Quais são seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto

| Autor: Jeniffer Elaina

Entre as muitas dúvidas sobre seguro auto, uma das que mais causam preocupações é relacionada ao que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto. Acompanhe este artigo e descubra como proceder nesses casos.

No momento da contratação de um seguro auto, é fundamental que o segurado esteja atento aos detalhes da apólice.

Pois são exatamente nesses detalhes que se encontram os deveres e direitos do segurado e da seguradora.

Antes de assinar o contrato, é muito importante lê-lo com atenção e tirar todas as dúvidas com o corretor.

Um detalhe que passar desapercebido pode virar uma dor de cabeça no futuro!

Especialmente quando a seguradora se nega a pagar sinistro.

Se ela estiver seguindo o que está especificado no contrato adesão, recorrer dará muito trabalho.

Estar em situações onde a empresa de seguro se nega a cumprir com o acordado é mais comum do que se imagina.

Mas, na maior parte das vezes, há um motivo justo.

Neste artigo, você descobrirá o que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto. Continue lendo!

Quais são seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto

Imagem: Getty Images

Conheça as situações que fazem a seguradora não pagar a indenização do seguro auto

Existem muitas situações que podem fazer a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.

A seguir, mostraremos algumas delas.

1.    Documentação incompleta

O primeiro e mais comum dos motivos que fazem a seguradora não pagar a indenização do seguro auto é a ausência de documentos solicitados.

Muitas vezes, as pessoas não se atentam corretamente aos documentos exigidos e acabam esquecendo de entregar um ou mais deles após o sinistro.

Isso faz com que a indenização atrase ou mesmo seja negada.

Então, é preciso providenciar toda a documentação, para não ficar com a indenização retida.

Normalmente, quando falta algum dado, a empresa informa ao segurado.

Então, o prazo para pagamento da indenização, que é de 30 dias, é pausado.

Ele só será retomado quando as informações forem completadas.

2.    Atraso do pagamento da apólice

Este também é um motivo comum que faz com que a seguradora se negue a pagar a indenização.

Muitas pessoas optam por parcelar o valor da apólice e, quando acontece um sinistro e o segurado tem alguma parcela em atraso, a seguradora pode sim se recusar a pagar a indenização.

Por isso, procure manter seus pagamentos sempre em dia.

Na maior parte das vezes, a seguradora permite que o usuário negocie a dívida para receber a indenização.

Então, é importante conversar com a empresa caso este imprevisto aconteça.

Dependendo do tempo de atraso das parcelas, a apólice pode ser cancelada.

Nesse caso, não há o que ser feito.

Você terá que pagar sozinho pelo prejuízo com o carro.

3.    Falta de cobertura para o sinistro

Ao contratar uma cobertura apenas para casos de furto ou roubo, não espere que você receba uma indenização caso sofra uma colisão e seu carro seja caracterizado como perda total.

O seguro cobrirá apenas as situações descritas na apólice, as coberturas contratadas.

Então, esteja muito atento e consciente no momento de escolher suas coberturas e fechar o contrato do seguro auto.

O melhor é, sempre que possível, contratar um seguro o mais completo possível.

Ou seja, com o máximo de coberturas.

Assim, você terá a certeza de que será ressarcido caso algo ocorra.

Mas atenção: não contrate coberturas que não façam sentido ao seu caso.

Por exemplo: por que você contrataria uma cobertura contra inundação, se sua cidade não sofre esse tipo de problema?

O número de coberturas influencia diretamente o custo do seguro.

Exagerar pode ser um desperdício de dinheiro.

4.    Informações inverídicas

Muitas pessoas passam informações erradas ou omitem detalhes quando estão preenchendo a proposta do seguro, com a intenção de conseguir um preço menor na apólice.

Por exemplo: uma motorista mulher paga menos pelo seguro auto do que um motorista homem.

Afinal de contas, elas sofrem menos acidentes.

Este aspecto e a maior prudência das mulheres diminuem seu risco de sinistro, barateando o seguro.

Mas após um sinistro, a seguradora verifica se as informações que possui condizem com a realidade.

Se você é homem e dirige o carro todos os dias, mas sua esposa, filha ou outra contratou o sinistro em seu lugar, poderão ocorrer problemas.

Isso porque, a seguradora entenderá a contratação por outra pessoa como tentativa de fraude, de pagar menos pelo seguro.

Pela fraude, ela poderá se negar a pagar a indenização.

Portanto, no momento da contratação, não minta, nem omita nenhuma informação sobre seu veículo e a rotina de uso dele.

5.    Sinistros acontecidos em condições ilegais

Se você bater seu carro enquanto dirigia embriagado ou em uma corrida ilegal, por exemplo, não espere que o seguro cubra os danos.

Caso seja comprovado que o motorista estava agindo contra a legislação brasileira, ele terá o pagamento da indenização recusado.

Além disso, precisará prestar contas ao Estado brasileiro devido o seu descumprimento da lei.

Quais são seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto

Imagem: Pixabay/Free-Photos

6.    Acidentes com condutores não habilitados

Se uma pessoa sem carteira de habilitação pegar seu carro e sofrer um acidente com ele, o seguro não cobrirá as perdas.

Isso mesmo que você tenha cobertura para motoristas secundários.

A regra é simples: seu carro só deve ser dirigido por você e por pessoas indicadas como condutores secundários no contrato de seguros.

Você também pode emprestar o veículo para amigos e parentes, e ele ainda estará segurado.

Porém, se quem dirigir o carro for alguém sem CNH, você perderá todo o direito à indenização.

Por isso, nunca deixe que seu veículo seja dirigido por um indivíduo desabilitado e/ou menor de idade.

7.    Situações de risco

Você estacionou seu carro na rua, esqueceu de fechar uma das janelas e ele foi roubado.

Esta é uma situação onde cabe o que as seguradoras chamam de “Agravamento de Risco”.

Ou seja, você expôs seu veículo ao um risco maior do que o normal.

Se isso for comprovado, a seguradora pode, sim, se negar a pagar a indenização.

8.    Mudanças na estrutura e acessórios de valor

Promover mudanças na estrutura do carro pode fazer com que a seguradora se recuse a cobrir a indenização.

Principalmente se isso for feito durante o período de vigência e a seguradora não for comunicada.

O mesmo vale para se forem instalados equipamentos de valor que possam chamar mais a atenção de ladrões.

Em ambos os casos, o risco de sinistro do veículo será aumentado.

Seja por “atrair” ladrões, seja por modificar a estrutura do auto e favorecer acidentes.

Ou seja, as seguradoras fazem a análise de risco do veículo para determinar o preço do seguro.

Com as modificações no carro, esse risco pode aumentar.

Se isso ocorrer, o preço pago pela proteção não será correspondente ao que está sendo coberto.

Logo, a empresa poderá negar a indenização.

A dica é: sempre que possível, converse com a seguradora antes da modificação.

Assim, ela poderá te orientar quanto às mudanças necessárias no seguro.

Se as mudanças já tiverem sido feitas, entre em contato com a empresa e informe-a.

Pode ser algo simples, como o uso de um rádio automotivo.

Informar a seguradora vai permitir que ela recalcule o preço do seguro.

Para você, será melhor pagar um extra do que ficar sem indenização após um sinistro.

9.    Desastres naturais

Se a apólice contempla cobertura para desastres naturais e o local que o carro está estacionado alagar ou uma árvore cair sobre ele, você não terá dificuldade para receber a indenização.

Se não possuir essa cobertura, você precisará arcar sozinho com o prejuízo.

Outra coisa que pode ocorrer para a seguradora não querer pagar indenização é o motorista se colocar em risco e causar danos ao carro.

Por exemplo: se uma rua estiver alagada  e o indivíduo tenta atravessá-la com o carro, danificando o veículo, fica subentendido que a pessoa assumiu o risco.

Essa atitude  isenta a seguradora de pagar qualquer valor.

10.    Roubo na porta de casa

Se você declara que possui garagem em casa, mas o carro está estacionado na porta de casa e sofre um sinistro, pode ocorrer de não haver o pagamento da indenização.

Tudo bem que seus direitos caso a seguradora não pague a indenização do seguro auto devem ser preservados.

Mas, nesse caso, se entende que foram fornecidas informações inverídicas, já que no formulário o local que constava como o qual o carro ficava estacionado era a garagem.

Uma exceção pode ser no caso de uma parada rápida, como para buscar alguém ou almoçar.

Se a situação for comprovada, a indenização será paga normalmente.

É importante saber que muitas das regras são práticas comuns entre as empresas, tanto para auto quanto para o seguro para moto. Como na Caixa Seguradora, Azul Seguros, seguro Allianz, SulAmérica auto, entre outras.

O que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto mesmo você estando correto com seus deveres?

Você sofreu um acidente caracterizado como perda total, cuja o seu seguro auto atende.

Então, entregou todos os documentos dentro do prazo, está com o pagamento em dia e cumpre todas as obrigatoriedades acerca da apólice.

Mesmo assim, a seguradora se nega a pagar a indenização.

Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto, mesmo você tendo agido de maneira correta com a empresa, será preciso que você exija seus direitos.

Para isso, leia novamente a apólice, converse com seu corretor e garanta que seus direitos serão cumpridos.

É importante verificar qual o motivo da recusa.

A seguradora deve explicar o que está acontecendo para que o valor da indenização não seja pago.

Conforme as informações passadas por ela é que você saberá como proceder.

Algumas vezes, a solução é rápida, como entregar os documentos faltantes.

Mas há casos em que será preciso mover ação contra seguradora que não paga sinistro.

A recusa só deve acontecer se não houver cobertura para o sinistro, os pagamentos não estiverem em dia ou se o segurado descumprir com alguma cláusula.

Caso contrário, busque seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.

Um ponto de atenção antes de buscar o que fazer quando a seguradora não quer pagar é prestar atenção ao prazo.

Pode ser que a empresa não tenha negado o pagamento, mas ainda o está processando.

Tipos de indenização do seguro auto

O valor pago ao segurado varia conforme o que estiver estipulado na apólice.

Por exemplo: em caso de perda total, poderá haver o ressarcimento pela tabela FIPE.

Esse é o mais comum, apesar de alguns contratos terem valor diferente de indenização integral.

No caso de perda parcial, a seguradora pagará o reparo, mas o segurado precisa arcar com a franquia.

A franquia do seguro tem valor fixo ou percentual, que fica determinado na apólice.

Ela precisa ser paga sempre que ocorre uma perda parcial.

Ou seja, quando os danos ao veículo correspondem a, no máximo, 75% do valor de mercado do auto.

Já quando os danos são superiores a 75% do valor do carro, diz-se que houve perda total.

Como citado, essa é a situação em que a indenização correspondente à tabela FIPE será paga.

Os valores têm como objetivo permitir a compra de um novo carro, já que o anterior terá sido inutilizado.

Em ambos os casos, tanto para perda total quanto parcial, o prazo para pagamento da indenização é de 30 dias.

Isso a contar a partir da data de comunicação do sinistro e entrega de toda a documentação por parte do segurado para que seja um pagamento seguro, garantido.

Passado esse prazo, podemos entender que a seguradora não quer pagar indenização se não apresentar um motivo para o atraso.

O que fazer se a seguradora negar a indenização?

Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto e não houver acordo entre as partes, será necessário entrar com uma ação judicial para garantir os seus direitos.

Esse processo pode ser longo e demorado, e você precisará de um advogado.

Ou seja, se for necessário, procure um advogado especializado no assunto e mova uma ação judicial contra a seguradora.

A maior parte dos casos dessa natureza são ganhos pelos segurados, que acabam recebendo a indenização negada, mais uma indenização por danos morais e patrimoniais.

Agora você já sabe o que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.

Porém, antes de tudo, tente uma solução por um caminho mais amigável.

Isso provavelmente garantirá a resolução mais rápida do problema com a empresa.

Como saber o que contratei – direitos e deveres 

Para saber o que foi contratado no seguro do carro, é importante ler a apólice e tirar as dúvidas com seu corretor de seguros. 

Saiba que cada seguradora possui regras diferentes e elas variam com o tipo de proteção contratada.  

Além das coberturas, também existem regras específicas para o caso de carro de leilão, veículos antigos, entre outros.

Por exemplo, a Caixa Seguradora, Azul Seguros, seguro Allianz, SulAmérica auto, entre outros, seguem as regras da SUSEP. Mas, existe abertura para algumas regras estipuladas por elas mesmas, desde que respeitando o órgão responsável pelos seguros no Brasil. 

Então, ao ler o contrato do seguro, você saberá o que pode ou não, bem como o que está incluso como coberturas e os casos em que poderá ser negada a proteção. 

*Publicado em 31/08/2018 e atualizado em 31/01/2021.

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63 Comentários

  • ronaldo romulo de andrade says:

    Olá! Meu carro foi furtado e a seguradora não me dá uma resposta e já fazem 131 dias. Tento conversar, mas só fica falando que amanhã vai me passar a resposta. O que devo fazer?

  • Juci Heitz says:

    Boa tarde! Gostaria de saber em que momento a Sumula 616 do STJ é aplicada no caso de atraso de 11 dias do pagamento do boleto da mensalidade.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Juci!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.

      A Smartia atualmente é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente!

  • Elisandro says:

    Sendo que eu não faço uso de nenhuma espécie de bebida alcoólica, devido ter problemas de saúde. Mas a seguradora está irredutível, já acionei advogados, inclusiva a minha advogada questionou a seguradora e a resposta foi recusa mantida. Há a possibilidade de reverter isso, ou irei gastar dinheiro a toa?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Elisandro!

      Obrigada pelo contato.

      Entre em contato com a SUSEP, já que sua advogada já está dentro do caso.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • ELisandro says:

    Boa noite! Estou com problema com uma seguradora, uma motocicleta na contra mão, sem CNH, bateu na lateral do meu carro, onde ocasionou perca total, a seguradora não quer pagar, porque no B.O. saiu como odor etílico, sendo que minha amiga estava com passageira bebendo na hora, e na colisão voou para todo lado e no próprio B.O. está escrito condutor sem sinais visíveis de embriagues, mas mesmo assim a recusa foi mantida pela seguradora. O que fazer neste caso?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Elisandro!

      Obrigada pelo contato.

      Você precisa entrar em contato direto com o seu advogado ou a sua seguradora para ser atendido.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

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      Equipe Smartia

  • Djanildo Figueredo de Abreu junior says:

    Bom dia! Meu veículo foi furtado na porta da minha casa. Só que o veículo está no nome do meu cunhado e o seguro também. A corretora na hora de fazer apólice colocou o endereço de meu cunhado, só agora quando precisei acionar o seguro que a seguradora questionou. Será que eu posso reverter essa situação.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Djanildo!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.

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      • Bruno says:

        Bom dia ! Me envolvi em uma colisão onde deu perca total ao veículo. Não tenho os contatos e as informações referente ao condutor e a placa do veículo. Será que consigo fazer o B.O. e enviar para a seguradora mesmo sem os dados do outro condutor?

        • Andreia Silveira says:

          Olá, Bruno!

          Obrigada pelo contato.

          Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para saber qual o melhor procedimento para, assim, conseguir acionar o seguro.

          A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

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  • Adriana da Silva Oliveira says:

    Meu irmão foi assaltado no rodoanel, no dia de folga, mas a seguradora não quer pagar porque alega divergência de informação, meu irmão começou a trabalhar e passou a usar a moto como transporte, penso que se fosse em horário do trajeto e dia de trabalho até poderiam argumentar, mas como não é o caso, é certo eles não pagarem?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Adriana!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      É importante verificar o que diz no contrato assinado com a seguradora.

      Em caso de ainda ficar com dúvidas, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para saná-las.

      A Smartia atualmente é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente!

  • Priscila Ernega says:

    O que ocorre quando a seguradora faz a sua apólice e está ciente que o proprietário do veículo não tem habilitação, não foi formalizado isso. Porém a parte de preenchimento da CNH no momento de assinar o contrato foi deixada em branco e não mencionei em nenhum momento que um terceiro seria responsável. Agiram de má fé aceitando realizar o seguro.

  • Haroldo dos Santos Conceição says:

    Bom pessoal, estou num impasse com a seguradora, meu caminhão bateu em um paredão e danificou cabine, motor e o chassis empenou e possui uma rachadura de uns 10 cm. O chassis como parte importante na segurança do veiculo e de terceiro em vias publicas a seguradora não quer da o PT. Peço orientações e informações de como lhe da com esse fato. Se possui alguma jurisprudência que nos ampare em uma ação, sendo que usar solda do chassis pode colocar em perigo quem esteja trafegando nas vias do Brasil.

    Agradeço.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Haroldo!

      Obrigada pelo contato.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido ou com seu corretor de seguros. Se desejar, verifique com um advogado também.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Jeferson says:

    Bom dia!
    Fui roubado e meu seguro é Suhai, porém tinha feito em 12 vezes e a última prestação estava com atraso de 19 dias, que foi paga no mesmo dia do roubo, porém gostaria de saber se perco o seguro, porque eles falam que a parcela pode ser atrasada até 30 dias, porém após prazo de 30 dias você perde a cobertura e tem que ligar para fazer um acordo!

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Jeferson!

      Obrigada pelo contato.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Ana Regina says:

    Boa noite! O meu pai faleceu em agosto e a moto dele deu pt. Acionei a Porto Seguro e até agora nada de efetuar o pagamento para minha mãe, porque eles dizem que a gente não entregou o dut e a chave reserva mais entregamos tudo no local onde eles pediram para entregar do sinistro foi concluído agora eles estão alegando que a gente não entregou os documento e não querem pagar. O que eu faço, e eu posso pegar a moto de volta?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Ana Regina!

      Obrigada pelo contato.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido, com seu advogado ou com o corretor de seguros.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • dede says:

    Boa noite! Possuo seguro auto há 3 anos sofri colisão e foi decretada perda total da seguradora, mas meu carro possui um impedimento junto ao Detran de:(Depositário fiel). A seguradora não quer me pagar a indenização enquanto não resolver esse impedimento, mas não depende de mim e sim do Detran/MG. A seguradora pode negar de pagar a indenização por isso. sendo que ao fechar contrato comigo ela sabia da condição do veículo?

    • Andreia Silveira says:

      Olá!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Por favor, verifique com o seu corretor de seguros ou advogado sobre a questão.

      A Smartia atualmente é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Atenciosamente!

  • Wilson Gomes de Souza says:

    Olá, Boa tarde!
    Tenho um seguro da Suhai e no dia 30 /09 /2020 sofri um acidente e a seguradora está negando a pagar o sinistro sem uma explicação clara.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Wilson!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Sentimos muito pela falta de explicação por parte da seguradora.

      Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.

      Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.

      Atenciosamente!

  • Douglas Guido says:

    Olá! Sou motorista de aplicativo. Moro em Suzano, meu carro foi furtado na porta de casa, deixei estacionado e não coloquei na garagem. Após o passo a passo do processo, fui informado que meu pagamento foi negado, pois informei que tinha garagem e deixei pernoitar na porta de casa. Devo recorrer? Me ajude por favor.
    OBS: Estacionei às 19:30 e o carro foi furtado às 00:40.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Douglas!

      Obrigada por comentar na Smartia!

      Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.

      Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.

      Atenciosamente!

  • lucas mota lopes says:

    Estava parado em minha moto e veio um taxista e me atropelou, minha moto está um mês na oficina. Eu ligo e ficam me enrolando
    tenho direito a indenização? Toda vez que eu ligo, um empurram para outro e falam que não tem peça que está tentando conseguir, mas a como que eu fico sem moto até hoje. Minha vida está difícil sem minha moto.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Lucas!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Você deve procurar a seguradora responsável para que o seu caso deve ser avaliado individualmente.

      Atenciosamente!

  • Darcy says:

    Tive uma colisão no carro de um terceiro. Acionei a seguradora e ela deu PT no carro do terceiro. Porém quando mandei os documentos o corrimento de compra e venda dele estava fechado no nome dele, mas ele não tinha transferido o carro para o nome dele. Tem algum problema para o pagamento da indenização?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Darcy!

      Obrigada pelo contato.

      A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.

      Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.

      Atenciosamente,

      Equipe Smartia

  • Talita says:

    Olá! Meu caminhão pegou fogo deu PT, a perícia da seguradora afirma que o ocorrido foi criminoso, e eles não vão pagar, o que eu faço?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Talita!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Você precisa se informar junto ao seu advogado para conseguir a indenização do seguro.

      Atenciosamente!

  • Aline says:

    Sou a terceira em um sinistro, minha moto está na oficina há 15 dias e autorizaram apenas hoje, parte do conserto só, sendo que bati os dois lados e negaram peças bem óbvias que estragaram na batida. O que faço se eles continuarem a não autorizar todas as peças? Já foi feita 2 vistorias na oficina e o seguro só enrola.

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Aline!

      Obrigada por comentar na Smartia!

      Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas. As coberturas variam conforme o contrato assinado.

      Atenciosamente!

  • Fran says:

    Tive um acidente em junho. O segurador fez uma contravenção proibida, tenho b.o vários números de sinistro, a seguradora ficou mais de 14 dias com o meu meio de transporte, após o acordo faltou pagar os bens que rasgaram no acidente, e perdi o emprego pois foram 47 dias parados por conta do meu meio de transporte ter ficado no conserto. Agora a seguradora não me retorna e toda vez que a procuro, dá uma desculpa que está faltando documentos mesmo após ter fornecidos todos os documentos exigidos. O que fazer nesse caso?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Fran!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Se a seguradora está dificultando, entre em contato com a SUSEP ou um especialista para te ajudar o quanto antes possível.
      Assim, você terá uma instrução correta sobre como agir.

      Atenciosamente!

  • Suely José dos Santos says:

    Um veículo bateu em meu carro e este era segurado por uma seguradora, e a seguradora quer me dar o dinheiro para mandar consertar meu carro e não quer me devolver meu carro arrumado o que posso fazer?

    • Andreia Silveira says:

      Olá, Suely!

      Obrigada por comentar na Smartia.com.br!

      Entre em contato com um corretor de seguros para tirar suas dúvidas, com a seguradora responsável ou com a SUSEP.

      Atenciosamente!

  • Kelly Cristina Moreira Soares says:

    Tive o carro furtado, passaram seis meses, venceu o prazo é não me pagam. O que fazer?

    • Jeniffer Elaina says:

      Olá Kelly, caso não consiga conseguir um acordo direto com a seguradora, procure um advogado e entre com um processo, pois ele poderá avaliar o seu contrato e te instruir melhor.

      Abraço!

  • Fatima says:

    “Informamos que a análise externa e perícia técnica foi concluída e a Cia está declinando o atendimento, pois ficou confirmado que o incêndio foi provocado (vandalismo), não tendo cobertura técnica.” Tem como recorrer?

    • Jeniffer Elaina says:

      Olá Fátima, você deve verificar se consta em sua apólice esse tipo de cobertura. Caso não conste, não há como recorrer.

      Na dúvida, consulte um advogado.

      Abraço!

  • Josi says:

    Boa noite.
    Fiz um seguro de um veículo e fui roubada. Acionei o corretor, fui muito bem assistida, mas o pior de tudo que a seguradora pagou outro veículo que estava no seguro. O que devo fazer, pois minha vida virou um tormento?

    • Jeniffer Elaina says:

      Olá Josi, tudo bem?
      Não ficou muito claro o que houve, mas de qualquer forma o seu caso deve ser analisado por um especialista. Se seu corretor nem a seguradora conseguem solucionar o problema, você deve procurar um advogado especializado para analisar seu caso e indicar o que deve ser feito.
      Abraço!

  • José Ivanildo da Silva says:

    Bom dia, me chamo e minha moto foi furtada aqui no Braz. Liguei na mesma hora para a GS Seg, onde tinha uma proteção veicular. Eles não localizaram e os policias acharam em um desmanche somente o chassi. Mandei todos os documentos para eles e falarão que em 30 dias seria feito o pagamento. Porém no dia do pagamento eu liguei lá e eles só me falaram que foi negado. O que devo fazer?

    • Jeniffer Elaina says:

      Olá José, tudo bem?
      Você precisa saber o pedido da negação porque pode entrar com recurso. Caso não entre em acordo com a empresa, procure um advogado e verifique se os procedimentos foram feitos de forma correta para que ele te instrua o que fazer.
      Abraço!

  • Donizetti soares says:

    Sofri acidente em novembro 2019. O carro invadiu a marginal preferencial no cruzamento e minha moto foi atingida. Deu perda total e em consequência foi operado o rádio distal esquerdo e perdi a capacidade de trabalho. O seguro pagou a moto, mas agora quanto a lesão quer fazer acordo de sete mil e quinhentos reais, sendo que talvez eu não possa vir a trabalhar o resto dos meus dias. O que fazer?

    • Jeniffer Elaina says:

      Olá Donizetti, tudo bem?

      É importante que você procure um advogado especializado, pois é preciso analisar o que houve nesse caso e quais as coberturas do seguro.

      Abraço!

  • lilian says:

    O meu carro foi furtado em frente da minha casa e o seguro recusou a indenização porque a CNH está suspensa, mas não havia informação desta ocorrência. Não haviam me informado na assinatura da apólice que eu deveria verificar a situação da minha CNH. Qual o procedimento neste caso?

    • Jeniffer Elaina says:

      Olá Lilian,
      Sua CNH deve estar em dia para receber a indenização, então você deve verificar se há informação em sua apólice ou procurar um advogado, que deve avaliar melhor o seu caso.
      Abraço!

  • Clarise says:

    Bom dia! E caso eu tenha dois seguros, deu perda total em um acidente, com pagamentos em dia dos seguros. Dei entrada em apenas um seguro, mas estão negando porque eu tenho dois seguros.

  • Thiago says:

    Tive que vulcanizar um pneu, pois o mesmo entrou uma lâmina e fez um corte, pneu em situação de zero, posso ter o seguro recusado se esse pneu venha apresentar problemas?

    Att

  • Oneide says:

    Olá, sou Oneide, tenho um seguro residencial e paguei 5 parcelas e aconteceu um incêndio e deu perca total, foi dia 14 01 2020, perdi tudo, como tinha o seguro, liguei pra dar entrada e a moça falou em caso de sinistro estiver atrasado ponhe em dia para dar a entrada, foi o que fiz, mas tinha uma cirurgia dia 23 daí contratei um advogado e tô com dor de cabeça não me explica nada, me enrola, dei todos os documentos exigido, agora eles querem os comprovantes pagos e após o sinistro não paguei mais o seguro, ele cancelaram por falta de pagamento e não me comunicaram nada. Preciso de ajuda.

    Att

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Oneide,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.

      Atenciosamente.

  • Leandro Garbelini says:

    Olá,

    Saí com o carro, fui roubado e o sinal do rastreador não saiu do lugar. Rastreador podem dar defeitos em áreas remotas? Segurador se nega a pagar sinistro.

    Att

  • Rosangela Maria da Silva says:

    Boa tarde,

    Olha, sofri um acidente em 2015, busquei meus direitos de indenização mas depois quando estava perto dos três anos do acidente, a seguradora me disse que eu não tinha direitos e nem mesmo passei por perícia, não sei se tenho direito a reclamar algum direito.

    Att

  • Henrique says:

    Boa tarde,

    Qual o prazo para que se entre com a ação judicial, é exatamente apenas de 1 ano?

    Att.

  • Isabel says:

    Boa tarde, bati meu carro e assumi totalmente o erro, pois não dei pisca e bati na lateral do carro do terceiro, já fiz boletim, já paguei a franquia e o meu carro já está na oficina. Mas o carro do terceiro, a seguradora alega que ele também estava errado, pois se tivesse prestando atenção ele teria desviado. O que fazer nessa situação, pois o carro dele é um Jeep e vai 13 mil pra arrumar, não tenho condição e o cara está pressionando e dizendo que vai me processar porque a seguradora não quer pagar o carro dele, já pedi que ele acionasse o seguro dele que pagaria a franquia, mas ele não aceitou pois ia perder pontos com a seguradora dele, como proceder agora?

    Até.

  • Francisco Carlos Silverio Vieira says:

    Boa tarde,

    Pedi um endosso, como estava em débito automático, não me preocupei, quando sofri um sinistro, acionei o seguro que liberou o reparo numa oficina, o banco pagou a duas parcelas do endosso e não pagou a última, pois por problemas administrativos, o banco cancelou minha conta, a seguradora mandou um e-mail, avisando que tinha uma parcela do endosso atrasado, e que tinha 8 dias para pagar, liguei e pedi o boleto e eles não querem dar e nem autorizar o reparo sendo que a oficina já está com as peças. O que devo fazer?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Francisco,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

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