Você já ouviu que a gasolina aditivada é mais eficiente, mais pura e que rende mais? Estamos certo de que sim. Por isso, preparamos esse artigo, para você tire essas dúvidas e descubra se gasolina aditivada compensa!
Algumas pessoas costumam enfrentar muitas dúvidas relacionadas à seus carros, inclusive quando o assunto é abastecimento. Para veículos Flex as vezes, pode ser difícil decidir entre a gasolina e o álcool, agora, se estamos falando de um veículo que trafega apenas com gasolina a dúvida é outra, abastecer com a comum ou a gasolina aditivada compensa é melhor?
Essa é uma dúvida constante e bem mais comum do que se imagina, e ao contrário do que a maioria das pessoas pode pensar, nem sempre abastecer com gasolina aditivada compensa. Preparamos esse artigo para que você entenda melhor como isso funciona, e ponha um fim definitivo nessa dúvida.
Entenda a diferença entre a gasolina comum e a aditivada
Pode parecer um tanto óbvio, mas, os dois tipos de gasolina existem por razões diferentes, e isso precisa ser considerado no momento da escolha. Além disso, é importante que se entenda que a melhor escolha para o seu carro sempre dependerá da indicação da montadora dele.
É comum que no manual de instruções do veículo venha descrito qual o nível ideal de octanagem para que seu carro tenha um bom desempenho. Portanto, leia o manual e descubra o mais indicado para o seu veículo.
Gasolina comum
Carros acostumados a rodar com gasolina comum, devem continuar funcionando dessa maneira. Se você desejar realizar a troca e passar a usar a aditivada, é recomendado que uma limpeza no carburador e bicos injetores seja feita. Assim você evitará que essas peças sofram um entupimento.
Além disso, quando se trafega em locais com trânsito livre, como rodovias e estradas, por exemplo, onde é possível atingir velocidades mais altas, o mais indicado é que utilize gasolina comum.
Gasolina aditivada
Ela nada mais é do que a mesma gasolina comum com a adição de dispersantes e detergentes especiais, que atuam na boa manutenção e limpeza do motor e de todas as áreas por onde o combustível costuma circular.
O uso da gasolina aditivada compensa quando a ideia é preservar o motor e seus apêndices livre de resíduos que provocam entupimentos. Fazendo assim com que a mecânica do veículo dure muito mais, além de reduzir a necessidade e custos de manutenção.
Se você costuma trafegar em locais onde o trânsito é mais lento, então a gasolina aditivada compensa. Usá-la promoverá um melhor desempenho para seu veículo.
Gasolina aditivada em carros Flex
Se você possui um carro que pode circular tanto com gasolina como com etanol, então não se preocupe, qualquer tipo de gasolina que você usar, seja ela normal ou aditivada será bem aceita pelo motor. Varie o quanto quiser!
Faça seu próprio combustível aditivado
Caso você queira abastecer com gasolina aditivada, mas, não confie muito no posto em questão, o mais indicado é que você abasteça com gasolina comum e depois acrescente um aditivo que pode ser comprado em postos de gasolina, lojas de peças e concessionárias.
Mas, é importante nesses casos que você respeita a exata porcentagem de aditivo que deve ser usada, sempre descrito na embalagem do produto adquirido.
Por que a gasolina aditivada protege a parte interna do motor?
O motivo que faz com que as pessoas pensem que a gasolina aditivada compensa, é o desempenho de seu papel. Que além de limpar o motor, também é proteger as peças internas, reduzindo os desgastes do tempo, os atritos das peças internas e aumentando assim a vida útil do mecanismo mais importante do seu carro, o motor.
As substâncias presentes em sua composição, formam uma película protetora ao redor das paredes dos cilindros e anéis, diminuindo o atrito entre eles e aumentando o aproveitamento do sistema como um todo.
No entanto, é preciso lembrar que no Brasil, tanto a gasolina comum como a aditivada são produzidas com aproximadamente 27% de etanol. Essa mistura acontece para elevar a octanagem do combustível, mas no final das contas, acaba piorando o consumo do veículo.
Isso ocorre porque o combustível vegetal, possui um menor poder de calor que o combustível fóssil, e suas relações estequiométricas também são bem diferentes. Enquanto a gasolina precisa de 9 frações de ar para entrar em combustão, o etanol precisa de 14,7 frações de ar para promover o mesmo fenômeno.
Gasolina aditivada compensa? Conheça algumas verdades e mitos
Existem muitos mitos que rondam o uso da gasolina aditivada, e alguns deles devem ser desmistificados, conheça os principais:
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Gasolina aditivada deixa o motor ‘viciado’. Mito
Os motores Flex, por exemplo, são criados para receberem qualquer um dos tipos de combustíveis existentes, seja ele etanol, gasolina comum ou aditivada. Seu papel é apenas identificar o combustível e funcionar de acordo com o esperado.
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Gasolina aditivada eleva a potência do motor. Mito
Apenas gasolinas de octanagem alta desempenham esse papel, em motores de super desempenho. Esse não é o caso do combustível com aditivos que possui a mesma octanagem que o comum.
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Não é o combustível que deixa resíduos no motor, é o óleo para lubrificação. Verdade
O óleo para a lubrificação dos mecanismos do motor, apesar de ser importante para essa função e para resfriar as partes móveis que entram em atrito, é que suja os bicos de injeção e não o combustível.
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Não é vantagem abastecer com gasolina aditivada. Mito
Se você se preocupa com a durabilidade de seu motor, então abastecer com gasolina aditivada compensa, especialmente a médio e longo prazo. Já que ela promoverá um melhor funcionamento e mais limpeza ao motor.
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Basta abastecer de vez em quando com ela, para bons resultados. Mito
Para a aditivada cumprir de fato seu papel, que é manter limpo o motor, é preciso que ela seja usada com frequência.
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As gasolinas aditivadas são todas iguais. Mito
Cada marca dispõe de uma fórmula e aditivos específicos, logo, cada gasolina dispõe de dispersantes e detergentes distintos, que promovem resultados também distintos.
Se você tinha dúvidas em relação a abastecer o carro com gasolina aditivada compensar saiba que a resposta é sim, mas, desde que seja a médio e longo prazo. E apenas porque esse combustível manter o bom funcionamento e promove uma maior vida útil ao motor.
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