Tabela FIPE motos: saiba como funciona e como consultar

A Tabela FIPE motos traz informações sobre os valores médios do mercado. Descubra como ela pode ser utilizada.

Quem pretende comprar ou vender uma moto usada costuma ter dúvidas em relação aos valores.

Um produto novo é tabelado, mas ao sair da concessionária acaba desvalorizando. Para não perder dinheiro ou pedir um valor acima do mercado o que a deixará encalhada é necessário saber o valor justo.

A Tabela FIPE motos pode ser usada para essas e muitas outras situações. Afinal, é um dos guias mais utilizados do país.

Tabela FIPE motos: saiba como funciona e como consultar

Imagem: Getty Images

O que é a Tabela FIPE?

A Tabela Fipe foi criada em 1973 para ser uma auxiliar da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, ela foi criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, o que deu origem ao nome.

A ideia era que ele servisse como um instrumento que utiliza métodos econômicos para mensurar e auxiliar no desenvolvimento econômico e social do país.

A Tabela FIPE é considerada um instrumento confiável por usar dados estatísticos que são atualizados mensalmente.

Todos os meses os pesquisadores fazem o levantamento de preços de carros, motos e caminhões em todo o país. Com base nas informações, divulgam os valores médios que farão parte da Tabela FIPE.

Logo, ela pode ser usada para identificar os valores de carros pequenos e utilitários, micro-ônibus, caminhões, e claro, as motos.

Para que a Tabela FIPE motos é usada?

Uma das principais funções da Tabela FIPE motos é para saber o valor médio dos veículos. Como dissemos no início do texto, ela acaba sendo bastante usada para quem quer comprar e vender o veículo.

O comprador consegue ter uma ideia dos valores que estão sendo praticados no mercado e ao pesquisar um modelo sabe se o preço cobrado é justo.

As informações que são apresentadas na Tabela representam a média de valores, isso significa que no mercado existem preços acima e abaixo. Um ponto importante nesse caso é que ela não leva em consideração a condição do veículo, apenas o modelo e ano.

Outra utilização da Tabela Fipe motos é por parte das seguradoras. Como ela possui dados confiáveis e atualizados, é usada nas apólices.

Ao contratar um seguro para motos, as seguradoras estabelecem a indenização. Essa é muitas vezes paga de acordo com o valor da tabela FIPE.

Portanto, se o segurador tiver uma perda total na moto, a seguradora verificará qual o valor informado na Tabela Fipe e fará o pagamento da indenização conforme o que está informado nela.

Você quer saber como funciona o seguro para motos? Confira tudo aqui!

Como consultar a Tabela FIPE motos

Qualquer pessoa pode consultar a Tabela FIPE motos de forma gratuita e com pesquisas ilimitadas.

A consulta é feita no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, no link https://veiculos.fipe.org.br/.

Antes de fazer a consulta é possível conferir um vídeo explicativo do que é a tabela FIPE motos e como os valores são calculados.

Para consultar, basta selecionar o menu “Consulta de motos”. Ela abrirá para que insira as informações sobre o modelo que deseja pesquisar.

É preciso preencher na ordem. Comece pelo mês de referência, ele automaticamente seleciona o atual, porém, é possível mudar.

Feito isso é só escolher a marca da moto. É possível digitar o nome da montadora ou usar a barra de rolagem que está organizada em ordem alfabética.

O próximo passo é escolher o modelo do veículo. Ela traz diversas opções, é preciso ficar atento a esse ponto porque um detalhe diferente no nome, pode trazer resultados errados.

No campo seguinte é só selecionar o ano e depois clicar no botão pesquisar que fica logo abaixo.

O resultado será exibido e apresentará informações como mês de referência, marca, modelo, ano, data da consulta e preço médio.

Se desejar, existe a opção de imprimir o resultado ou copiar a URL para enviar ou colar em outro local.

Se depois de fazer a consulta, quiser fazer uma nova, clique no botão “limpar pesquisa” e repita o processo.

A consulta na Tabela FIPE motos pode ser feita em segundos, só é necessário ter a informações sobre o modelo buscado.

Existem outras tabelas similares à FIPE motos?

Se fizer uma pesquisa, poderá encontrar outras tabelas que apresentam os valores médios das motos. Elas normalmente são disponibilizadas por sites que trabalham com venda de veículos.

Normalmente, consideram apenas as motos que estão anunciadas nele para apresentar os resultados. Por isso, acabam não sendo tão confiáveis ou precisas, sem falar que nem sempre os métodos estatísticos são muito claros.

Para que tenha informações mais precisas e confiáveis, a recomendação é usar a Tabela FIPE motos. Além dela transmitir mais confiança, também é a mais usada pelas seguradoras.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *