É melhor um veículo a diesel ou a gasolina? Veja vantagens e desvantagens

Compartilhe em suas redes:

Você está em dúvida sobre escolher um veículo a diesel ou a gasolina? Acompanhe este artigo e conheça as vantagens e desvantagens desses motores.

Por mais que os motores movidos a diesel não sejam permitidos em carros de passeio no país, a dúvida sobre escolher um veículo a diesel ou a gasolina sempre acaba surgindo para algumas pessoas. Especialmente quando o assunto são os veículos de modelo SUV e picapes. Visto que, apenas os veículos com capacidade igual ou maior a 1.000 kg podem contar com motores a diesel.

Nestes casos, como saber qual escolher? Afinal não se pode considerar somente o custo do combustível para esta escolha. É preciso que detalhes como desempenho e manutenção, por exemplo, sejam observados também. Neste artigo mostraremos as desvantagens e vantagens dos motores em questão. Para tornar sua escolha mais assertividade entre um veículo a diesel ou a gasolina.

É melhor um veículo a diesel ou a gasolina? Veja vantagens e desvantagens

Como escolher entre um veículo a diesel ou a gasolina?

Muito mais importante do que escolher o modelo a cor ou a montadora onde será comprado seu próximo carro, é preciso que você escolha as especificações do motor e, caso estejamos falando de um carro com carga útil igual ou superior a 1.000 quilos, você terá uma questão a mais para decidir no momento da compra.

Precisará decidir se comprará um veículo a diesel ou a gasolina. Sabemos que, os veículos com esse espaço de carga útil, produzidos e/ou comercializados no país são encontrados também com motores a diesel. E, no momento da compra de um veículo como esse é normal ficar em dúvida.

Afinal, o que compensa mais, pagar um pouco valor maior por um carro movido a diesel e economizar com o abastecimento do combustível, ou investir uma quantia menor na compra de um veículo movido a gasolina e pagar mais quando abastecer?

Muito mais que considerar o custo do abastecimento e do investimento de compra, é preciso que o desempenho, a manutenção, a frequência de uso e mais uma porção de fatores também sejam considerados. Veja a seguir os fatores a serem considerado na escolha da compra.

O que considerar na escolha de um veículo a diesel ou a gasolina?

O primeiro fator a ser considerado nesta escolha é o uso do veículo. Ou seja, este será um veículo para o dia a dia, cujo uso será frequente, ou estamos falando de um veículo que servirá apenas para passeios e situações esporádicas?

Se estivermos falando de um tranporte que rodará mais, talvez seja mais interessante optar por um que custe mais caro na compra, mas, que proporcione economia no abastecimento. Agora, se o veículo a ser comprado não será usado com frequência, não compensa investir esse valor a mais para economizar no combustível.

Se você pretende viajar longas distâncias ou com uma certa frequência e não é o tipo de pessoa que troca de carro todos os anos, pode ser que entre escolher um veículo a diesel ou a gasolina, o mais viável seja a primeira opção.

Mas, se a performance, direção confortável e níveis baixos de ruído são considerados importantes, certamente o modelo a gasolina será a escolha mais apropriada. Já essa categoria de motor atende bem tais exigências e, também promove uma melhor resposta em ambientes urbanos.

Entenda a diferença de um veículo movido a diesel e um movido a gasolina

As principais diferenças entre um veículo a diesel ou a gasolina, que acabam contando como fatores de escolha são que:

Principais características dos motores a diesel

Os modelos com motores movidos a diesel costumam ser maiores, mais robustos e de maneira geral, com uma pegada esportiva. Além disso, seus motores também oferecendo uma potência e torque em baixas rotações, características que os tornam mais resistentes.

No entanto, estes mesmos modelos de motores a diesel, além de serem tornarem o veículo mais caro no momento da compra, alguns modelos chegam a custar 30% a mais que os veículos de motor a gasolina. Eles também necessitam de um investimento maior na hora da manutenção. Visto que, algumas peças do veículo como o sistema de filtros e as bombas de injeção acabam sendo mais exigidas, por isso, precisam de constante atenção.

Além disso, estas são as peças mais caras quando o assunto é reposição, o que pode fazer de uma simples ida ao mecânico uma experiência verdadeiramente dispendiosa. Ou seja, apesar de terem uma durabilidade muito maior e usarem um combustível mais barato, eles podem acabar saindo mais caro do que se imagina.

Sem mencionar que o seguro auto para esses modelos, acaba sendo mais caro também, exatamente pelo custo das peças de reposição e a mão de obra ofertada, além claro dos maiores índices de roubo que esses carros apresentam.

Entre os pontos positivos, além da economia no abastecimento que poderá ser imensa, outro fator que poucas pessoas conhecem em relação aos motores movidos a diesel é que os modelos mais novos, contam com filtros e catalisadores que fazem com que o veículo possua um nível de poluente quase zero.

Mas, esses modelos de motores precisam ser aquecidos para funcionar com eficiência, então, esteja certo de que, em dias frios, você precisará ligar o carro alguns minutos antes de sair andando com ele.

Principais características dos motores a gasolina

Esses motores, além de possuírem um valor menor de investimento no momento da compra, também vem se tornando mais econômicos do que se imagina. os modelos mais novos passaram por aperfeiçoamentos que lhe permitem fazer muito mais km/l. O que torna o fator, economia comparada ao motor movido a diesel, uma diferença bem pequena.

Esses motores também são muito mais confortáveis e estáveis em relação à direção, além de serem menos ruidosos e apresentarem um melhor desempenho em relação ao trânsito na cidade. No entanto, diferentemente do modelo anterior, mesmo com tanta tecnologia, os motores a gasolina acabam sendo muito mais poluentes que os, a diesel.

Vantagens e desvantagens dos motores movidos a diesel e os movidos a gasolina

Para que você possa escolher com mais eficiência entre um veículo a diesel ou a gasolina, vale comparar as vantagens e desvantagens que esses modelos oferecem. Veja a seguir algumas das características principais a serem comparadas:

  • Valor do combustível: no Brasil atualmente, os preços do diesel estão em torno de R$ 3,384 enquanto a gasolina segue a R$ 4,495.
  • Consumo: além do diesel ser bem mais em conta que a gasolina, já existem modelos no mercado com motores capazes de fazer até 25 km/l.
  • Valor do motor: além de serem maiores os motores a diesel contam com uma tecnologia mais moderna, o que os tornam mais caros.
  • Manutenção: pelo fato do motor a diesel ser mais moderno ele também conta com uma manutenção mais cara.
  • Desempenho: se você está buscando um veículo capaz de circular a velocidades mais altas e com mais conforto, procure então por um motor a gasolina.
  • Durabilidades: apesar de contar com uma manutenção e peças mais caras os veículos a diesel são mais resistentes. E quando mantidos em boas condições também contam com melhores preços para a revenda.

Portanto, para que a escolha ideal entre um veículo a diesel ou a gasolina seja feita é preciso que você tenha muita atenção e analise todos esses pontos abordados com cuidado. Apenas assim, você poderá fazer a escolha certa.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:


Compartilhe em suas redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *