7 dicas que ajudam a cotar seguro auto mais barato

Não existe mágica para conseguir cotar seguro auto mais barato, é preciso pesquisar preços e seguir dicas para contratar apenas o necessário.

Na hora das compras é comum olhar a etiqueta de preços e algumas vezes até substituir um produto por outro por conta dos valores.

Quando o assunto é proteger o veículo não é diferente, é comum buscar pelo seguro auto mais barato. O valor que for economizado pode ser usado em outros cuidados com o carro ou até mesmo para pagar outras contas ou o lazer.

Não existe problema em pesquisar e querer economizar ao cotar o seguro, por isso, veja como conseguir as melhores opções.

7 dicas que ajudam a cotar seguro auto mais barato

Imagem: Getty Images

1. Opte por cotar online

É muito mais fácil e rápido pedir cotações online, de sua casa ou onde você consegue preencher o formulário. Dessa forma pode pedir cotações de diferentes seguradoras e fazer diversas combinações de coberturas em apenas alguns minutos.

Além de receber diversas propostas, rapidamente economiza tempo e dinheiro. Não precisará ir até uma corretora física e nem gastar com combustível ou outros meios de locomoção.

2. Analise as coberturas com calma

Antes de fazer uma cotação é importante conhecer quais são as coberturas disponíveis e o que cada uma delas oferece. Vale a pena tirar um tempo para entender o mercado segurador.

Depois de entender os diferentes tipos de proteção, é hora de analisar as suas necessidades. Veja de que forma utiliza o carro e a quais riscos está mais exposto. Se quiser, classifique as coberturas por prioridade.

Faça um filtro do que é necessário e as que não teriam grande utilidade. Isso vai ajudar no preenchimento do formulário.

3. Prefira um seguro personalizável

O seguro auto mais barato é aquele que possui apenas o que precisa, pois, não terá de pagar pelo desnecessário.

O caso do personalizável ele permite que escolha quais são as coberturas e assistências que deseja contratar. Dessa forma fará uma seleção sem precisar pagar por coberturas adicionais que não terão nenhuma relevância a não ser pesar no orçamento.

4. Saiba escolher a franquia

A franquia é o valor que o segurado paga e coparticipação quando acontece um sinistro parcial. O que muita gente não sabe é que existem três opções.

Franquia normal é a mais comum e normalmente a primeira opção oferecida pelas seguradoras. Ele equilibra bem o valor do prêmio e da franquia.

A franquia reduzida possui um valor menor, porém eleva o custo do seguro. Ela é indicada para pessoas que possuem alto risco de sofrer um sinistro. A vantagem dela é que o custo total do seguro pode ficar mais em conta somando tudo o que terá de ser pago.

Por fim, a franquia ampliada deixa o valor do prêmio menor, mas a franquia pesa mais no bolso. Ela normalmente é usada por quem tem baixo risco, por exemplo, para os carros de garagem.

5. Aproveite o seu bônus

O seguro auto mais barato pode ser aquele que aproveita o bônus do seguro. Essa bonificação é uma pontuação que os segurados ganham a cada ano que continuam com o seguro, mas também podem ter redução dos pontos sempre que o seguro for acionado.

Ao preencher o formulário de cotação se atente as informações e preencha corretamente se já tiver um seguro. A própria seguradora fará a análise e incluirá o desconto correspondente a classe de bônus. Dependendo da situação será possível poupar um bom dinheiro.

6. Tenha ajuda de um corretor

Mesmo pedindo uma cotação online, um corretor entrará em contato, normalmente por canais digitais ou telefone.

Aproveite a experiência desse profissional para pedir orientações e dicas que podem baratear o seguro. Veja com ele se há alguma corretora que possui preços mais atrativos, e existem produtos inovadores que oferecem melhores condições e outros.

Além disso, com o corretor terá chances de negociar o seguro auto mais barato. Vale a pena buscar por alternativas e tentar um desconto.

7. Cuidado com os motoristas adicionais

Na hora de cotar o seguro, veja quem realmente utiliza o veículo antes de adicionar todas as pessoas da casa como motoristas adicionais. Só deve ser incluído no seguro como condutor quem utiliza o carro com regularidade.

Se for apenas você, então, não existe necessidade de incluir outras pessoas. No caso de dividir o carro, por exemplo, com a esposa, coloque apenas ela. O seguro auto mais barato normalmente não tem muitos condutores e eles não são jovens.

Já quando pessoas que acabaram de tirar a habilitação são incluídas é bastante comum que o valor suba.

O seguro auto mais barato é aquele que se consegue escolher de forma consciente. Ele deve ter apenas as coberturas necessárias, mas precisa atender bem as necessidades.

Então, agora você já sabe como cotar seguro auto mais barato. Aproveite para economizar, sem abrir mão das coberturas que precisa.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *