Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

A cobertura de seguro auto gera muitas dúvidas, por isso, falaremos neste texto sobre a cobertura para terceiros neste tipo de produto.

O seguro auto que tem a cobertura para terceiros, conhecida também pelo termo RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos), garante que tem seguro auto pagamento de indenização em caso de acidente a outro motorista que foi prejudicado no sinistro.

Porém, não são todas as seguradoras que dão esta garantia. Por este motivo, é importante se atentar no momento de fechar a apólice do seguro do seu carro.

Se você não tem este tipo de cobertura no seguro do seu automóvel e acontece um sinistro, terá que arcar com todos os prejuízos sozinho. Por outro lado, existem empresas que oferecem apenas este tipo de cobertura e é ideal para quem anda bastante de carro.

Então, saiba mais o que a cobertura para terceiros no seguro de carro garante ou não.

Cobertura para terceiros no seguro auto: Saiba o que cobre ou não
Imagem: Getty Images

Saiba como funciona a cobertura para terceiros no seguro auto

Segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados) os condutores de veículos têm direito às seguintes coberturas quando contratam um seguro auto:

  • Cobertura Compreensiva;
  • Roubo e Furto;
  • Incêndio;
  • Colisão;
  • Acidentes Pessoais de Passageiros;
  • Cobertura de terceiros.

E por falar em cobertura para terceiros, você sabe como funciona? Falaremos mais um pouco neste texto.

Como explicamos um pouco no começo do texto, o seguro que tem cobertura para terceiros terá o direito de ressarcir o reparo do veículo que o segurado danificou durante um acidente, por exemplo.

Mas o que, geralmente, está incluído na cobertura para terceiros no seguro auto? Saiba aqui:

1 – Danos Materiais

Quando falamos de danos materiais, está incluído o reparo, por exemplo, de problemas causados na pintura ou funilaria, após uma colisão. Se durante o acidente, o segurado bateu contra a fachada de uma loja, o reparo também será pago pela seguradora do veículo.

2 – Danos Pessoais ou Corporais

Se durante o acidente causado pela seguradora tiver vítimas, o seguro auto dá cobertura para todos os danos causados. Em caso de invalidez e/ou morte, despesas médicas e hospitalares também existe uma indenização prevista na apólice.

3 – Danos Morais

Esta é uma cobertura complementar à que citamos acima que são de danos pessoais e corporais. E a seguradora poderá cobrir alguns danos morais que o segurado pode ter que pagar se o terceiro acionar a justiça, por exemplo. 

Como é calculado o valor da cobertura para terceiros no seguro auto?

Todas as opções de seguros costumam prever na apólice um valor de reembolso ao segurado. A mesma coisa acontece quando o sinistro é envolvendo terceiros. Uma dica importante é que se, por exemplo, a sua cobertura é de R$50 mil, ela poderá ser utilizada várias vezes durante a validade daquele contrato.

Só precisa se atentar sobre o pagamento da franquia. Geralmente, se você acionar o seguro para consertar apenas o carro do terceiro, não tem cobrança de franquia.

Ah! E é importante lembrar que, quando acionamos o seguro, podemos perder o bônus oferecido pela seguradora que pode ser um desconto na próxima renovação, por exemplo.

Por este motivo, quanto mais você acionar o seguro por causa de sinistro, mais bônus você perderá com a seguradora. Então, avalie antes se vale realmente a pena solicitar o conserto via seguradora.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

O que fazer para comunicar seguradora de um sinistro com terceiros?

Se não houver vítimas do acidente, a primeira coisa é retirar os veículos da via, se possível, e depois deverá comunicar a seguradora do ocorrido. Após isso, serão dados todos os caminhos que o terceiro deverá fazer para ter o seu veículo consertado.

Importante também fazer um BO (boletim de ocorrência), que pode ser online mesmo, detalhando os fatos e preenchendo os dados dos envolvidos no acidente.

Depois que você enviou todos os documentos solicitados pela empresa, ela tem até trinta dias para fazer o pagamento da indenização. Normalmente, a seguradora indica algumas oficinas parcerias para a realização do conserto do veículo, mas o motorista pode escolher o local que prefere efetuar o serviço.

Você já teve um sinistro com terceiros? Como era a cobertura do seu seguro auto? Conte para a gente nos comentários como foi a sua experiência com o reparo do veículo.

3/5 - (2 votos)

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *