Como funcionam as coberturas adicionais do seguro auto

As coberturas adicionais do seguro auto são aquelas que você escolhe como extras para seu carro. Veja tudo sobre o assunto no artigo!

Na dúvida se vale a pena contratar coberturas adicionais do seguro auto? Pois, na maioria das vezes, vale sim a pena.

Isso porque, as coberturas adicionais do seguro auto vão garantir proteção extra para seu carro. Afinal, a cobertura compreensiva, que é a mais comum, oferece proteção limitada.

A cobertura compreensiva é a proteção mínima mais comum nas seguradoras. Ela normalmente cobre roubo e furto, colisão, incêndio e queda de raios.

Já as coberturas adicionais vão além disso, dependendo do que você contratar. A seguir, apresentamos as proteções disponíveis. Continue lendo!

Como funcionam as coberturas adicionais do seguro auto

Imagem: Getty Images

Opções de coberturas adicionais do seguro auto

São várias as opções de cobertura adicional disponíveis no mercado e elas ainda variam de acordo com a empresa.

Por isso, na hora de contratar o seguro do carro, é essencial verificar o que exatamente a empresa oferece.

Assim você poderá escolher as melhores coberturas para seu veículo, de acordo com o que você precisa.

Mas vale destacar que há coberturas adicionais que são tratadas como básicas por algumas seguradoras. Ou então, as empresas oferecem-nas como um bônus gratuito ao cliente. É essencial conferir o que já está em sua apólice antes de contratar novas coberturas.

Listamos abaixo apenas algumas das coberturas adicionais disponíveis no mercado. Há várias outras para escolher.

Carro Reserva

A cobertura adicional de Carro Reserva funciona para quando o veículo segurado sofre um sinistro. Pode ser que ele precise de conserto, ou que seja roubado ou furtado.

Em todos esses casos, o carro ficará indisponível. Mas com a cobertura de carro reserva, a seguradora vai disponibilizar um novo veículo para você.

Dessa forma, você poderá usá-lo enquanto seu carro não estiver disponível.

Danos a vidros

A cobertura para vidros, lanternas, retrovisores e faróis geralmente é adicional. Assim, se você quiser ter seus prejuízos cobertos em caso de danos, precisará contratar essa cobertura extra.

Proteção para acessórios

A proteção adicional para acessórios pode cobrir itens como aparelho de som, aparelho de TV ou de comunicação no carro. Sem a proteção você terá que pagar sozinho por prejuízos com esses equipamentos.

Kit gás

Seu carro funciona a gás? Então, essa cobertura extra será importante. Com ela a seguradora vai cobrir os danos que o kit gás sofrer, nas mais variadas situações. Como em caso de colisão, roubo ou incêndio.

Assistência 24 horas

Serviços de assistência 24 horas são os mais comuns a aparecerem como um bônus gratuito para o cliente. Mas, mesmo assim algumas seguradoras consideram essa uma cobertura adicional e você precisará pagar por ela.

A Assistência 24 horas oferece opções como guincho, chaveiro, suporte mecânico, auxílio em caso de pane seca, troca de pneus e mais.

Perda de faturamento

Quando o carro é usado para o trabalho essa é uma proteção adicional importante para o veículo.

Com ela, caso seu carro sofra sinistro e não possa ser usado, você receberá valores relacionados ao faturamento perdido durante o período em que o carro ficar indisponível.

Sou obrigado a contratar coberturas adicionais do seguro auto?

As coberturas adicionais não são obrigatórias. Como seu nome sugere elas são extras, que você pode ou não contratar, conforme desejar.

Como você viu no tópico anterior, são várias as proteções desse tipo. O ideal é escolher aquelas que combinam com as necessidades do seu carro.

Se você desejar fazer essa contratação basta conversar com o corretor de seguros. Assim, ele poderá incluir as proteções na apólice.

Como contratar coberturas adicionais para carro?

Para contratar coberturas adicionais você precisará indicar esse desejo ao seu corretor de seguros.

Em geral, o corretor vai apenas determinar as proteções básicas para o seu carro. Você precisará apontar para ele quais adicionais precisa.

Nesse momento, confira quais são as coberturas disponíveis na seguradora escolhida. As opções variam muito segundo a empresa.

Na dúvida, pergunte ao corretor para quê cada cobertura serve. Assim, será mais fácil escolher aquelas que trarão benefícios ao seu caso.

Aliás, vale dizer que as coberturas adicionais vão influenciar diretamente o preço do seguro. Então, quanto mais coberturas você adicionar ao seguro, mais caro ele deve ficar.

Por isso é tão importante escolher apenas coberturas que façam sentido ao seu caso. Do contrário você vai pagar por algo que não vai usar.

Por exemplo: se sua cidade não sofre com enchentes, por que você deveria contratar essa cobertura adicional?

Lembre-se disso na hora de fazer sua cotação. Com esse cuidado você terá um seguro auto bastante personalizado, exatamente com as coberturas adicionais que você precisa.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *