Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Está à procura de uma proteção para o seu carro? Saiba mais detalhes sobre como contratar um seguro auto parcial.

O seguro do carro é um dos itens mais importantes para quem possui um automóvel. Mas não são todas as pessoas que podem ter este custo nas suas demandas mensais. Então, vamos falar se vale a pena contratar um seguro auto parcial.

Deixar de ter um seguro para o carro pode ser um problema grave, principalmente, em caso de roubo e furto, não é mesmo? Para quem mora em cidade grande andar com o veículo segurado traz uma segurança, afinal, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil tem 64 veículos roubados ou furtados por hora.

Porém, segundo dados de uma pesquisa Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG), no Brasil, 30% dos carros que circulam pelas ruas das cidades brasileiras possuem um seguro de carro. 

Se você faz parte desta estatística de andar desprotegido, então, saiba se vale a pena contratar um seguro auto parcial.

Vale a pena contratar um seguro auto parcial? Veja as vantagens e desvantagens!
Imagem de Peter Fazekas / Pexels

Será que vale a pena contratar um seguro auto parcial?

Uma opção para aquelas pessoas que não conseguem pagar por um seguro completo para o seu automóvel, mas querem andar protegidos é o seguro auto parcial. Porém, será que vale a pena? Veja as vantagens e desvantagens.

A primeira coisa que você precisa ter na cabeça é que a principal diferença entre os dois está na cobertura das apólices. No seguro auto parcial a cobertura será apenas furto e roubo e, por isso, o custo fica, em alguns casos, 80% mais barato do que a outra opção que estamos acostumados.

Então, isso quer dizer, se você bater o carro, não terá a cobertura da seguradora e terá que arcar com todos os prejuízos para consertar o seu carro e de terceiros, se houver. Por este motivo, uma das recomendações é que este seguro seja contratado para as pessoas que não utilizam muito o carro.

Além do preço, outra vantagem é que o seguro auto parcial pode ser contratado pelas pessoas que possuem um carro com mais de 10 anos de fabricação, importado ou modificado. Já pelas outras apólices a contratação pode ser mais burocrática porque no caso de conserto, algumas vezes, pode ser difícil de achar peças originais. 

O que mais cobre o seguro auto parcial?

Mas não é só roubo e furto que a pessoa que tem um seguro auto parcial terá cobertura. Conheça mais itens que estão à disposição no contrato:

1 – Indenização

Além de ser uma opção mais barata de ter o carro protegido, em caso de roubo ou furto, não será necessário o pagamento da franquia. Outro ponto é que o pagamento da indenização é feito de forma integral, 100%, baseado no valor do carro na tabela Fipe.

Mais um detalhe é que, se o carro for achado e o reparo ficar acima de 75%, a seguradora dará como perda total e realizará o pagamento da indenização no valor integral.

2 – Assistência 24 horas

Um dos fatores que também faz com que as pessoas contratem um seguro auto é o fato do socorro 24 horas, concorda?

Então, quem tem um seguro auto parcial também terão o direito da assistência. Isso mesmo! Você poderá solicitar o guincho ou até mesmo um mecânico sem pagar nada a mais por isso.

3 – Rastreador

Com a contratação do seguro auto parcial, a seguradora oferecerá a instalação de um rastreador, que irá ajudar a encontrar o carro em caso de roubo, por exemplo.

Caso aconteça alguma coisa com o seu automóvel é só ligar na central, que funciona 24 horas, e comunicar o ocorrido. Rapidamente o carro será bloqueado e começará a identificação para descobrir a localização do veículo.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.

Mas, se você quer um “up” no seu seguro auto parcial também é possível incluir os itens. São eles:

  • Carro reserva por três períodos: 7, 15 ou 30 dias;
  • Coberturas, em caso de terceiros ou passageiros, para danos materiais e corporais;
  • Cobertura para vidros, faróis, lanternas e espelhos retrovisores;
  • Aumento da cobertura da distância do reboque com quilometragem definida ou até mesmo optar pela distância ilimitada.

O que você achou destas vantagens e desvantagens? Compartilhe com a gente a sua opinião se vale a pena contratar um seguro auto parcial.

5/5 - (1 vote)

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *