12 hábitos ao dirigir que aumentam o consumo de combustível

Os motoristas estão sempre em busca de dicas para economizar combustível. Quando na verdade, existem alguns hábitos que aumentam o consumo de combustível. Descubra quais são eles neste artigo.

O combustível é um dos maiores gastos que uma pessoa que possui um carro tem. Não é à-toa que os motoristas estão sempre atrás de dicas de como economizá-lo ou onde conseguir mais barato.

É fato que um veículo de design arrojado acaba sendo capaz de economizar o combustível, mas, saiba que existem alguns hábitos que aumentam o consumo de combustível. Acompanhe este artigo e descubra quais são eles.

12 hábitos ao dirigir que aumentam o consumo de combustível

Descubra quais são os hábitos que aumentam o consumo de combustível

Existem 12 hábitos comuns que aumentam o consumo de combustível ao dirigir, veja quais são eles e comece a evitá-los para sentir a economia:

  1. Pneus não calibrados

Conduzir um veículo com os pneus meio vazios, força o sistema de suspensão e de direção do carro, reduz a vida útil dos pneus e ainda aumenta o consumo de combustível.

A maneira mais simples de evitar esse problema é verificando a calibragem dos pneus pelo menos 1 vez por mês. Já que é comum eles perderem em torno de 0,15 bar por mês. Verifique, no manual de instruções, qual é calibragem ideal para o seu tipo de veículo, e elimine uma das situações que aumentam o consumo de combustível.

  1. Arrancadas com o pé mais pesado

Pisar até o fim no acelerador, todas as vezes que se está arrancando, é um dos fatores que aumentam o consumo de combustível. Isso ocorre porque, todas as vezes que pisamos até o fim, o carro entende que é necessária mais potência, e consequentemente, acaba consumindo mais combustível para atingir tal performance.

  1. Usar constantemente o ar condicionado

Todos sabem que usar o ar condicionado é um dos motivos que aumentam o consumo de combustível. Principalmente se ele for sempre ligado no máximo. Para evitar esse consumo excessivo, aproveite para andar dentro da cidade com os vidros abertos, ao invés de ligar o ar.

  1. Circular em estradas com os vidros abertos

Vai parecer contraditório, mas, dirigir em estradas com os vidros abertos pode ser sim uma das práticas que promovem o aumentam o consumo de combustível. No entanto, dentro do perímetro urbano, em velocidades menores esse não é um problema. Esse hábito só aumenta o consumo de combustível quando praticado em estradas ou locais onde a velocidade de locomoção é maior. Isso acontece porque o ar que entra dentro do veículo, promove uma força contrária a locomoção do carro, fazendo com que o motor necessite de mais potência para se manter na velocidade desejada.

  1. Não alinhar o veículo

Sentiu que o carro está puxando mais a direita, ou mesmo esquerda? Seu veículo está desalinhado, e esse problema além de reduzir a vida útil dos pneus, ainda aumenta o consumo de combustível. Logo, assim que você sentir o carro puxando para um lado, procure um profissional de confiança e resolva essa questão.

  1. Abastecer com combustíveis misturados ou ruins

Quem opta por abastecer com combustível de qualidade ruim, certamente visitam muito mais do que gostariam os postos de combustível. Isso acontece porque a qualidade do combustível afeta diretamente o nível de consumo dele.

Se você possui um carro Flex e tem o hábito de misturar os combustíveis, também está fazendo errado. Misturar os combustíveis faz com que o motor necessite de mais energia para processar os alimentos. Já que, quando dois ou mais combustíveis são misturados é preciso que o sistema de injeção processe esse combustível antes de usá-lo. O que demanda ainda mais o consumo do mesmo.

  1. Dirigir por pequenos trajetos

Em cidades maiores, muitos motoristas utilizam do carro para fazer percursos de 5 km de distância. Isso faz com que as arrancadas e manobras para estacionar o veículo sejam mais frequentes, e esses hábitos aumentam o consumo de combustível. Por isso, prefira fazer pequenos trajetos a pé.

  1. Não transporte bagagens na parte externa do carro

Evite transportar bagagens na parte externa do veículo. Alguns objetos como pranchas e bicicletas precisam ser transportados na parte externa do veículo. No entanto, malas e pacotes não precisam e não devem ser transportados na parte externa do carro. O ideal é que elas sejam limitadas apenas no porta-malas.

  1. Mantenha uma distância segura do veículo a sua frente

Quanto mais perto você estiver do carro da frente, mais será preciso de força para frear o carro, e posteriormente para fazê-lo voltar a velocidade que se encontrava antes de frear. Portanto, um dos motivos que aumentam o consumo de combustível é esse.

  1. Ponto morto aumenta o consumo de combustível

Muitos motoristas acreditam que, deixar o veículo em ponto morto, sempre que possível economizar combustível, mas isso está longe de ser uma verdade. Mesmo em ponto morto, o veículo ainda está funcionando, e consumirá combustível para manter-se assim. Por isso, o mais indicado é que o carro seja desligado em grandes congestionamentos.

  1. Não carregue peso demais

Se você for fazer um trajeto mais longo, com peso no carro, a lógica é que o consumo de combustível aumente. Por isso, é interessante que se transporte apenas os necessários em viagens, como roupas e sapatos.

  1. Não fazer a revisão do carro

Deixar de cuidar do carro pode acabar sendo um dos fatores que aumentam o consumo de combustível. Manter uma casa e uma vida em ordem é difícil e necessário, afinal, carros descontrolados acabam gastando mais combustível que o esperado.

Prevenir problemas e possíveis aumentos do consumo de combustível, além de ser muito mais seguro é também mais autêntico.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *