Como funciona o consórcio para aposentados – tire suas dúvidas

O consórcio para aposentados representa o planejamento para adquirir um bem ou serviço, sendo mais vantajoso por não incidir juros e ter descontos.

Você já parou para pensar em como funciona o consórcio para aposentados? Caso tenha se aposentado, mas nunca considerou essa linha de crédito para você, saiba tratar-se de uma modalidade favorável. Veja mais detalhes a seguir.

O consórcio, em si, consiste em um tipo de crédito no qual um grupo gerido por administradora paga mensalmente, um determinado valor. O montante tem, como objetivo, adquirir um determinado bem.

Quando se fala em consórcio para aposentados, temos algumas vantagens em relação aos demais grupos. Entre elas, menor burocracia e descontos pela probabilidade inferior de inadimplência. Confira!

Como funciona o consórcio para aposentados - tire suas dúvidas
Imagem de Vlada Karpovich / Pexels

Como funciona o consórcio para aposentados?

Inicialmente, o formato do consórcio para aposentados é similar ao dos demais grupos. Isso independe da administradora ou carta de crédito selecionada. A principal diferença, entretanto, está na facilidade da negociação.

Normalmente, há menor burocracia para adesão, além da concessão de descontos bem favoráveis para o grupo. Isso se dá porque, a princípio, os aposentados oferecem baixo risco de inadimplência, pois seus rendimentos são creditados mensalmente.

E como aderir a um consórcio para aposentados? Primeiro, é preciso entrar em contato com uma administradora de confiança. Em seguida, verificar quais as opções e, a partir daí, aderir a um grupo que tenha o objetivo de adquirir o mesmo bem ou serviço.

O próximo passo é informar-se sobre as condições, duração e valor das parcelas. Após a assinatura do contrato, a pessoa deve acompanhar os sorteios mensais e, caso seja contemplada, resgatar a carta de crédito para, então, adquirir o seu bem.

Um dos pontos importantes a destacar é que valor da carta não é pago ao contemplado ou contemplada, mas direto para o vendedor. Por isso, a necessidade de contratar uma administradora bem estruturada.

Recebendo o montante, é possível adquirir o bem ou serviço à vista, pois o valor é pago assim que a pessoa beneficiada escolhe o que vai comprar.  

Vantagens do consórcio para aposentados

A pessoa aposentada recebe seus rendimentos mensalmente, diretamente em conta. Sendo assim, a probabilidade de não arcar com seus compromissos é menor. Essa premissa é considerada pelas administradoras de consórcio ao formatar o serviço.

Deste modo, as parcelas são ocasionalmente menores, bem como as burocracias para contrato. Outra vantagem importante do consórcio para aposentados diz respeito à comparação com o financiamento.

Primeiro, por não haver incidência de juros nas parcelas, como ocorre ao financiar um bem. A única taxa cobrada é a de serviços, destinada à administradora. Ainda assim, representa um valor menor do que os juros cobrados pela financiadora.

Ademais, o consórcio para aposentados é menos burocrático que qualquer financiamento. Por fim, caso não queira esperar para ser sorteado ou sorteada, pode dar um lance. Assim, antecipa o recebimento da carta de crédito. 

Consórcio como aliado na aposentadoria

Além de saber como funciona o consórcio para aposentados, vale a pena entender que a modalidade pode te ajudar a se aposentar. Veja como.

Sabemos que, com o consórcio, você paga mensalmente uma parcela para, ao ser contemplado ou contemplada, receber a carta de crédito. O destino do dinheiro pode ser, por exemplo, a compra de um imóvel que, posteriormente, seja alugado.

Daí, aquele aluguel mensal vale como uma renda no futuro. Sem falar que, a depender do tipo de consórcio, ao ser contemplado, recebe o montante em dinheiro. Daí, é só investi-lo no que achar conveniente.

Vale a pena investir no consórcio para aposentados?

Em suma, o consórcio para aposentados, no que concerne à estrutura, funciona da mesma forma que para os demais grupos. Ou seja, paga-se um valor mensal, atentando-se ao sorteio dos contemplados.

Se a pessoa preferir, pode dar um lance para adiantar o recebimento da carta de crédito. O planejamento ou objetivo pode ser a compra de um bem, a contratação de um serviço ou até o recebimento do dinheiro para uma cirurgia, por exemplo.

A vantagem do consórcio para aposentados está nos descontos normalmente mais baixos nas parcelas, além da burocracia menor. Um cuidado a ter, entretanto, é quanto à contratação da administradora, que deve ser idônea e ter boas referências.

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *