Cote o seu consórcio online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Fazer um consórcio para apartamento é a melhor opção para você? Saiba tudo sobre esse tipo de consórcio e como contratá-lo.
Esta modalidade de compra está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), a contratação de consórcios aumentou 29% no primeiro semestre de 2022.
Por envolver menos burocracia, muitos consideram o consórcio imobiliário uma opção promissora para adquirir a primeira casa, sem se preocupar com as taxas de juros envolvidas em um financiamento.
Mesmo considerando o consórcio uma boa opção, alguns ainda têm dúvida sobre como funciona na prática. Esse artigo visa esclarecer essas dúvidas e te ajudar a tomar a melhor decisão no seu caso.
Consórcio para apartamento – O que é?
No consórcio imobiliário, assim como nos demais tipos, pessoas com um interesse em comum (nesse caso, a compra de um apartamento), são reunidas em um grupo gerido por administradoras.
Nesses grupos, cada participante se compromete em pagar um valor determinado mensalmente, criando uma espécie de fundo comum.
Em cada mês, o valor que se tem em caixa (proveniente das mensalidades dos membros) é disponibilizado em forma de carta de crédito para que um dos membros, escolhido por sorteio, compre seu apartamento. A administradora, responsável pelo grupo, organiza esses sorteios mensais.
Outra opção, para acelerar a aquisição do bem, é oferecer um lance. Dessa forma, aquele que oferecer o maior lance, receberá em troca a sua carta de crédito.
Como funciona?
No consórcio, diferentemente do que acontece nos financiamentos, não há incidência de juros. Além do valor do bem que pretende-se adquirir, o consorciado arcará apenas com as taxas administrativas e do fundo de reserva.
A taxa administrativa é um valor destinado a empresa administradora do consórcio, para gerenciar o grupo, organizar as cartas de crédito, sorteios, assembleias e afins.Já o fundo de reserva existe com o objetivo de proteger o grupo de situações que poderiam prejudicar os demais participantes, como casos de inadimplência.
Mesmo com as taxas envolvidas, o custo de adquirir um imóvel através de um consórcio é menor do que pelo financiamento. Além disso, outro benefício é a ausência de entrada, o que torna a compra mais acessível.
O prazo do consórcio, geralmente, é longo, podendo durar até 240 meses. Isso quer dizer que se o participante não der um lance vencedor, ou for contemplado, ele só poderá comprar seu apartamento ao fim do prazo vigente. Esse fator é algo que pode desencorajar quem precisa do imóvel com urgência.
Para saber se o consórcio é uma alternativa viável, é possível fazer uma simulação online, no site da empresa de consórcio escolhida, ou por meio de um consultor de vendas.
Como contratar um consórcio para apartamento
O primeiro passo, naturalmente, é calcular o custo. Antes de se comprometer com uma dívida extensa como a da compra de um imóvel, o futuro consorciado deve fazer um orçamento, contemplando as taxas administrativas, os possíveis reajustes anuais e avaliar se terá condições de honrar o pagamento das mensalidades.
Em seguida, é recomendável fazer uma pesquisa cuidadosa para escolher uma empresa que esteja devidamente autorizada a prestar tais serviços.
O Banco Central é o órgão responsável por regular as empresas que administram os consórcios. Por meio de uma consulta feita no site do BC é possível evitar consórcios fraudulentos.
Após essa verificação, chegou a hora de entrar em contato com a empresa escolhida. Nesse momento é importante tirar todas as dúvidas sobre o contrato, os prazos e conferir se as informações sobre direitos e deveres estão de acordo com a lei do Brasil.
Além desses cuidados, é bom já ter uma ideia do tipo de apartamento que deseja comprar, e qual é o valor dele, para que assim você possa escolher o melhor plano e não tenha surpresas na hora de realizar a compra.
Em uma compra por meio de um consórcio, é possível utilizar o saldo do FGTS para oferecer um lance, completar a carta de crédito (caso o apartamento desejado tenha um valor superior ao da carta), para pagar parte das prestações ou até mesmo quitá-las.
Então se você quer comprar seu apartamento, com menores taxas de juros, parcelas flexíveis e não tem pressa, com certeza o consórcio imobiliário é a opção indicada para você.
Nenhum comentário