Saiba mais sobre as coberturas do seguro para terceiros.

O seguro para terceiros é geralmente um tipo de cobertura presente na maioria dos seguros. Principalmente nos seguros de automóveis, em que existe a responsabilidade civil.

E se você ainda não conhecia esse tipo de seguro, veja as principais informações sobre ele.

Como funciona o seguro para terceiros
Imagem: Getty Images

O que é o seguro para terceiros?

O seguro de terceiros, geralmente feito para os seguros de automóveis, é a cobertura de responsabilidade civil.

No trânsito não estamos sozinhos, por isso, precisamos ter cuidado com os pedestres, passageiros e motoristas. Esse cuidado é necessário para evitar acidentes que possam gerar prejuízos para os dois lados.

E se você sofrer um acidente que gere danos no carro ou lesões na outra pessoa envolvida, ou no passageiro que está com você, a seguradora irá fazer a cobertura dos custos de reparação.

Esses custos de reparação podem ser consertos do carro, despesas médicas no caso de algo mais sério que leve a hospitalização ou ferimentos.

Assim como a despesa referente a atendimentos jurídicos, se o outro lado entrar na justiça, a cobertura do seu seguro irá fazer a indenização de acordo com a franquia que você possui.

Isso evita que você, como motorista, sofra prejuízos financeiros decorrentes de um acidente de carro.

Qual é a cobertura do seguro contra terceiros?

O seguro contra terceiros, possui três coberturas diferentes e principais, sendo elas os danos materiais, corporais ou morais.

Os danos materiais são referentes a propriedade e patrimônio do terceiro, como por exemplo o seu carro ou moto.

E os danos corporais ou pessoais são referentes a invalidez que possa ser causada em um acidente, lesões, ferimentos ou morte.

Já os danos morais são acionados quando o terceiro, a outra pessoa envolvida no acidente, entra com alguma ação judicial contra o motorista que causou o acidente.

Em todos esses casos existem características específicas em que o acidente deve estar inserido para que seja coberto pela seguradora.

Quais os valores de proteção deste seguro?

O valor de proteção ou o valor do prêmio do seguro, é diferente em cada uma das seguradoras e pacotes escolhidos pelo cliente.

Esse valor que será pago pela seguradora vai ser definido durante a sua conversa com o corretor de seguros.

Sempre estamos passíveis a sofrer um acidente, infelizmente, por isso esse ponto deve ser considerado durante a contratação do seu seguro.

Ou seja, apesar dos carros de luxo não serem muito comuns, devemos contar com eles ao definir o valor do prêmio, já que um acidente envolvendo esse tipo de veículo pode vir a acontecer algum dia.

E se o seu valor de cobertura for de X, mas o acidente gerou uma despesa de Y, você terá que pagar a diferença, arcando do seu próprio bolso.

Por isso a importância de definir com sabedoria o valor de proteção do seguro.

O seguro para terceiros possui franquia?

A franquia é geralmente de seguros de carros, e se refere ao valor estipulado que o segurado precisará arcar para que a seguradora faça certos reparos. É a participação obrigatória dos segurados em caso de um sinistro.

E muitas pessoas têm dúvida se ao acionar o seguro para terceiros ele possui franquia. A resposta disso é: não.

A seguradora dará todo o suporte necessário para o pagamento da indenização e de sua cobertura.

Como acionar o seguro para terceiros?

Depois de sofrer algum tipo de acidente, os sinistros, a primeira coisa a ser feita é conferir se as outras pessoas se machucaram e como está o estado delas.

Será necessário dar entrada em um Boletim de Ocorrência para que fique registrado e possa comunicar a seguradora.

Depois entre em contato com a seguradora, pode ser via telefone, aplicativo ou pelo site e acione o sinistro.

Eles irão pedir uma série de informações referentes ao acidente, tenha também o contato dos terceiros envolvidos para que você possa fazer o acompanhamento e pagamento da indenização.

A seguradora tem 30 dias depois da solicitação para pagar a indenização, mas se eles pedirem algum tipo de documentação a mais esse prazo reinicia.

Agora que você conhece mais sobre o seguro para terceiros, pode descobrir se para você é mais vantajoso esse seguro exclusivo ou um seguro de automóveis com essa cobertura.

5/5 - (1 vote)

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *