Confira o passo a passo de como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP.

Você sabia que o site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) está com novo visual? O endereço e a interface também mudaram.

Para mantê-lo atualizado, vamos fornecer um passo a passo de como consultar seguradoras e corretoras no novo site da SUSEP. Também iremos te ensinar o que é e como emitir a certidão de regularidade de uma corretora ou seguradora.

Saiba como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP
Imagem: Pxhere

Como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP: por que é importante realizar a consulta?

Como indicado pela SUSEP no “Guia de Orientação e Defesa do Consumidor”, antes de contratar qualquer plano, é preciso:

  • Certificar-se de que a corretora, seja pessoa física ou jurídica, está habilitada e registrada na plataforma da SUSEP;
  • Conferir se a seguradora possui registro na SUSEP.

Tais medidas são necessárias para evitar a contratação de serviços de empresas falsas, ilegais e/ou que não seguem as regulamentações da SUSEP. 

Para cumprir essas recomendações basta saber como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP. 

Se a empresa não constar nos registros, não faça negócios com ela. 

Destacamos que é importante preencher as informações requeridas pela SUSEP com atenção ao realizar as consultas. Qualquer erro de digitação ou número inserido indevidamente pode impedir que a ferramenta de consulta encontre a seguradora ou corretora mesmo se ela estiver no sistema da SUSEP.

Como consultar uma seguradora na SUSEP?

1. Acesse a página inicial da SUSEP e clique em “Empresas autorizadas” no menu ao topo. Ao fazer isso, uma nova guia será aberta contendo a página “Consulta de Empresas Autorizadas

2. Você visualizará três campos a serem preenchidos com informações da empresa. Digite o nome, selecione o estado e o tipo de empresa a ser consultada. Feito isso, clique em “Procurar”.

3. O site da SUSEP apresentará as empresas correspondentes aos dados fornecidos. Nos resultados constarão o CNPJ, o Código FIP (Formulário de Informações Periódicas), o endereço, telefone e data de autorização/cadastramento da seguradora.

Caso queira, você pode clicar em  “Informações sobre Seguradora” e “Informações sobre Dependência e Representações” para saber mais.

Quer saber quais são as melhores seguradoras de seguro auto? Confira aqui!

Como consultar uma corretora na SUSEP

Agora é chegada a vez das corretoras no nosso artigo de como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP.

  1. Acesse a página inicial da SUSEP e clique em “Corretores de Seguros” no menu ao topo. Ao fazer isso, uma nova guia será aberta contendo a página “Sistema de Corretores“.
  2. Clique em “Encontrar um corretor” no menu na lateral esquerda da página.
  3. A página apresentará três campos a serem preenchidos: o tipo de pessoa, o CNPJ ou CPF e o produto. Preencha-os e clique em “Pesquisar”.
  4. O site da SUSEP apresentará as corretoras correspondentes aos dados fornecidos. Nos resultados constarão o nome, o CNPJ, se a empresa foi recadastrada no novo sistema e os produtos relativos à atividade de corretagem.

Há outra forma de consultar seguradoras e corretoras na SUSEP?

Sim, tem como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP e confirmar a regularidade delas por meio da “Certidão de Regularidade”. Trata-se do documento no qual a SUSEP afirma que a seguradora ou corretora de seguros está autorizada a operar conforme a legislação vigente.

Como emitir a certidão de regularidade de seguradoras

  1. Acesse a página inicial da SUSEP e desça a barra de rolagem até visualizar a área denominada “Serviço para o Cidadão”.
  2. Clique em “Emissão de certidão”. Ao clicar, uma nova guia será aberta contendo a página “Emissão de Certidões“.
  3. Nela, preencha o campo destinado ao CNPJ ou nome da empresa conforme instruções fornecidas pelo site.
  4. Após isso, basta clicar em “Consultar”. A página mostrará as empresas encontradas conforme o dado inserido.
  5. A página indicará o nome, seguido do CNPJ e da opção “Clique aqui para emitir a certidão de regularidade”. Selecione essa opção. Ao fazê-lo, uma nova guia será aberta contendo a “Certidão de Regularidade”. 

Como emitir a certidão de regularidade de corretoras

  1. Siga os passos 1 e 2 explicados acima.
  2. Abaixo dos campos a serem preenchidos na página de “Emissão de Certidões“, você verá a opção “Clique aqui para emitir a certidão de corretores”, clique nela.
  3. Preencha o campo disponível com o nome ou código SUSEP da corretora e selecione “Consultar”. Feito isso, página mostrará as corretoras encontradas conforme o dado fornecido.
  4. A página indicará o nome, seguido do código SUSEP, situação e a opção “Clique aqui para emitir a certidão de corretores”. Selecione essa opção. Ao fazê-lo, uma nova guia será aberta contendo a “Certidão de Regularidade”. 

Esperamos que nosso artigo sobre como consultar seguradoras e corretoras na SUSEP tenha sido útil para você. Para mais informações sobre seguros, acompanhe as publicações da Smartia.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *