Cote o seu consórcio online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

A cota contemplada no consórcio permite a compra de um bem como carro ou imóvel. Para ter acesso a ela é necessário estar com o pagamento em dia e seguir as regras da administradora.

Uma das maneiras de comprar um bem como um carro ou imóvel é optando pelo consórcio. Essa modalidade permite fazer o pagamento de forma parcelada.

Diferente do financiamento, o consórcio funciona como uma espécie de poupança administrada por uma empresa.

Todo mês, o consorciado faz o pagamento do valor que é usado para formar um fundo para o grupo. Esse dinheiro é utilizado para fazer o pagamento da carta de crédito da pessoa contemplada.

Como funciona a cota contemplada no consórcio
Imagem: Getty Images

O que é a cota contemplada?

A cota contemplada no consórcio corresponde ao valor que o cotista tem direito. Cada um dos participantes paga para receber um determinado valor em carta de crédito.

Todos os meses um ou mais participantes são sorteados para receber a carta. Cada administradora pode usar uma regra diferente para o sorteio, sendo que os participantes têm direito de acompanhar. Pode ser por urnas próprias, loteria federal e outros.

Ao ser contemplada a pessoa terá direito a utilização da carta. Isso pode ocorrer logo no início do consórcio como no final dele.

Outra possibilidade de ter uma cota contemplada no consórcio é fazer um lance. Nesse caso, em vez de aguardar ser sorteado, a pessoa oferece o lance de um valor. O lance não pode ser maior do total a pagar.

Se a oferta for maior do que a dos demais cotistas, a pessoa terá direito a receber uma cota contemplada.

O que fazer após a contemplação?

Para que a pessoa seja contemplada ela deve fazer parte do grupo, ser sorteada ou fazer o maior lance.

Mas, para que tenha direito a carta de crédito deve respeitar algumas regras, entre elas não estar com o pagamento das mensalidades atrasadas.

Para que possa receber a contemplação, a pessoa deverá dar garantias que garantirão o pagamento das mensalidades futuras a vencer.

Será necessário apresentar alguns outros documentos como comprovante de rendimentos, CPF, RG, comprovante de endereço, etc. A lista com esses pode variar conforme o tipo de consórcio e a administradora.

Estando tudo certo, receberá o ok para procurar o bem que deseja adquirir e pagar com a carta de crédito.

Como posso usar a cota contemplada no consórcio?

A carta disponibilizada na cota contemplada no consórcio serve para comprar o bem acordado no momento da adesão. Por exemplo, pode ser para comprar um imóvel, um carro, eletrodomésticos e outros.

Em alguns casos ela pode ser bastante específica, por exemplo, um carro de uma determinada marca e modelo. Pode também ser genérica, para a compra de qualquer veículo automotivo.

mulher entregando chaves do carro carro
O consórcio é a chave para conquistar seus objetivos. Faça já sua cotação.

O uso é bastante simples, depois de escolher o bem que deseja comprar é preciso informar ao consórcio. Serão solicitados os documentos para verificação se não existe nenhuma irregularidade.

Estando tudo certo, você apresenta a carta de crédito da cota contemplada no consórcio na empresa ou para a pessoa que está fazendo a compra. Com esse documento a administradora do consórcio fará o repasse de valor para o vendedor.

Vale ressaltar que o cotista em nenhum momento receberá o dinheiro, esse é repassado diretamente ao vendedor.

Um ponto de atenção é em relação aos valores. Se o bem adquirido tiver um valor superior ao da carta, será possível usar a carta combinada com recursos próprios para chegar ao total.

Outra possibilidade é o bem ter um custo inferior. Nesse caso é possível utilizar o crédito da carta para complementar outros custos relativos a que está sendo comprado como os custos dos documentos de transferência, pagamento de impostos, seguro, etc.

Posso comprar uma cota contemplada no consórcio?

Uma possibilidade é comprar uma cota que já tinha sido contemplada. Nessas situações, uma pessoa que não participa do grupo consorciado pode adquirir esse crédito de alguém que foi sorteado.

Nesse caso a recomendação é procurar diretamente a administradora, pois existem fraudes sobre o assunto.

Veja com a empresa as cartas disponíveis, valores e os custos das parcelas que ainda precisam ser pagas. Se estiver de acordo pode fazer a compra da cota contemplada no consórcio.

A vantagem de optar por esse caminho é que entrará no grupo já com a carta de crédito em mãos para fazer a compra do seu bem.

Por outro lado existem desvantagens. Mas, será preciso pagar à vista todo o valor já quitado pelo antigo proprietário e poderá ser cobrada uma taxa pelo trâmite. O investimento inicial pode ser mais alto e precisa ser analisado.

A cota contemplada no consórcio é uma ajuda para quem deseja adquirir um bem. Para poder usá-la, não se deve esquecer que existem alguns requisitos a serem cumpridos.

Avalie este post

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *