7 dicas para escolher uma seguradora de veículos confiável

Uma seguradora de veículos confiável precisa ser regulamentada e ser transparente na relação com os clientes.

Ao começar a pesquisar uma seguradora de veículo pode parecer difícil decidir entre tantas opções. Uma tem o melhor preço, a outra possui variedade de coberturas e assim por diante.

Cada seguradora terá um atrativo para atrair os clientes. Entretanto, ter muitas vantagens nem sempre significa que a empresa é confiável. É possível que alguma faça muitas promessas, mas não consiga cumprir.

Por isso é preciso ficar atento a diferentes pontos para escolher uma seguradora de veículo que não se arrependa depois.

7 dicas para escolher uma seguradora de veículos confiável

Imagem: Getty Images

1. Veja se realmente a empresa é uma seguradora de veículo

Esse é o primeiro ponto que deve analisar, pois, as seguradoras de veículo possuem autorização junto à SUSEP  para operarem. Isso quer dizer que ela segue uma série de regras que garante a segurança do consumidor.

Por outro lado, existem empresas que se dizem seguradora e na verdade atuam com proteção veicular. Esse é um segmento diferente, pois se trata de uma associação que promete coberturas ao veículo, mas não possui muitas garantias.

Na hora de escolher se certifique de estar fechando negócio com uma seguradora regulamentada.

2. Verifique a opinião a respeito da empresa

Pesquisar o que dizer sobre a empresa é fundamental para ter uma noção de como ela é operada e se atende bem a seus clientes. Converse com pessoas que usam o serviço dessa seguradora.

Se não conhecer ninguém, pode fazer uma pesquisa online. É possível verificar em sites de reclamação, página da empresa nas redes sociais e sites especializados na comercialização de seguros.

O ideal é pesquisar em diversas fontes para ter uma percepção real sobre a empresa e entender diferentes visões dos consumidores.

3. Tenha ajuda de um corretor

O corretor pode ajudar na contratação do seu seguro, mas ele também sabe bastante sobre a seguradora de veículo. Por lidar diariamente com as empresas acabam entendendo sua forma de operação, seus principais pontos positivos e os defeitos.

Vale a pena questionar a ele qual é mais confiável e por qual motivo. O mesmo é válido para as que não inspiram muita confiança, assim já pode tirá-las da sua lista de opções.

4. Compare os serviços e benefícios adicionais

Ao contratar um seguro de carro não se deve olhar apenas as coberturas que ele oferece, mas o todo.

Pode não parecer, mas os serviços adicionais farão uma grande diferença na escolha. Por exemplo, as assistências 24 horas ajudam quando mais se precisa, imagine estar viajando, o carro quebrar e descobrir que o guincho não atende por conta da distância. Isso seria um sério problema.

Além da assistência existem outras vantagens como programas de benefícios que garantem descontos em estabelecimentos parceiros. Se houver grandes parcerias pode reforçar a credibilidade da seguradora. Afinal, esse é um ponto que os parceiros também analisam.

5. Verifique os valores

Os valores cobrados permitem analisar se uma seguradora de veículos é confiável. Se tiver em mãos diferentes cotações fica mais fácil de verificar esse ponto.

As coberturas oferecidas costumam ter um preço, ele deve ficar na média em diversas seguradoras sem que haja variações tão grandes. Se o custo estiver muito alto pode indicar que a empresa está tentando levar vantagem, o que acende um sinal de alerta se não houver uma boa justificativa.

Já os valores muito baixos podem levar a desconfiança, pois, ele não teria como pagar as indenizações.

6. Saiba sobre a transparência de informações

Uma seguradora de veículos que trabalha da forma correta não possui motivos para dificultar o acesso às informações ou às reter. Veja como ela opera nesse ponto.

Analise a proposta do seguro, se todas as informações estão claras e verídicas. Entenda sobre como funciona o contato com a empresa, registro de sinistros e facilidade de acesso às informações.

Muitas empresas possuem sites e aplicativos que são completos. Neles é possível consultar informações sobre o pagamento, apólice do seguro, receber notificações de mudanças, acompanhar sinistros e muitos outros.

7. Entenda sobre as formas de pagamento

A maioria das seguradoras permitem o parcelamento do valor do seguro em algumas vezes, isso traz um pouco de tranquilidade e mostra que ela é confiável. Ter a disposição apenas o pagamento à vista gera desconfiança. Afinal, não é desse modo que o mercado opera.

É claro que se ela oferecer incentivos para pagamento à vista isso não será um problema, afinal, nesse caso os dois lados saem ganhando.

Escolher uma seguradora de veículos confiável exige um pouco de pesquisa e paciência, mas vale a pena investir esse tempo para ter a garantia de que fará uma boa escolha e assim o carro estará protegido.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *