Como fazer a consulta da tabela Fipe para indenização do seguro

A consulta tabela Fipe para indenização do seguro é usada pelas seguradoras. Veja como ela funciona e o valor a ser recebido.

O seguro auto oferece uma série de benefícios aos segurados, entre elas a indenização em caso de perda total do veículo.

Uma dúvida que costuma surgir com muita frequência é de que maneira as seguradoras sabem qual o valor do veículo para que possam pagar a indenização.

Na maioria dos casos, está previsto em contrato que o valor pago será de acordo com o da Tabela Fipe. Para que saiba do que estamos falando, veja como ela funciona.

Como fazer a consulta da tabela Fipe para indenização do seguro

Imagem: Pxhere

O que é a Tabela Fipe?

A tabela Fipe é uma tabela que reúne valores de referência no mercado. Ela é elabora pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e considera valores de 24 estados.

O que ela apresenta é uma pesquisa com os valores de venda dos carros no mercado nacional e apresenta uma média que pode ser usada em negociações. Como cada região possui suas características e preços, essa podem variar.

Ela traz não apenas o preços dos carros, mas também de motocicletas, micro-ônibus, ônibus e caminhões seminovos e novos.

A atualização é constante e por isso as seguradoras entendem que essa é uma fonte confiável para saber o preço médio dos veículos e a usam como base para o pagamento das indenizações.

Como fazer a consulta Tabela Fipe para indenização do seguro?

Qualquer pessoa pode fazer uma consulta Tabela Fipe, ela é feita de forma online e gratuita.

O primeiro passo é acessar o site veiculos.fipe.org.br e já na primeira página está o campo para que seja feita a pesquisa.

Selecione o tipo de veículo

A pesquisa pode ser feita buscando por carro e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus e motos.

Selecione o tipo de veículo

Imagem: https://veiculos.fipe.org.br/

Feito isso abrirá o campo de pesquisa, essa deve ser feita no campo “pesquisa comum”.

Escolha o período de referência dos dados, automaticamente estará selecionada a data da última atualização, por isso, se quiser a mais recente basta deixar como está.

No campo 1 é necessário selecionar a marca do veículo que deseja consultar. Todas elas estão em ordem alfabética, então a pesquisa pode ser feita utilizando a barra de rolagem até chegar na desejada ou digitando o nome e o filtro fará a busca.

No campo 2 escolha o modelo do veículo, lembrando que para a pesquisa trazer resultados precisos, escolha as versões corretas. Podem haver diversas delas.

O próximo passo para consultar Tabela Fipe é selecionar o ano e tipo de combustível, esses serão filtrados conforme o modelo selecionado.

Como fazer a consulta Tabela Fipe?

Imagem: https://veiculos.fipe.org.br/

Clique em pesquisar

Todos os itens da pesquisa já estão selecionados e refinados, a opção que resta é clicar no botão “pesquisar” para que os resultados sejam apresentados.

O sistema fará a busca pelos dados selecionados e apresentará o resultado quase que instantaneamente.

Confira os dados da pesquisa

O site trará o resultado logo abaixo do campo em que a pesquisa foi feita.

Confira os dados da pesquisa

Imagem: https://veiculos.fipe.org.br/

A consulta Tabela Fipe traz me seus resultados o mês de referência dos dados, o código Fipe, marca, modelo, ano modelo, autenticação, data da consulta e preço médio.

Verifique as informações apresentadas e veja se conferem com o filtro que fez, se estiver tudo certo, terá acesso aos valores pelo quais os carros estão sendo comercializados.

É esse resultado que as seguradoras consideram para fazer o pagamento da indenização. Se quiser ter uma ideia de quanto o seu veículo está valendo, essa é uma fonte que pode usar.

Nova consulta

Se quiser fazer uma nova consulta em seguida, basta clicar no botão “limpar pesquisa” e o campos ficarão em branco para que possam ser preenchidos novamente com as novas informações que deseja.

O valor da indenização do seguro pode ser diferente da Tabela Fipe?

Sim. Como dito, a consulta da Tabela Fipe ocorre porque na maioria dos casos o pagamento é feito com base nela.

Para alguns pode não ser tão vantajoso, pois o preço apresentado na tabela é uma média de valores e, em alguns estados, o preço dos carros está acima dela.

Algumas seguradoras oferecem opções como, por exemplo, receber 110% ou 120% do valor da Fipe em caso de indenização, mas é claro que o custo do seguro será diferenciado.

É possível que seja escolhida outra forma de reembolso, com base em outras tabelas e valores de referência.

Não importa de que forma a indenização será paga, é necessário que ela esteja especificada no contrato para que o segurado esteja ciente sobre o sinistro.

A consulta da Tabela Fipe é bastante simples e se optou por esse forma de indenização em caso de sinistro, pode verificar quanto o seu carro está valendo hoje.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *