É obrigatório fazer boletim de ocorrência para acionar o seguro do carro?

Ter um seguro auto é algo bastante interessante. Afinal, a opção protege o condutor, ressarcindo seu prejuízo e o de terceiros após sinistros. Mas, e após um acidente, quais os passos? É obrigatório fazer boletim de ocorrência para acionar o seguro do carro?

Em algumas situações, é obrigatório fazer boletim de ocorrência para acionar o seguro do carro.

Mas apenas em algumas, porque há sinistros em que a simples solicitação do usuário é suficiente para que a seguradora libere a indenização.

Um seguro de veículo tem como objetivo ressarcir o condutor de eventuais prejuízos com o automóvel.

As indenizações são pagas, por exemplo, quando o carro sofre uma colisão e precisa ser consertado. Também são disponibilizadas quando há furto ou roubo do veículo.

Neste último caso, a indenização é paga para que o usuário consiga adquirir um novo carro, quando o seu anterior não é recuperado.

Além destes, um seguro de automóvel pode proteger contra incêndio, alagamento, queda de raio, queda de objeto sobre o veículo e vários outros.

Tudo depende dos tipos de coberturas contratadas, que diferenciam os seguros. As regras sobre o registro do Boletim de Ocorrência, porém, são as mesmas na maior parte das seguradoras.

É obrigatório fazer boletim de ocorrência para acionar o seguro do carro?

Imagem: Getty

Quando é obrigatório fazer um boletim de ocorrência?

São três as situações em que um boletim de ocorrência se torna fundamental para o acionamento do sinistro na seguradora.

A primeira delas é quando o carro é roubado ou furtado. Mais do que servir como um comprovante da ocorrência, esse documento emitirá um alerta para a polícia. Dessa forma, em abordagens dos agentes, eles poderão buscar por seu veículo.

Um BO também é obrigatório quando ocorre um acidente com vítimas. Aqui, há alguns passos importantes antes do registro do BO.

Por exemplo: logo após a colisão, é preciso verificar a situação das vítimas e acionar os serviços de socorro. Ao mesmo tempo, é necessário fazer a sinalização do local, para alertar os outros motoristas e evitar acidentes.

Outro ponto essencial é que as vítimas de um acidente de carro não devem ser movimentadas. A menos que haja risco de explosão ou incêndio dos veículos envolvidos.

Se houver, os indivíduos devem ser movidos com cuidado, para o mais longe possível da explosão.

Já o último caso em que é obrigatório fazer boletim de ocorrência para acionar o seguro do carro é na ocorrência de acidente com envolvimento de terceiros.

Em todos os acidentes deste tipo, mas principalmente quando o terceiro foge da cena da colisão.

Nesse cenário, o documento se torna ainda mais importante. Isso porque, quando uma colisão ocorre e é culpa de outra pessoa, o normal é que a seguradora deste terceiro pague por todo o prejuízo.

Não conhecendo o causador do acidente, porém, o usuário precisará acionar sua própria seguradora. Então, deverá possuir registro da ocorrência, especificando essa impossibilidade de cobertura pelo outro.

Como fazer o BO?

Essas regras são as mais comuns entre as seguradoras, mas podem variar. Por isso, leia o contrato do seu seguro e verifique o que a sua empresa de proteção especifica.

Na dúvida, converse também com o seu corretor. Assim, você terá todos os documentos necessários para solicitar a indenização.

O Boletim de Ocorrência deve ser registrado, de preferência, na delegacia mais próxima do sinistro ocorrido. Para saber o endereço dessa delegacia, você pode acessar o site da Delegacia de Trânsito ou ligar para o número 190.

De qualquer forma, você pode registrar um boletim de ocorrência para todos os outros tipos de sinistro. Eles só não serão obrigatoriamente solicitados pela seguradora.

Documentos necessários para acionar o seguro

Com o boletim de ocorrência em mãos, o motorista segurado precisa entrar em contato com a sua seguradora.

Cada empresa possui um passo a passo diferente para a solicitação e, com a ligação, o usuário pode ter certeza sobre cada um.

Em todo caso, o prazo máximo para a liberação dos valores é de 30 dias. O limite é determinado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Esse intervalo começa a ser contado a partir da data em que todos os documentos necessários são entregues à companhia. Geralmente, é necessário dispor dos seguintes documentos:

  • RG e CPF do indivíduo segurado;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de habilitação do condutor;
  • Boletim de ocorrência;
  • Cópia do prontuário médico do usuário e vítimas do acidente, caso algum atendimento médico tenha sido necessário no pós-sinistro;
  • Documento do carro do segurado;
  • Documento de compra e venda do veículo, preenchido e com firma reconhecida;
  • Caso o automóvel seja financiado, é necessário dar baixa no financiamento.

Agora você já sabe quando é obrigatório fazer boletim de ocorrência para acionar o seguro do carro.

Em caso de sinistro, realize o registro e entre em contato com a seguradora. Seguir todo o passo a passo da empresa é fundamental.

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