já que são muitas empresas que oferecem o serviço no Brasil. Entre elas, a Allianz, Zurich Seguros, seguro MAPFRE, Youse Seguros, Bradesco seguro auto, seguradora Azul Seguro auto e outras.
Abaixo, selecionamos alguns contatos. Anote!
Porto Seguro telefone
- Assistência por WhatsApp: 55 11 3003 9303
- SAC: 0800 727 2766
- Central de Serviços (Grande São Paulo): 333 76786
- SAC (exclusivo para deficientes auditivos): 0800 727 8736
- Central de Serviços (Demais localidades): 0300 337 6786
Azul Seguros telefone
- Atendimento pelo WhatsApp: 21 3906 2985
- Assistência 24h e Sinistros: 4004 3700 (capitais e grandes centros), 0300 123 2985 e 0800 703 0203 (demais regiões) e +55 11 3366 2986 (Mercosul)
- SAC: 0800 703 1280 (para todo o Brasil)
- SAC – deficientes auditivos: 0800 727 8736
Tokio Marine telefone
- SAC: 0800 703 9000
- WhatsApp: +55 11 99578 6546
- Disque Fraude: 0800 707 6060
- Ouvidoria: 0800 449 0000
HDI Seguros telefone
- Assistência 24h: 3003 5390 (regiões metropolitanas) e 0800 434 4340 (demais regiões)
- SAC – deficientes auditivos: 0800 722 71 49 e 0800 772 1825
- WhatsApp (carro reserva): 1) 99898 7950
Bradesco Seguros telefone
- Central de Relacionamento: 4004 2700
- SAC: 0800 701 2700
Liberty Seguros telefone
- Assistência 24h: 0800 701 4120
- SAC: 0800 726 1981
- SAC – deficientes auditivos: 0800 721 9104
- Ouvidoria: 0800 740 3994
É importante que você tenha o telefone da sua seguradora anotado, especialmente em caso de batida de carro, para agilizar o processo de indenização.

Quanto tempo a seguradora tem para arrumar meu veículo?
Se você sofreu uma batida com o veículo segurado, primeiro deverá informar a seguradora e seguir os procedimentos que ela sugerir. Após enviar toda a documentação, acionar um dos guinchos parceiros e levar o veículo à oficina credenciada, sugerida pela empresa, a seguradora tem o prazo de até 30 dias para consertar o veículo.
Saiba que, assim que ocorrer o sinistro, você deverá registrar o Boletim de Ocorrência e, se puder, tirar fotos. Mas, caso não seja possível acionar o seguro neste mesmo momento, saiba que você terá o prazo de até 1 ano do ocorrido para acionar a proteção.
Esta é uma regra da SUSEP válida para todas as seguradoras credenciadas, seja a Porto Seguro, Tokio Marine, seguradora Azul Seguros, Liberty Seguros, BB Seguros, seguro Itaú e outras.
Portanto, para agilizar, tenha toda a documentação em mãos e verifique no seu contrato do seguro de carro ou seguro para moto se contratou a cobertura de veículo reserva. Além disso, atente-se ao valor da franquia para acionar o seguro do carro.
Além disso, é importante ter de forma fácil o contato da Porto Seguro telefone para acionar em caso de sinistro, assim como também da Azul Seguro telefone e outras, conforme a empresa contratada.
Devo levar meu veículo somente na oficina credenciada?
Não importa se você contratou o seguro HDI, Tokio Marine seguradora, Zurich Seguros, Bradesco Seguros auto, Aliro Seguros, seguro Allianz, seguradora Azul, seguradora Pier, entre outras empresas de seguro de carros, você pode levar o veículo na oficina que desejar.
Mas, verifique o que está em seu contrato e, na dúvida, fale com o corretor de seguros. Se ainda assim tiver problemas com a seguradora de veículos, entre em contato com a SUSEP.
Então, agora você já sabe como acionar o seguro automotivo de forma fácil, sem complicações. Se ficou alguma dúvida, fale com o seu corretor.
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Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
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