Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Muitos fatores são levados em conta no momento que é feito o cálculo do valor de seguro de moto. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

Não existe uma fórmula exata para saber o valor de seguro de moto, já que muitos detalhes são levados em consideração no momento da cotação, por isso, falaremos um pouco mais como é feito este cálculo, já que esta é uma dúvida que passa pela cabeça de muitos motociclistas.

É importante ressaltar antes de falarmos sobre o valor de seguro de moto é que este assunto deve ser pensado entre as pessoas que usam uma motocicleta no dia a dia, afinal, infelizmente, aumentou os assaltos nos últimos anos, principalmente, nas grandes cidades. 

Mas, claro, que ter um seguro de moto pode facilitar bastante a vida de quem usa este veículo como, por exemplo, existir a possibilidade de usar um guincho caso a moto pare de funcionar ou até mesmo ser ressarcido em caso de acidente. Por conta disso, deixou de ser uma opção para ostentação e, sim, uma necessidade para quem pilota uma moto.

Não dá para ficar sem, não é mesmo? Então, fique atento neste texto que mostraremos como é calculado o valor de seguro de moto.

Como é calculado o valor de seguro de moto
Imagem: Getty Images

Como é o cálculo do valor de seguro de moto?

Entre os principais fatores que podem alterar o valor de seguro de moto estão: idade do condutor principal, valor da moto na tabela Fipe, quais locais o condutor costuma percorrer diariamente juntamente com a frequência que a motocicleta é utilizada no dia a dia, tempo de habilitação do condutor, dentre outros detalhes. 

É bom ter na cabeça que as duas coisas que mais interferem no valor de seguro de moto: frequência de uso e o valor que vale a sua moto.

Quando o assunto é a idade do condutor, se ele for muito novo, o valor também será mais alto. Esta diferença acontece porque os números de acidentes entre as pessoas mais novas são maiores. A regra vale para motoristas entre 18 e 25 anos.

Assim como acontece quando se contrata um seguro de carro, mulheres têm desconto no valor de seguro de moto porque as empresas entendem que elas são mais cuidadosas. Geralmente, esta porcentagem pode chegar até 23%.

A sua rota também pode influenciar no valor a ser pago pelo seguro. Se você frequentar lugares em que tem altos índices de assaltos, pagará mais pelo serviço.

O tempo de habilitação e a quantidade de sinistros é outro ponto que pode influenciar no valor do seguro de moto. Se você já dirige há mais tempo e não teve nenhum sinistro, a tendência é que pague menos pelo serviço contratado.

Além destes pontos acima, outro fator que pode alterar o valor de seguro de moto é a cobertura escolhida. Quanto mais itens forem adicionados ao contrato, mais caro você pagará pelo seguro.

Quais são as opções de seguro de moto que encontramos nas seguradoras?

Quando você estiver pesquisando sobre o valor do seguro de moto, encontrará dois tipos de seguros disponíveis: o compreensivo e o não compreensivo. Conheça mais detalhes de cada um:

1 – Seguro de moto compreensivo

Esta opção é mais completa que você achará nas seguradoras porque tem maior abrangência e cobertura de perda total, em caso de acidente.

Se a moto sofrer um dano que seja menor que 75%, o assegurado será ressarcido com uma parte do conserto e o proprietário da moto arruma a outra parte, realizando o pagamento da franquia.

Ah! E por falar em franquia, fique bem atento no valor da cobrança deste serviço no momento de assinatura do contrato porque, caso precise utilizar, o valor a ser pago deve ser acessível.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

2 – Seguro de moto não compreensivo

Aqui o condutor escolhe algumas coberturas específicas, de acordo com a sua necessidade. Nesta modalidade, geralmente, as pessoas optam por proteção apenas de furto ou roubo.

Se você escolher o seguro de moto não compreensivo, não terá que pagar a franquia, caso precise acioná-lo, pois não tem cobertura de danos parciais na moto.

Uma dica importante, antes de contratar um seguro de moto, é fazer pesquisas na internet para conseguir um valor de seguro de moto ideal. Nos dias de hoje, existem diversas opções de empresas responsáveis por este tipo de serviço, então fale com o seu corretor e opte pela melhor opção que atende todas as suas necessidades.

Não tenha pressa e decida com calma sempre se baseando no valor de seguro de moto que você deseja pagar.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *