Como conseguir um consórcio com menor taxa

Pensando em entrar em um consórcio, mas não quer sofrer com taxas abusivas? Então acompanhe este artigo e descubra como conseguir um consórcio com menor taxa no mercado.

Os consórcios estão se tornando muito populares, tanto pela imensa variedade de finalidades para que eles podem ser contratados, como pela flexibilidade nas parcelas, o que torna o pagamento muito mais acessível.

Eles podem ser contratados para a compra de casas, veículos, eletrodomésticos e eletrônicos, ou até mesmo para o pagamento de serviços como festas de casamento, cirurgias plásticas e mais.

No entanto, quando se decide entrar em um consórcio, sempre existem dúvidas em relação a taxas e seu funcionamento. Se você está com essas questões, não se preocupe.

Neste artigo explicaremos um pouco sobre o funcionamento desse serviço e como conseguir um consórcio com menor taxa.

Como conseguir um consórcio com menor taxa

Imagem: Getty Images

Como conseguir um consórcio com menor taxa?

O primeiro passo para conseguir um consórcio com menor taxa é definir o valor que você precisa e o número de parcelas e valores que pode pagar. Feito isso, o passo seguinte é pesquisar muito.

Quanto mais orçamentos de diferentes empresas você tiver, maiores serão suas chances de conseguir uma boa oferta.

Com todos os orçamentos em mãos, o passo seguinte é saber como comparar as taxas em cada um deles, para assim encontrar o consórcio com menor taxa do mercado.

É importante deixar claro que, quando usamos o termo taxa de um consórcio, não estamos falando sobre juros.

Os consórcios são considerados como uma espécie de financiamento sem a incidência de juros, mas eles normalmente possuem uma taxa, conhecida como TA – Taxa Administrativa.

A taxa administrativa é um valor fixo que as empresas responsáveis pela realização do consórcio cobram, como remuneração por seus serviços prestados.

A melhor forma de saber quanto você pagará de TA, é pegar o valor total que geralmente vem discriminado na proposta, e dividir pelo número de parcelas do grupo de consórcio em que você pretende entrar.

A TA geralmente é apresentada em porcentagem, por exemplo, você vai entrar em um grupo de consórcio automotivo no valor de R$ 60 mil.

Se a taxa do consórcio for de 16%, basta calcular 16% do valor da carta de contemplação e então, dividir esse valor pelo número de meses do prazo do grupo.

Fazendo isso, com todas as propostas que você tem em mãos, você saberá exatamente quanto pagará de taxa em cada empresa selecionada e poderá então conseguir um consórcio com menor taxa.

Se você quiser entender melhor como funciona a TA – Taxa Administrativa dos consórcios e como realizar esse cálculo, vale a pena visitar o blog da ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Entenda um pouco mais sobre como funciona um consórcio

A maneira mais simples de explicar como funciona o consórcio é o comparando a uma poupança, de pagamento obrigatório. Afinal, é basicamente assim que ele funciona.

Você escolhe o que deseja comprar, define o valor total desejado, o número de parcelas que pode pagar e escolhe um grupo para participar.

Ao final do pagamento de todas as parcelas, você recebe uma carta de crédito no valor total e então, compra o seu bem, ou serviço.

Durante o consórcio, todos os meses uma ou mais pessoas do seu grupo serão sorteadas e poderão receber a carta de crédito, antes da conclusão das parcelas.

Além do sorteio, existe a possibilidade de dar um lance e comprar a carta de créditos antes da finalização do consórcio.

No entanto, é importante dizer que, caso você seja sorteado antes do término das parcelas, você deverá continuar pagando as mensalidades todos os meses, até o final.

Isso vale também para quem dá um lance e consegue a carta de crédito adiantada.

A diferença nesse caso é que o lance dado pela carta de crédito, será descontado no valor das parcelas que ainda estão por vencer. Geralmente nas últimas parcelas do contrato.

Outra informação importante sobre o funcionamento do consórcio é que esse sorteio e a possibilidade de lances, acontecem mensalmente em reuniões marcadas previamente com todos os integrantes do grupo. A saber, faltar a essas reuniões pode lhe render penalidades como ser excluído dos próximos sorteios, ou não poder dar lances.

Para quem não tem pressa de realizar uma aquisição, o consórcio pode ser um excelente negócio!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento desse serviço e como conseguir um consórcio com menor taxa. Será bem mais simples encontrar uma empresa com preços justos e começar a investir no seu sonho.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *