Descubra quando você perde o bônus do seguro auto

Sabia que, em alguns casos, você perde o bônus do seguro auto e fica sem nenhum desconto? Saiba em que situações isso acontece e evite-as!

Sem dúvida, ninguém quer perder o bônus do seguro auto. Mas há casos em que isso é inevitável, como ao acionar o seguro por perda parcial. São as regras do seguro automotivo.

Mas também há situações que você consegue evitar de perder o bônus. Basta seguir algumas regras e ter atenção ao seu contrato.

Para te ajudar nessa tarefa, produzimos esse artigo. Acompanhe o texto e descubra quando você perde o bônus do seguro auto!

Descubra quando você perde o bônus do seguro auto

Imagem de bgstaiwan por Pixabay

6 situações em que você perde o bônus do seguro auto

1. Sinistro com perda parcial

Uma das situações em que você perde o bônus do seguro auto é após a ocorrência de um sinistro parcial. 

Um sinistro parcial é aquele em que o carro sofre danos de até 75% do valor do carro. Nesse caso, o carro pode ser consertado.

Então, o segurado paga a franquia e a seguradora quita o resto do valor para reparo. Assim, o carro pode voltar a ser usado normalmente.

Ao acionar o seguro por uma perda parcial, você perde 1 ponto de bônus. Também não vai acumular um novo ponto na próxima renovação do seguro. Você só acumula um novo ponto após completar um ano do contrato do seguro sem ter acionado o auxílio da seguradora.

2. Sinistro com perda total

Quando o carro sofre um sinistro de perda total, você também perde 1 bônus do seguro. Assim como no caso do sinistro parcial.

Um sinistro total acontece quando o veículo sofre danos de mais de 75% do seu valor de mercado. Nessa situação, o veículo não será consertado. Em vez disso, você vai receber a indenização total do seguro, para cobrar um novo veículo.

Veja as regras diretamente com a sua seguradora, já que elas podem variar. Afinal, a MAPFRE, Tokio Marine seguradora, Azul Seguros, Itaú Seguro, Youse e outras seguradoras de seguros de carros podem estipular regras diferentes.

3. Reparo do veículo de terceiros

Na hora de contratar um seguro, você pode obter a cobertura para terceiros. Com ela, se você provocar danos a outra pessoa, a seguradora vai quitar o prejuízo do usuário. Isso é muito comum, por exemplo, após uma colisão.

Após acionar a seguradora para quitar o reparo do terceiro, você vai perder mais 1 ponto de bônus.

Aliás, vale destacar que, se você acionar o seguro para reparar também o seu veículo, serão 2 pontos. 1 perdido por acionar a cobertura para terceiros, 1 por sua própria cobertura.

4. Acionar o seguro de passageiros

Outra cobertura que você aciona e perde o bônus do seguro auto é a para passageiros. Ela é chamada de APP.

Se a seguradora pagar indenização ao indivíduo, você vai perder mais 1 ponto na classe de bônus.

5. Mudança na categoria do seguro

Sabia que você pode mudar a categoria do seu seguro, tornando-o mais simples? É uma opção para economizar, por exemplo contratando apenas proteção contra furto e roubo.

Só que, ao fazer essa mudança de categoria, você vai perder também na sua classe de bônus. Mas não há um número específico de pontos determinado. Isso vai variar conforme a seguradora. Então, atenção ao que seu contrato diz, e tire as dúvidas com seu corretor.

Entenda melhor como funciona e como aproveitar os bônus do seguro auto!

Imagem de Raten-Kauf por Pixabay

6. Demora na renovação do seguro

Para não deixar seu carro desprotegido, a melhor opção é renovar o seguro antes de ele finalizar seu contrato. É por isso, até, que os corretores costumam entrar em contato 30 dias antes do fim do primeiro seguro.

Esse é um prazo válido para você se planejar para a renovação. É também interessante para você pesquisar por novos seguros, se desejar encontrar um com coberturas diferentes.

Pode ser, porém, que você não queira fazer essa renovação antes do fim. Só que, se você adiar essa renovação, pode perder suas classes de bônus. As regras são:

Com a demora de 60 a 120 dias na renovação, você perda de 1 ponto na classe de bônus;

Demora de 121 a 180 dias, há a perda de 2 pontos na classe de bônus;

Se a demora na renovação for de 6 meses ou mais, você perde totalmente sua pontuação de bônus.

Então, ao contratar um novo seguro, não vai ter nenhum desconto proveniente das classes de bônus. Veja o prazo na sua apólice de seguro.

Quer saber quanto você pode economizar com o bônus do seguro auto?

É importante destacar como você acumula classes de bônus. A cada vez que você renova a proteção, sem ter acionado a seguradora nos 12 meses anteriores, você acumula 1 ponto.

Cada ponto de bônus garante um percentual de desconto na contratação do seguro. Ou na renovação dele. 

Ou seja, as classes de bônus garantem que você pague um pouco menos no valor para proteger seu carro. Ao todo, é possível acumular até 10 classes de bônus.

Posso recorrer se perder o bônus do seguro do carro? 

Você precisa se informar sobre o motivo que levou a perda do bônus no seguro do veículo. Afinal, como informado acima, existem muitas situações que as seguradoras podem tirar essa vantagem. 

Portanto, fique sempre atento à sua apólice de seguro e veja o que diz sobre a classe de bônus seguro. Afinal, as regras variam muito conforme a seguradora, seja a Azul Seguros, Tokio Marine seguradora, Itaú Seguro, MAPFRE, Youse ou outras empresas de seguros de carros. 

 Mas, se ver que foi injusto, poderá sim entrar em contato com o seu corretor, ou diretamente com a seguradora, para tentar reverter a situação. Caso seja negado, entre em contato com o seu advogado. 

Pronto! Agora você já sabe quando perde o bônus do seguro auto. Vale a pena evitar situações como o atraso na renovação, pois assim você vai poder contar sempre com o benefício.

E não se esqueça de contratar o seguro auto apenas com uma das seguradoras confiáveis. Para isso, veja o nosso ranking das melhores seguradoras. Elas são todas cadastradas na SUSEP.

*Publicado em 27/11/2020 e atualizado em 13/05/2022.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.