Guia completo sobre como acionar a seguradora em caso de sinistro

Compartilhe em suas redes:

Ter um seguro é essencial para se proteger, mas na hora de acionar a seguradora em caso de sinistro surgem dúvidas. Saiba como proceder nessa situação.

Quando se contrata o seguro auto, o motorista sabe que está amparado caso algo aconteça com o veículo.

Mas, como acionar a seguradora em caso de sinistro?

Antes de tudo é preciso entender que não se deve acionar a seguradora em qualquer situação, apenas naquelas em que se tem cobertura para o ocorrido.

Guia completo sobre como acionar a seguradora em caso de sinistro

O que verificar antes de acionar a seguradora

Como já dito, não é em qualquer situação que a seguradora deve ser acionada, antes é preciso verificar alguns pontos. Saber qual a cobertura contratada é essencial, pois a seguradora só poderá ajudar se tiver o serviço que atenda ao ocorrido.

Vamos supor que você possui a cobertura contra colisão e se envolveu em um acidente. Nesse caso a seguradora irá verificar essa condição e passar as orientações do que deve ser feito.

Caso não tivesse a cobertura contra colisão, ao entrar em contato com a seguradora receberia essa informação e teria de resolver a situação por conta própria.

É preciso, também, verificar as extensões dos danos, pois nem sempre compensa acionar a seguradora. Um exemplo, o carro bateu e apenas quebrou o vidro do farol. Para fazer o reparo é cobrado um valor pequeno, bem abaixo do que a seguradora cobraria de franquia. Para que não se perca dinheiro compensa fazer o reparo por conta própria sem acionar a seguradora.

Então sempre verifique dois pontos: se contratou a cobertura e o valor do reparo.

Como acionar a seguradora em caso de sinistro

Depois de saber dessas situações, quando preciso você deverá acionar a seguradora. O acionamento deve ser feito por meio dos canais de contato disponibilizados pela seguradora, podendo esse ser por telefone, e-mail, chat, aplicativo ou outros.

Colisão

Depois de verificar se todos os envolvidos estão bem, faça o boletim de ocorrência e entre em contato com a seguradora. Quando isso ocorrer, o contato com a seguradora deve ser feito para que sejam recebidas as informações de como proceder.

Após alguns questionamentos iniciais, você será informado de como proceder para realizar o reparo do veículo. Se for necessário enviar alguma documentação essa será solicitada para que seja dado andamento ao processo.

Quando ocorre colisão que o veículo não pode ser removido do local e se tem o serviço de assistência 24 horas pode-se utilizar o guincho. Basta contatar a seguradora para que o reboque seja enviado até o local.

Roubo e furto

A comunicação do roubo e furto deve ser feita junto a polícia e o Boletim de Ocorrência deve ser registrado. Após isso, comunique a seguradora para que seja dado prosseguimento ao processo de indenização.

Será necessário enviar documentos e a seguradora após análise fará o pagamento da indenização caso o veículo não seja recuperado. O valor pago será de acordo com o que consta em apólice.

Documentos solicitados em caso de sinistro

Cada seguradora pode seguir um procedimento interno para lidar com os casos de sinistro. Porém, existem documentos que são comuns na maior parte dos casos. Portanto, quando entrar em contato com a seguradora é preciso estar com os dados do segurado e se possível da apólice em mãos e alguns documentos como:

  • Boletim de ocorrência com o registro do sinistro;
  • Cópia do documento do carro;
  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da CNH e;
  • CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Dúvidas frequentes

Quanto tempo tenho para acionar o seguro?

Se ocorrer algum sinistro, o indicado é que se entre em contato com a seguradora o quanto antes para que seja providenciada a indenização ou reparo do veículo. Entretanto, o segurado tem o prazo de até 3 anos para fazer isso.

Se o meu carro for roubado e eu acionar a seguradora em caso de sinistro terei direito ao carro reserva?

Isso vai depender se a sua cobertura contempla o carro reserva. Se está tiver coberto poderá solicitar esse benefício pelo período contratado. A seguradora então indicará qual o local que o veículo poderá ser retirado e por quanto tempo terá direito a usá-lo.

Em quanto tempo recebo a indenização integral do seguro?

O prazo para receber a indenização integral é de até 30 dias a contar do envio dos documentos.

Agora que você já viu nosso guia completo sobre como acionar a seguradora em caso de sinistro, não cometa erros na hora desse acionamento. E se ainda não possui um seguro, faça uma cotação agora mesmo!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *