12 conselhos de um corretor para renovar seu seguro auto no Ano Novo

12 de dezembro de 2018

Não deixe para renovar seu seguro auto no Ano Novo na última hora. Veja neste artigo 12 conselhos de um corretor para fazer o melhor negócio.

O ano está no fim, e com o seguinte que se inicia, surgem muitas preocupações e contas a serem pagas. Se você já está preocupado com o próximo ano e quer começá-lo de uma maneira mais tranquila, o mais indicado é que você renove o seu seguro auto logo.

No entanto, no momento de fazer essa renovação, se você quiser fazer o melhor negócio, garantindo uma cobertura eficiente com preços menores, existem algumas dicas que devem ser seguidas.

Afinal, existem alguns fatores que influenciam no preço, que valem a pena serem revistos no momento da renovação da apólice.

Como a existência de motoristas adicionais, por exemplo. Acompanhe esse artigo e conheça os conselhos de um corretor para renovar seu seguro auto no Ano Novo e ter o melhor custo-benefício.

12 conselhos de um corretor para renovar seu seguro auto no Ano Novo

Como renovar seu seguro auto no Ano Novo

1 – Indique a sua profissão correta

O perfil do motorista é um dos principais fatores avaliados no momento de definir o preço do seguro, dentro dessa avaliação de perfil, a profissão exercida conta muito.

Por isso, quando estiver preenchendo o formulário, informe a sua função corretamente.

Quanto maior for o risco da sua profissão e maior for a probabilidade de o veículo ser usado para o trabalho, maior será o preço do seguro.

Converse com um corretor para ser orientado sobre a melhor maneira de preencher o formulário, sem mentir.

2- Adicione outro motorista na sua apólice

Adicionar um motorista secundário experiente, com um histórico de direção impecável pode baratear consideravelmente o valor do seguro.

Isso acontece porque, quanto melhor é o histórico de condução, mesmo que ele seja um motorista adicional, ou seja, que ande com o carro mais esporadicamente, menores serão as chances dele se envolver em um acidente, por isso, é levado em consideração, se a pessoa não tem multas ou notificações de trânsito, características que fazem a pessoa tende a conseguir um valor mais baixo.

Portanto, vale a pena incluir um motorista secundário que tenha um bom histórico no trânsito, alguém que use o carro poucas vezes na semana como a esposa, pai, mãe ou outra pessoa que possa lhe fornecer essa vantagem.

3 – Não renove seu seguro em cima da hora

Se você deixar para renovar seu seguro no último minuto de sua vigência, não terá tempo de pesquisar outras cotações e encontrar uma cobertura ou preço, mais vantajosa.

Ao invés de fazer a renovação automática, cerca de 1 ou 2 meses antes do vencimento, faça uma cotação para poder analisar as coberturas variadas, que atendam suas necessidades. Você poderá se surpreender com a diferença de valores que existe e o quanto pode economizar.

4 – Pague à vista

Se reparar bem nas propostas ofertadas, na maioria das vezes, o pagamento parcelado tem acréscimo de juros. Infelizmente, as pessoas se atentam apenas ao valor das parcelas e esquecem de fazer as contas do total que está sendo cobrado.

Ao optar por pagar à vista, é possível conseguir um bom desconto no seguro e economizar bastante. Se isso não for possível, prefira um parcelamento menor, a economia será um pouco menor, mas ainda compensa.

5 – Corte os extras desnecessários

Já parou para analisar tudo o que você está pagando no seguro e nem sequer cogitou em usar? Cada uma das coberturas gera um valor a mais, se você não sai do país com um carro porque pagar por uma cobertura no exterior? Ou se você já possui um seguro residencial porque está pagando a assistência residência?

Verifique tudo o que está sendo cobrado e retire da apólice no momento de renovar seu seguro no Ano Novo, poderá se surpreender com a economia.

6 – Avalie a necessidade do carro reserva

O carro reserva é um extra que muitas vezes o cliente nem é questionado se deseja ter, porém, pode gerar custos e ser desnecessário. Pense bem, se você ficar sem o seu carro por alguns dias, terá muitos transtornos?

Existe a possibilidade de usar o carro de um familiar ou o transporte público por um período? Se tem outras opções, dispensar o carro reserva pode ser uma boa alternativa.

7 – Reavalie sua franquia

Esse é um fator importante do seguro que merece receber a devida atenção. A franquia é o valor que o segurado deverá arcar em caso de um sinistro parcial onde o seguro é acionado. Quanto maior ela for, menor será o valor do seu contrato do seguro e vice-versa.

No entanto, é preciso que haja cuidado ao optar pela escolha da franquia mais alta, por isso, converse bastante com seu corretor e procure fazer a escolha que lhe parecer mais acertada.

8 – Vigência da apólice

O mais comum é que o seguro auto seja feito pelo período de 1 anos, mas algumas seguradoras oferecem outras opções. Por exemplo, você pode optar por fazer o seguro apenas por 6 meses, mas acabará pagando um valor maior.

Em contrapartida, existem as opções de seguro auto por 2 anos, nesses casos, é possível conseguir baixar o preço do seguro devido a maior permanência. Essa é uma dica valiosa para renovar seu seguro auto no Ano Novo.

9 – Tenha um rastreador

Uma das grandes preocupações das seguradoras está relacionada ao roubo e furto de veículo, pois, muitas vezes, os carros não são encontrados, sendo preciso pagar a indenização integral ao segurado.

Exatamente por isso, se possui um rastreador veicular instalado em seu carro, a chance de ele ser recuperado aumenta muito.

Além disso, contar com esse equipamento fará com que seu seguro tenha um valor bem menor na renovação, portanto, vale muito a pena investir em um rastreador ou localizador veicular.

10 – Saiba escolher o seu corretor

Essa é uma dica muito importante, afinal, o corretor é quem lhe dará muitas dicas de como conseguir o melhor seguro.

Por isso, procure um profissional com credibilidade, confiável e que esteja devidamente cadastrado na SUSEP, órgão que regulamenta todo o setor de seguros.

Além disso, é fundamental que você converse muito com ele, a fim de estabelecer um relacionamento próximo e tire absolutamente todas as suas dúvidas. Afinal, esse é o profissional que irá lhe ajudar na contração do seguro auto.

11 – Invista na negociação

Algumas pessoas acreditam que, quem deve saber negociar é o corretor de seguros. mas, se você for uma pessoa esperta e atenta aos detalhes da oferta e suas necessidades, poderá negociar com o corretor as melhores coberturas e valores.

12 – Use sua classe de bônus na renovação do seu seguro auto

E por fim, não esqueça de usar seus pontos da classe de bônus na renovação do seu seguro. Eles são adquiridos sempre que você encerra a vigência de uma apólice sem nenhum sinistro registrado. E, podem dar descontos que variam de 5% até 40%!

Agora que já conhece os principais conselhos de um corretor para renovar seu seguro auto no Ano Novo, basta juntar todos os documentos necessários e marcar uma hora com seu corretor.

Certamente você conseguirá uma excelente cobertura e com um valor justo. E poderá começar o ano que se inicia sem preocupações com a proteção do seu carro ou seu orçamento.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *