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Ter um seguro é essencial para se proteger, mas na hora de acionar a seguradora em caso de sinistro surgem dúvidas. Saiba como proceder nessa situação.
Quando se contrata o seguro auto, o motorista sabe que está amparado caso algo aconteça com o veículo.
Mas, como acionar a seguradora em caso de sinistro?
Antes de tudo, é preciso entender que não se deve acionar a seguradora em qualquer situação, apenas naquelas em que se tem cobertura para o ocorrido.
Isso vai poupar tempo e dores de cabeça em discutir com a seguradora algo que você mesmo precisará pagar.
Veja as explicações a seguir.

O que verificar antes de acionar a seguradora?
Como já dito, não é em qualquer situação que a seguradora deve ser acionada.
Antes, é preciso verificar alguns pontos com a Seguro Zurich, SulAmérica Seguros ou outra seguradora que tenha contratado.
Saber qual a cobertura contratada é essencial, pois a seguradora só poderá ajudar se tiver o serviço que atenda ao ocorrido.
Isso acontece com todas as empresas, seja Liberty Seguros, MAPFRE Seguros, Cardif, Porto Seguro, Zurich, Sompo Seguros, Azul Seguros, SulAmérica Auto, Bradesco Seguro Auto, Itaú Seguro, BB seguro auto, entre outras.
Vamos supor que você possui a cobertura contra colisão e se envolveu em um acidente.
Nesse caso, a seguradora irá verificar essa condição e passar as orientações do que deve ser feito.
Caso não tivesse a cobertura contra colisão, ao entrar em contato com a seguradora, receberia essa informação e teria de resolver a situação por conta própria.
Aliás, é por isso que, na hora de contratar um seguro, vale a pena deixá-lo o mais completo possível.
Afinal, caso algum sinistro ocorra, você terá a certeza de estar coberto contra ele.
Quando não tem cobertura, o usuário precisa pagar os prejuízos do próprio bolso.

É preciso, também, verificar as extensões dos danos, pois nem sempre compensa acionar a seguradora.
Entenda o custo-benefício de acionar a seguradora
Um exemplo: o carro bateu e apenas quebrou o vidro do farol.
Para fazer o reparo, é cobrado um valor pequeno, bem abaixo do que a seguradora cobraria de franquia.
Para que não se perca dinheiro, compensa fazer o reparo por conta própria sem acionar a seguradora.
Imagine que o conserto do farol teria custo de R$ 100.
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Já a franquia do seu seguro é de R$ 150.
É melhor pagar R$ 100 à oficina diretamente do que arcar com R$ 150 da franquia, não é mesmo?
A franquia do seguro auto tem valor fixo ou percentual, que é determinado na apólice.
Ela é cobrada sempre que o carro sofre um dano parcial.
Ou seja, quando os danos não superam 75% do valor de mercado do carro.
Já o dano integral acontece quando os danos superam 75% do valor do carro.
Nessa situação, o veículo é registrado como perda total, não podendo ser consertado.
Então, o usuário recebe sua indenização integral, com valor suficiente para a compra de outro carro.
Isso, claro, desde que o seguro tenha cobertura para perda total.
Na dúvida, fale com a empresa contratada, seja a seguradora SulAmérica, o seguro Zurich, Liberty Seguros telefone de contato ou outras.
Acionar o seguro em coberturas adicionais
Voltando ao nosso exemplo dos faróis, é preciso ficar atento a alguns pontos, principalmente no que se refere à cobertura do seguro para carro.
Isso porque, existem casos em que o seguro cobre farol quebrado por meio de uma cobertura adicional.
Se a situação for essa, a franquia pode ser diferenciada ou até isenta de acordo com as condições de adesão.
Se tiver essa ou outra proteção adicional, você deverá saber como acionar seguro farol.
O passo a passo costuma ser o mesmo que para qualquer tipo de sinistro no seguro para carro.
A seguradora te orientará sobre as formas de fazer o conserto utilizando a cobertura contratada.
Essa ajuda é comum entre as seguradoras, seja a Liberty Seguros, Sompo Seguros, Azul Seguros, SulAmérica Auto, Bradesco Seguro Auto, Cardif, Porto Seguro, Zurich, MAPFRE Seguros, Itaú Seguro, BB seguro auto, entre outras.
Então, sempre verifique dois pontos: se contratou a cobertura e o valor do reparo.

Só entre em contato com a seguradora se você tiver a cobertura e se o conserto valer a pena por meio do seguro.
Assim, você poupará tempo.
Mas, se precisar sanar alguma dúvida, fale com a empresa contratada, seja a Bradesco Seguros telefone, Zurich Seguros telefone de contato ou outra seguradora de seguro para carro.

Como acionar a seguradora em caso de sinistro?
Após um sinistro e com a certeza de que a proteção vale a pena ao ocorrido, você deverá acionar a seguradora SulAmérica telefone de atendimento ao consumidor ou de outra empresa contratada.
O acionamento deve ser feito por meio dos canais de contato disponibilizados pela seguradora, podendo esse ser por telefone, e-mail, chat, aplicativo ou outros.
As formas de contato variam por seguradora.
É importante ler o contrato do seu seguro e verificar como falar com a empresa caso algo aconteça.
Outra dica é sempre ter o telefone da seguradora anotado em mais de um local, como no celular, carteira e no porta-luvas do carro.
Dessa forma, mesmo que você não utilize o telefone para contato, terá sempre acesso fácil a ele.
Em emergências, esse modo de atendimento pode ser bem útil.
Como acionar o seguro após colisão?
Depois de verificar se todos os envolvidos na colisão estão bem, faça o boletim de ocorrência e entre em contato com a seguradora, seja a Zurich Seguros, SulAmérica Seguros ou com a Azul Seguros telefone de contato.
Quando isso ocorrer, o contato com a seguradora deve ser feito para que sejam recebidas as informações de como proceder.

Após alguns questionamentos iniciais, você será informado de como proceder para realizar o reparo do veículo.
Se for necessário enviar alguma documentação, essa será solicitada para que seja dado andamento ao processo.
Quando ocorre uma colisão em que o veículo não pode ser dirigido para fora do local, devido aos danos, isso deve ser informado à empresa.
Se possuir o serviço de assistência 24 horas, você poderá utilizar o serviço de guincho.
Basta contatar a seguradora para que o reboque seja enviado até o local.

Vale dizer que, caso a colisão tenha vítimas, você deverá prestar socorro.
Por isso, acione o SAMU, os bombeiros, a polícia ou outras autoridades que se fizerem necessárias.
É essencial não mover as vítimas, a menos que haja perigo iminente (como de explosão ou atropelamento).
Além disso, você deverá sinalizar o local, para alertar outros motoristas sobre o acidente.
Assim, ficarão prevenidas novas ocorrências decorrentes da primeira.
Uma dúvida bastante comum é quanto tempo tenho para acionar o seguro.
O prazo é grande, e falaremos sobre isso detalhadamente a seguir.
Mas a dica é simples: quanto antes informar à empresa, mais cedo você será ressarcido.
Roubo e furto
Para começar, é preciso informar o furto ou roubo do carro à polícia, registrando o Boletim de Ocorrência.
Após isso, comunique a seguradora, para que seja dado prosseguimento ao processo de indenização.
Será necessário enviar alguns documentos à empresa.
Após a análise, a seguradora fará o pagamento da indenização integral do seguro, em um prazo de 30 dias.
O prazo começa a contar a partir da entrega dos documentos necessários.
Ele pode ser pausado caso falte alguma informação, e será retomado de onde parou após o retorno pelo usuário.
A indenização integral só é paga caso o veículo não seja recuperado.
O valor disponibilizado obedecerá o que consta em apólice.
Já se o veículo for recuperado durante o processo de indenização, este será interrompido.
Então, a seguradora avaliará o auto, analisando se ele precisa de reparos.
Caso sim, a indenização parcial será liberada.
Mas se a perda corresponder a mais de 75% do valor do carro, a indenização integral ainda será a solução, sendo disponibilizada pela seguradora.
Documentos solicitados em caso de sinistro
Cada seguradora pode seguir um procedimento interno para lidar com os casos de sinistro.
Porém, existem documentos que são comuns na maior parte dos casos.
Portanto, quando entrar em contato com a seguradora, é preciso estar com os dados do segurado e, se possível, da apólice em mãos, e alguns documentos como:
- Boletim de Ocorrência com o registro do sinistro;
- Cópia do documento do carro, RG, do CPF e da CNH;
- CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
Dúvidas frequentes sobre acionar a seguradora
Quais os procedimentos em caso de sinistro, de forma resumida?
Existem alguns passos para que a indenização seja paga ao segurado.
Veja um resumo de como acionar a seguradora em caso de sinistro.
- Faça um Boletim de Ocorrência do sinistro;
- Contate a seguradora por um canal de atendimento (telefone, aplicativo, chat etc.);
- Encaminhe o carro para uma oficina e envie a documentação conforme orientação da seguradora;
- Aguarde o reparo do veículo ou pagamento da indenização.
Quanto tempo tenho para acionar o seguro?
Se ocorrer algum sinistro, o indicado é que se entre em contato com a seguradora o quanto antes para que seja providenciada a indenização ou reparo do veículo.
Entretanto, o segurado tem o prazo de até 3 anos para fazer isso.
Na dúvida de qual o prazo para acionar o seguro em caso de colisão ou roubo e furto, saiba que ele é o mesmo. Ou seja, 3 anos.
Entretanto, quem possui o seguro não quer aguardar o tempo máximo para ser indenizado.
O indicado pelas empresas é acioná-las o quanto antes.
Assim, não será preciso esperar muito tempo para utilizar as coberturas que você possui.
Se o meu carro for roubado e eu acionar a seguradora em caso de sinistro, terei direito ao carro reserva?
Isso vai depender se a sua cobertura contempla o carro reserva.
Se estiver coberto, você poderá solicitar esse benefício pelo período contratado.
A seguradora, então, indicará qual o local em que o veículo poderá ser retirado e por quanto tempo você terá direito a usá-lo.
Para acionar o seguro, precisa de Boletim de Ocorrência?
Na maioria dos casos sim, principalmente quando se trata de sinistro.
Para utilizar os serviços de assistência 24 horas, como socorro mecânico e guincho, o Boletim de Ocorrência é dispensável.
De qualquer forma, sempre verifique com a seguradora se o B.O. será necessário.
Dessa forma, você terá a certeza do procedimento e poderá providenciar o documento.
Em quanto tempo recebo a indenização integral do seguro?
Como citado, o prazo para receber a indenização integral é de até 30 dias, a contar do envio dos documentos.
Esse prazo foi determinado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o órgão que regula o setor de seguros.
Por isso, todas as seguradoras devem segui-lo.
Se algo ocorrer e a empresa descumprir o prazo, faça uma reclamação.
Receber a indenização rapidamente é seu direito!
Você pode entrar em contato com a seguradora, a SUSEP ou o Procon da sua cidade.
E se a seguradora não quiser indenizar o sinistro?
A primeira coisa a fazer é procurar a seguradora, ou o corretor de seguros, para entender o motivo da recusa. Saiba que existem motivos, dentro da lei, em que as seguradoras podem negar a indenização do seguro.
Entre eles, se o condutor sofreu o sinistro quando embriagado, informar o perfil incorreto, atrasar o pagamento e outros. Esses são comuns entre todas as seguradoras, como Porto Seguro, Azul Seguros, Liberty Seguros, Zurich, Sompo Seguros, MAPFRE Seguros, SulAmérica Auto, Itaú Seguro, Bradesco Seguro Auto, BB seguro auto, Cardif e outras empresas que oferecem seguros de carros.
Caso você compare a justificativa com a apólice e perceba que a empresa agiu de má fé, entre em contato com a SUSEP ou mesmo com um advogado.
Agora que você já viu nosso guia completo sobre como acionar a seguradora em caso de sinistro, não cometa erros na hora desse acionamento.
Se ficou alguma dúvida, fale com a Zurich Seguros, SulAmérica Seguros, MAPFRE Seguros telefone, Bradesco Seguros telefone, Liberty Seguros telefone, Porto Seguro auto telefone, Itaú Seguros telefone ou Azul Seguros telefone de contato com o consumidor.
E se ainda não possui um seguro, faça uma cotação agora mesmo!
*Publicado em 12/02/2020 e atualizado em 29/12/2021.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
9 Comentários
Como faço pra acionar o seguro de vida da minha mãe?
Olá, Aniele!
Obrigada pelo contato.
Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.
A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Quantos dias a seguradora tem pra resolver um acidente. Já mandei a ocorrência e meus dados
Olá, Maurício!
Se você se refere a indenização integral, geralmente, o pagamento ocorre em até 30 dias após a entrega da documentação solicitada pela seguradora. Mas, é importante entender o que aconteceu.
Para sanar outras dúvidas ou obter mais informações, é importante falar diretamente com o seu corretor de seguros, pois ele tem acesso ao seu contrato e saberá te ajudar.
Atenciosamente!
Tenho seguro próprio e cd/ terceiro fui culpado de acidente contra uma motocicleta porque desobedeci inadvertidamente via preferencial. A seguradora cobriu o meu prejuízo tive que depositar a franquia. Ocorre que não quis cobrir os danos da motocicleta porque o motociclista não possuía CNH. Está certa a seguradora? O motociclista não foi culpado, e aí? Onde fica o instituto da solidariedade? Me deem alguma luz?
Olá, André!
Obrigada pelo contato.
A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação do seguro.
Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Olá, quero acionar meu seguro por doença.
Obrigada
Bom dia, ano passado eu era da seguradora Previcar Auto, me envolvi em um acidente, ele não queria ressarcir o terceiro alegando que ela só pode cobrir se o período for 30 dias, pois agora o terceiro me intimou no fórum, querendo ressarcimento 4 x do valor e ela simplesmente alega que está certa ainda.
Até.
Bom dia,
O processo é o mesmo pra quando envolver terceiros no acidente.