Saiba como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP

Confira o passo a passo de como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP.

Você sabia que o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) está com novo visual? O endereço e a interface também mudaram.

Para mantê-lo atualizado, vamos fornecer um passo a passo de como consultar seguradoras e corretoras no novo site da SUSEP. Também iremos te ensinar o que é e como emitir a certidão de regularidade de uma corretora ou seguradora.

Saiba como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP

Imagem: Pxhere

Como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP: por que é importante realizar a consulta?

Como indicado pela SUSEP no “Guia de Orientação e Defesa do Consumidor”, antes de contratar qualquer plano, é preciso:

  • Certificar-se de que a corretora, seja pessoa física ou jurídica, está habilitada e registrada na plataforma da SUSEP;
  • Conferir se a seguradora possui registro na SUSEP.

Tais medidas são necessárias para evitar a contratação de serviços de empresas falsas, ilegais e/ou que não seguem as regulamentações da SUSEP. 

Para cumprir essas recomendações basta saber como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP. 

Se a empresa não constar nos registros, não faça negócios com ela. 

Destacamos que é importante preencher as informações requeridas pela SUSEP com atenção ao realizar as consultas. Qualquer erro de digitação ou número inserido indevidamente pode impedir que a ferramenta de consulta encontre a seguradora ou corretora mesmo se ela estiver no sistema da SUSEP.

Como consultar uma seguradora na SUSEP?

1. Acesse a página inicial da SUSEP e clique em “Empresas autorizadas” no menu ao topo. Ao fazer isso, uma nova guia será aberta contendo a página “Consulta de Empresas Autorizadas

2. Você visualizará três campos a serem preenchidos com informações da empresa. Digite o nome, selecione o estado e o tipo de empresa a ser consultada. Feito isso, clique em “Procurar”.

3. O site da SUSEP apresentará as empresas correspondentes aos dados fornecidos. Nos resultados constarão o CNPJ, o Código FIP (Formulário de Informações Periódicas), o endereço, telefone e data de autorização/cadastramento da seguradora.

Caso queira, você pode clicar em  “Informações sobre Seguradora” e “Informações sobre Dependência e Representações” para saber mais.

Quer saber quais são as melhores seguradoras de seguro auto? Confira aqui!

Como consultar uma corretora na SUSEP

Agora é chegada a vez das corretoras no nosso artigo de como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP.

  1. Acesse a página inicial da SUSEP e clique em “Corretores de Seguros” no menu ao topo. Ao fazer isso, uma nova guia será aberta contendo a página “Sistema de Corretores“.
  2. Clique em “Encontrar um corretor” no menu na lateral esquerda da página.
  3. A página apresentará três campos a serem preenchidos: o tipo de pessoa, o CNPJ ou CPF e o produto. Preencha-os e clique em “Pesquisar”.
  4. O site da SUSEP apresentará as corretoras correspondentes aos dados fornecidos. Nos resultados constarão o nome, o CNPJ, se a empresa foi recadastrada no novo sistema e os produtos relativos à atividade de corretagem.

Há outra forma de consultar seguradoras e corretoras na SUSEP?

Sim, tem como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP e confirmar a regularidade delas por meio da “Certidão de Regularidade”. Trata-se do documento no qual a SUSEP afirma que a seguradora ou corretora de seguros está autorizada a operar conforme a legislação vigente.

Como emitir a certidão de regularidade de seguradoras

  1. Acesse a página inicial da SUSEP e desça a barra de rolagem até visualizar a área denominada “Serviço para o Cidadão”.
  2. Clique em “Emissão de certidão”. Ao clicar, uma nova guia será aberta contendo a página “Emissão de Certidões“.
  3. Nela, preencha o campo destinado ao CNPJ ou nome da empresa conforme instruções fornecidas pelo site.
  4. Após isso, basta clicar em “Consultar”. A página mostrará as empresas encontradas conforme o dado inserido.
  5. A página indicará o nome, seguido do CNPJ e da opção “Clique aqui para emitir a certidão de regularidade”. Selecione essa opção. Ao fazê-lo, uma nova guia será aberta contendo a “Certidão de Regularidade”. 

Como emitir a certidão de regularidade de corretoras

  1. Siga os passos 1 e 2 explicados acima.
  2. Abaixo dos campos a serem preenchidos na página de “Emissão de Certidões“, você verá a opção “Clique aqui para emitir a certidão de corretores”, clique nela.
  3. Preencha o campo disponível com o nome ou código SUSEP da corretora e selecione “Consultar”. Feito isso, página mostrará as corretoras encontradas conforme o dado fornecido.
  4. A página indicará o nome, seguido do código SUSEP, situação e a opção “Clique aqui para emitir a certidão de corretores”. Selecione essa opção. Ao fazê-lo, uma nova guia será aberta contendo a “Certidão de Regularidade”. 

Esperamos que nosso artigo sobre como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP tenha sido útil para você. Para mais informações sobre seguros, acompanhe as publicações da Smartia.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *