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Quais são seus direitos se a seguradora não pagar a indenização? Veja aqui as regras para a Porto Seguro, Azul Seguros, HDI Seguros e outras!
No momento da contratação de um seguro auto, é fundamental que o segurado esteja atento aos detalhes da apólice.
Pois são exatamente nesses detalhes que se encontram os deveres e direitos do segurado e da seguradora.
Antes de assinar o contrato, é muito importante lê-lo com atenção e tirar todas as dúvidas com o corretor.
Um detalhe que passar desapercebido pode virar uma dor de cabeça no futuro!
Especialmente quando a seguradora se nega a pagar sinistro.
Se ela estiver seguindo o que está especificado no contrato adesão, recorrer dará muito trabalho.
Estar em situações onde a empresa de seguro se nega a cumprir com o acordado é mais comum do que se imagina.
Mas, na maior parte das vezes, há um motivo justo.
Neste artigo, você descobrirá quais os seus direitos se a seguradora não pagar a indenização auto. Continue lendo!
Conheça as situações que fazem a seguradora não pagar a indenização do seguro auto
Existem muitas situações que podem fazer a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.
A seguir, mostraremos algumas delas.
1. Documentação incompleta
O primeiro e mais comum dos motivos que fazem a seguradora não pagar a indenização do seguro auto é a ausência de documentos solicitados.
Muitas vezes, as pessoas não se atentam corretamente aos documentos exigidos e acabam esquecendo de entregar um ou mais deles após o sinistro.
Isso faz com que a indenização atrase ou mesmo seja negada.
Então, é preciso providenciar toda a documentação, para não ficar com a indenização retida.
Normalmente, quando falta algum dado, a empresa informa ao segurado.
Então, o prazo para pagamento da indenização, que é de 30 dias, é pausado.
Ele só será retomado quando as informações forem completadas.
2. Atraso do pagamento da apólice
Este também é um motivo comum que faz com que a seguradora se negue a pagar a indenização.
Muitas pessoas optam por parcelar o valor da apólice e, quando acontece um sinistro e o segurado tem alguma parcela em atraso, a seguradora pode sim se recusar a pagar a indenização.
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Por isso, procure manter seus pagamentos sempre em dia.
Na maior parte das vezes, a seguradora permite que o usuário negocie a dívida para receber a indenização.
Então, é importante conversar com a empresa caso este imprevisto aconteça.
Dependendo do tempo de atraso das parcelas, a apólice pode ser cancelada.
Nesse caso, não há o que ser feito.
Você terá que pagar sozinho pelo prejuízo com o carro.
3. Falta de cobertura para o sinistro
Ao contratar uma cobertura apenas para casos de furto ou roubo, não espere que você receba uma indenização caso sofra uma colisão e seu carro seja caracterizado como perda total.
O seguro cobrirá apenas as situações descritas na apólice, as coberturas contratadas.
Então, esteja muito atento e consciente no momento de escolher suas coberturas e fechar o contrato do seguro auto.
O melhor é, sempre que possível, contratar um seguro o mais completo possível.
Ou seja, com o máximo de coberturas.
Assim, você terá a certeza de que será ressarcido caso algo ocorra.
Mas atenção: não contrate coberturas que não façam sentido ao seu caso.
Por exemplo: por que você contrataria uma cobertura contra inundação, se sua cidade não sofre esse tipo de problema?
O número de coberturas influencia diretamente o custo do seguro.
Exagerar pode ser um desperdício de dinheiro.
4. Informações inverídicas
Muitas pessoas passam informações erradas ou omitem detalhes quando estão preenchendo a proposta do seguro, com a intenção de conseguir um preço menor na apólice.
Por exemplo: uma motorista mulher paga menos pelo seguro auto do que um motorista homem.
Afinal de contas, elas sofrem menos acidentes.
Este aspecto e a maior prudência das mulheres diminuem seu risco de sinistro, barateando o seguro.
Mas após um sinistro, a seguradora verifica se as informações que possui condizem com a realidade.
Se você é homem e dirige o carro todos os dias, mas sua esposa, filha ou outra contratou o sinistro em seu lugar, poderão ocorrer problemas.
Isso porque, a seguradora entenderá a contratação por outra pessoa como tentativa de fraude, de pagar menos pelo seguro.
Pela fraude, ela poderá se negar a pagar a indenização.
Portanto, no momento da contratação, não minta, nem omita nenhuma informação sobre seu veículo e a rotina de uso dele.
5. Sinistros acontecidos em condições ilegais
Se você bater seu carro enquanto dirigia embriagado ou em uma corrida ilegal, por exemplo, não espere que o seguro cubra os danos.
Caso seja comprovado que o motorista estava agindo contra a legislação brasileira, ele terá o pagamento da indenização recusado.
Além disso, precisará prestar contas ao Estado brasileiro devido o seu descumprimento da lei.
6. Acidentes com condutores não habilitados
Se uma pessoa sem carteira de habilitação pegar seu carro e sofrer um acidente com ele, o seguro não cobrirá as perdas.
Isso mesmo que você tenha cobertura para motoristas secundários.
A regra é simples: seu carro só deve ser dirigido por você e por pessoas indicadas como condutores secundários no contrato de seguros.
Você também pode emprestar o veículo para amigos e parentes, e ele ainda estará segurado.
Porém, se quem dirigir o carro for alguém sem CNH, você perderá todo o direito à indenização.
Por isso, nunca deixe que seu veículo seja dirigido por um indivíduo desabilitado e/ou menor de idade.
7. Situações de risco
Você estacionou seu carro na rua, esqueceu de fechar uma das janelas e ele foi roubado.
Esta é uma situação onde cabe o que as seguradoras chamam de “Agravamento de Risco”.
Ou seja, você expôs seu veículo ao um risco maior do que o normal.
Se isso for comprovado, a seguradora pode, sim, se negar a pagar a indenização.
8. Mudanças na estrutura e acessórios de valor
Promover mudanças na estrutura do carro pode fazer com que a seguradora se recuse a cobrir a indenização.
Principalmente se isso for feito durante o período de vigência e a seguradora não for comunicada.
O mesmo vale para se forem instalados equipamentos de valor que possam chamar mais a atenção de ladrões.
Em ambos os casos, o risco de sinistro do veículo será aumentado.
Seja por “atrair” ladrões, seja por modificar a estrutura do auto e favorecer acidentes.
Ou seja, as seguradoras fazem a análise de risco do veículo para determinar o preço do seguro.
Com as modificações no carro, esse risco pode aumentar.
Se isso ocorrer, o preço pago pela proteção não será correspondente ao que está sendo coberto.
Logo, a empresa poderá negar a indenização.
A dica é: sempre que possível, converse com a seguradora antes da modificação.
Assim, ela poderá te orientar quanto às mudanças necessárias no seguro.
Se as mudanças já tiverem sido feitas, entre em contato com a empresa e informe-a.
Pode ser algo simples, como o uso de um rádio automotivo.
Informar a seguradora vai permitir que ela recalcule o preço do seguro.
Para você, será melhor pagar um extra do que ficar sem indenização após um sinistro.
9. Desastres naturais
Se a apólice contempla cobertura para desastres naturais e o local que o carro está estacionado alagar ou uma árvore cair sobre ele, você não terá dificuldade para receber a indenização.
Se não possuir essa cobertura, você precisará arcar sozinho com o prejuízo.
Outra coisa que pode ocorrer para a seguradora não querer pagar indenização é o motorista se colocar em risco e causar danos ao carro.
Por exemplo: se uma rua estiver alagada e o indivíduo tenta atravessá-la com o carro, danificando o veículo, fica subentendido que a pessoa assumiu o risco.
Essa atitude isenta a seguradora de pagar qualquer valor.
10. Roubo na porta de casa
Se você declara que possui garagem em casa, mas o carro está estacionado na porta de casa e sofre um sinistro, pode ocorrer de não haver o pagamento da indenização.
Tudo bem que seus direitos caso a seguradora não pague a indenização do seguro auto devem ser preservados.
Mas, nesse caso, se entende que foram fornecidas informações inverídicas, já que no formulário o local que constava como o qual o carro ficava estacionado era a garagem.
Uma exceção pode ser no caso de uma parada rápida, como para buscar alguém ou almoçar.
Se a situação for comprovada, a indenização será paga normalmente.
É importante saber que muitas das regras são práticas comuns entre as empresas, tanto para auto quanto para o seguro para moto. Como na Caixa Seguradora, Azul Seguros, seguro Allianz, SulAmérica auto, entre outras.
O que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto mesmo você estando correto com seus deveres?
Você sofreu um acidente caracterizado como perda total, cuja o seu seguro auto atende.
Então, entregou todos os documentos dentro do prazo, está com o pagamento em dia e cumpre todas as obrigatoriedades acerca da apólice.
Mesmo assim, a seguradora se nega a pagar a indenização.
Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto, mesmo você tendo agido de maneira correta com a empresa, será preciso que você exija seus direitos.
Para isso, leia novamente a apólice, converse com seu corretor e garanta que seus direitos serão cumpridos.
É importante verificar qual o motivo da recusa.
A seguradora deve explicar o que está acontecendo para que o valor da indenização não seja pago.
Conforme as informações passadas por ela é que você saberá como proceder.
Algumas vezes, a solução é rápida, como entregar os documentos faltantes.
Mas há casos em que será preciso mover ação contra seguradora que não paga sinistro.
A recusa só deve acontecer se não houver cobertura para o sinistro, os pagamentos não estiverem em dia ou se o segurado descumprir com alguma cláusula.
Caso contrário, busque seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.
Um ponto de atenção antes de buscar o que fazer quando a seguradora não quer pagar é prestar atenção ao prazo.
Pode ser que a empresa não tenha negado o pagamento, mas ainda o está processando.
Tipos de indenização do seguro auto
O valor pago ao segurado varia conforme o que estiver estipulado na apólice.
Por exemplo: em caso de perda total, poderá haver o ressarcimento pela tabela FIPE.
Esse é o mais comum, apesar de alguns contratos terem valor diferente de indenização integral.
No caso de perda parcial, a seguradora pagará o reparo, mas o segurado precisa arcar com a franquia.
A franquia do seguro tem valor fixo ou percentual, que fica determinado na apólice.
Ela precisa ser paga sempre que ocorre uma perda parcial.
Ou seja, quando os danos ao veículo correspondem a, no máximo, 75% do valor de mercado do auto.
Já quando os danos são superiores a 75% do valor do carro, diz-se que houve perda total.
Como citado, essa é a situação em que a indenização correspondente à tabela FIPE será paga.
Os valores têm como objetivo permitir a compra de um novo carro, já que o anterior terá sido inutilizado.
Em ambos os casos, tanto para perda total quanto parcial, o prazo para pagamento da indenização é de 30 dias.
Isso a contar a partir da data de comunicação do sinistro e entrega de toda a documentação por parte do segurado para que seja um pagamento seguro, garantido.
Passado esse prazo, podemos entender que a seguradora não quer pagar indenização se não apresentar um motivo para o atraso.
O que fazer se a seguradora negar a indenização?
Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto e não houver acordo entre as partes, será necessário entrar com uma ação judicial para garantir os seus direitos.
Esse processo pode ser longo e demorado, e você precisará de um advogado.
Ou seja, se for necessário, procure um advogado especializado no assunto e mova uma ação judicial contra a seguradora.
A maior parte dos casos dessa natureza são ganhos pelos segurados, que acabam recebendo a indenização negada, mais uma indenização por danos morais e patrimoniais.
Agora você já sabe o que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.
Porém, antes de tudo, tente uma solução por um caminho mais amigável.
Isso provavelmente garantirá a resolução mais rápida do problema com a empresa.
Como saber o que contratei – direitos e deveres
Para saber o que foi contratado no seguro do carro, é importante ler a apólice e tirar as dúvidas com seu corretor de seguros.
Saiba que cada seguradora possui regras diferentes e elas variam com o tipo de proteção contratada.
Além das coberturas, também existem regras específicas para o caso de carro de leilão, veículos antigos, entre outros.
Por exemplo, a Caixa Seguradora, Azul Seguros, seguro Allianz, SulAmérica auto, entre outros, seguem as regras da SUSEP. Mas, existe abertura para algumas regras estipuladas por elas mesmas, desde que respeitando o órgão responsável pelos seguros no Brasil.
Então, ao ler o contrato do seguro, você saberá o que pode ou não, bem como o que está incluso como coberturas e os casos em que poderá ser negada a proteção.
Qual é a seguradora mais confiável?
Para ter essa resposta, a melhor coisa a fazer é pesquisar quando você for contratar o seguro de carro. Avalie as melhores seguradoras, como a Porto Seguro, Azul Seguros, seguro Liberty, HDI Seguros, Ituran, Suhai, Tokio Marine seguradora, MAPFRE Seguros, Bradesco seguro auto, Aliro Seguro, seguro Azul, seguradora Caixa e outras.
Verifique-as na SUSEP, no site do Procon, Reclame Aqui, redes sociais e o site oficial de cada uma. Mas, você também pode conferir o ranking das melhores seguradoras de carros que elaboramos, clicando aqui!
Lembre-se de que cada seguradora de carros conta com as regras da SUSEP, diferente das empresas que oferecem proteção veicular, como a APVS.
Ao cotar o seguro veicular, não deixe de considerar o que o plano oferece, ou seja, coberturas e serviços extras. Não se apegue apenas ao preço, mas atente-se à apólice de seguro.
Então, agora você já sabe quais os seus direitos se a seguradora não pagar a indenização. Se ficar com dúvidas, fale com o seu corretor de seguros!
*Publicado em 31/08/2018 e atualizado em 24/10/2022.
154 Comentários
Olá gostaria de tirar uma dúvida, a seguradora alegou que o condutor principal e o cep pernoite está divergente declarado na apolice e não apresentou a prova que ocasionou o motivo da negativa securitária, fizeram a devolução do carro mas o retrovisor está quebrado e danos na lataria como posso proceder e o que cobrar/esperar da companhia? É cabivel danos materiais e patrimonial?
Olá Lucas,
Entendemos a sua preocupação com a situação e lamentamos pelos transtornos causados. Para resolver essa questão com a seguradora, recomendamos que tome as seguintes medidas:
1. Entre em contato com a seguradora: Procure o atendimento da seguradora para esclarecer os motivos da negativa da indenização e peça a comprovação do que ocasionou essa decisão.
2. Documente os danos: Tire fotos detalhadas do carro, evidenciando o retrovisor quebrado e os danos na lataria. Documentar os danos é importante para comprovar a situação e fortalecer o seu caso.
3. Busque assistência legal: Caso a seguradora não forneça as devidas explicações ou não chegue a um acordo satisfatório, considere buscar orientação jurídica de um profissional especializado em direito do consumidor ou em seguros. Esse profissional poderá ajudá-lo a entender seus direitos e como proceder diante da situação.
Em relação aos danos materiais e patrimoniais, é possível que você tenha direito a uma indenização para reparar os danos causados ao veículo e possíveis prejuízos financeiros decorrentes da negativa securitária. Contudo, é fundamental que você tenha provas documentais e registros para comprovar os danos.
Nós, da equipe Smartia, não somos uma corretora ou seguradora, mas estamos aqui para fornecer informações úteis. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais assistência, estamos à disposição para ajudá-lo.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Estou na seguinte situação:
Fui terceiro em um acidente, meu carro estava parado na frente de casa, veio um motorista e bateu no meu carro na data de 19/02/2023 ele tinha proteção veicular, eles deram PT no meu carro. Quando comprei o carro em 2021, ele estava com o DUT preenchido no nome do rapaz que me vendeu e passou a procuração reconhecida e tudo. Estava sem restrição. Porém na data de 26/08/2022 apareceu uma restrição no nome do antigo proprietário, e a seguradora me falou que pra eu receber a indenização eu preciso tirar essa restrição e passar o carro pro meu nome. A restrição da pra tirar, o problema é como eu vou passar um carro batido totalmente destruído para o meu nome sem fazer vistoria? Posso cobrar a indenização do cara que bateu no meu carro? Eu não tive nada haver com o acidente, estava jantando na hora, ao meu ver a protetora veicular não deveria nem questionar nada pra me indenizar! Poderia me esclarecer mais, se é assim mesmo ou se posso recorrer colocando a mesma na justiça?
Prezado Pedro,
Em nome da Equipe Smartia, lamentamos muito pelo ocorrido e entendemos a sua frustração nessa situação delicada.
Com base na legislação brasileira, a proteção veicular tem como objetivo oferecer suporte financeiro aos seus associados em caso de sinistros, porém, seu funcionamento não está regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e, portanto, não possui as mesmas obrigações e garantias de uma seguradora tradicional.
Quanto à remoção da restrição e a transferência do carro para o seu nome, é essencial que você consulte um advogado especializado em questões automobilísticas, pois ele poderá orientá-lo adequadamente sobre os procedimentos legais para lidar com essa situação e regularizar a documentação do veículo.
No que se refere à indenização, como você foi vítima do acidente e não teve qualquer responsabilidade pelo ocorrido, é possível que você possa buscar a reparação pelos danos sofridos junto ao motorista que colidiu com o seu carro. Nesse caso, a recomendação é também buscar a assessoria de um advogado para auxiliá-lo no processo de buscar seus direitos na justiça.
Em situações como essa, é compreensível a sua angústia, mas é importante seguir os caminhos legais para solucionar o problema da melhor forma possível.
Reforçamos que a Equipe Smartia está à disposição para auxiliá-lo no que for possível dentro do escopo dos nossos serviços.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Olá, gostaria de tirar uma duvida, um caminhão colidiu com o meu veiculo e foi aberto um aviso de sinistro na seguradora. Porem eles estão alegando que o segurado não é culpado pela colisão.
Entrei em contato com a transportadora e fui informado que eles não podem fazer nada pois eles pagam a seguradora para cuidar disso.
Gostaria da opinião de vocês sobre o que fazer
Prezado Matheus,
A Equipe Smartia lamenta o ocorrido e oferece nossos sentimentos neste momento. Quanto à sua dúvida, é importante lembrar que em casos de acidentes de trânsito, é necessário verificar a responsabilidade pelo ocorrido. Caso haja divergência entre as partes envolvidas, como no seu caso em que a seguradora não reconhece a culpa do segurado, pode ser necessário recorrer a meios legais para resolver a questão.
Sugerimos que você procure um advogado especializado em direito de trânsito para avaliar o seu caso e orientá-lo sobre as medidas cabíveis. É importante lembrar que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a responsabilidade pelo acidente pode ser atribuída a um ou mais condutores, de acordo com as circunstâncias do caso em questão.
Esperamos ter ajudado e nos colocamos à disposição para esclarecer qualquer outra dúvida.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Boa noite. A falta da CNH de terceiros que eu bati com meu carro, impede que o meu seguro pague o prejuízo? Ou só pelo fato de eu ter danificado o bem de outrem já justifica o pagamento pela segunda de ambos os veículos?
Prezado William Vargas Silva,
Agradecemos o seu comentário em nosso blog sobre perda total do seguro de carro. Lamentamos saber que a sua moto sofreu perda total e que você não está satisfeito com o valor da indenização. Em relação ao seu caso, sugerimos que você consulte um advogado especializado em direito do consumidor para verificar se há possibilidade de revisão do valor da indenização.
De acordo com o artigo 20 da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), o valor da indenização deve ser suficiente para reparar o dano causado. Assim, se o valor da indenização oferecido pela seguradora não for suficiente para a reposição da moto, é possível buscar a revisão do valor por meio de negociação ou, se necessário, judicialmente.
Esperamos ter ajudado e permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Bom dia!
O segurado é obrigado a fazer um entrevista com uma pessoa terceirizado do seguro contratado, depois de o veículo ser furtado ou roubado?
Olá Alexandre,
De acordo com a legislação brasileira, a seguradora tem o direito de solicitar informações e documentos necessários para avaliar o sinistro e determinar a cobertura do seguro. Isso inclui a realização de entrevistas com o segurado e outras pessoas envolvidas no sinistro, se necessário.
No entanto, é importante que a seguradora respeite os direitos do segurado, como o direito à privacidade e à intimidade, e que a entrevista seja realizada de forma adequada e respeitosa.
Caso tenha mais dúvidas sobre seus direitos como segurado, recomendamos que consulte um advogado especializado em direito do consumidor.
Esperamos ter ajudado.
Atenciosamente,
Equipe Smartia.
Sofri um acidente com meu veículo, segundo a companhia o conserto atingiu 87,95% do valor do veículo, e foi dado como PT, caso eu queira fazer o reparo por minha conta, quanto a seguradora me ressarciria, e se é possível ela me indenizar.
Olá, Samuel!
Quando acontece a perda total a propriedade do veículo é transferida para a seguradora. Funciona como um processo de venda, onde o segurado recebe pela “sucata”.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Boa noite. Houve uma colisão por engavetamento e como estávamos à uma distância segura conseguimos frear e apenas encostar na moto que estava à nossa frente porém veio um carro em alta velocidade e bateu na traseira do nosso nos impulsionando para frente e prensando a moto. Acionei o seguro para terceiro e a seguradora perguntou se o condutor se sentia culpado e eu disse que não mas por lei quem bate atrás é o responsável. A seguradora recusou alegando que o segurado não assume a culpabilidade. O terceiro tem seguro mas não quer acionar para não pagar a franquia e está me pressionando a pagar. Como devo proceder? Consigo reverter na seguradora?
Olá, Mônica!
Por favor, entre em contato comum advogado para tirar suas dúvidas.
A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Olá, somos um escritório de advocacia especializado em direito securitário.
Atuamos em todo Brasil.
Nos colocamos a disposição para esclarecimentos e defesa dos seus direitos.
Desde já gratos
Olá, Franklin!
Obrigada por comentar no Smartia.com.br para contribuir com os nossos leitores!
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Nós que agradecemos e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos a os segurados sobre seus direitos em todo Brasil.
Obrigado!!
Boa noite!
Pode me passar o contato oi me chamar no zap
75981183830
Olá ,
Participei de uma Colisão com uma motocicleta, a asseguradora
Pagou os danos materiais ao cidadão da moto, mas está ofertando um valor muito abaixo das notas e laudos para dos danos corporais ( q meu seguro tem cobertura) nao houve acordo entre a asseguradora e o cidadão da moto , como proceder ?
Olá Inara! Obrigada pelo seu comentário.
Lamento saber que você passou por essa situação. Se a sua seguradora está oferecendo um valor abaixo do esperado para cobrir os danos corporais causados à outra parte envolvida no acidente, é importante que você entre em contato com a sua seguradora imediatamente e exija uma explicação para essa decisão.
Você pode questionar a avaliação da seguradora em relação aos danos corporais e solicitar que eles forneçam justificativas para o valor oferecido. Se necessário, você pode até mesmo buscar ajuda de um advogado especializado em seguros para auxiliá-la nesse processo.
Além disso, é importante lembrar que, em muitos casos, as seguradoras possuem canais de atendimento ao cliente para lidar com reclamações e contestações. Certifique-se de buscar todas as opções disponíveis para resolver o seu problema e garantir que você receba a indenização que tem direito.
Esperamos ter ajudado. Se você tiver alguma outra dúvida ou precisar de mais informações, sinta-se à vontade para entrar em contato com a nossa equipe de atendimento ao cliente. Estamos aqui para ajudá-la da melhor forma possível.
Olá. Me passa o contato de vocês ?
Boa noite, esqueci a chave de presença dentro do carro pois ela caiu do bolso, e me Roubaram o carro, acostumado a andar com ela no bolso acabei esquecendo dentro do carro, nao foi intencional pois o costume de sair do carro e ele fechar sozinho me levou ao erro e o seguro negou o pagamento, como proceder nesse caso?
Olá, Paulo!
É melhor você entrar em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
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Atenciosamente,
Equipe Smartia
Olá, Boa Tarde!
A seguradora pode cobrir terceiros e não cobrir o segurado? Tive uma colisão envolvendo dois carros, ambos foram pagos, porém o meu veio recusa. Isso é possível?
Olá, Vanessa!
Esse tipo de cobertura é possível, um exemplo é quando se contrata o seguro auto apenas para terceiros. Leia seu contrato e veja as regras da apólice que assinou. Caso ainda reste dúvidas, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora.
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Atenciosamente,
Equipe Smartia
Boa noite.Sofremos um acidente,o outro veículo estava errado,ele se dispôs a pagar mas falou que não tinha como pagar tudo,falamos do nosso seguro,ele concordou em pagar a franquia.
Deu tudo certo arrumamos e pegamos o carro.
Agora dois anos depois o dono da oficina se nega a entregar o documento do carro porque disse que não recebeu da seguradora,entramos em contato com a seguradora,que falou que teve um problema com as notas dele,ele se nega a enviar as notas de novo e diz q não vai devolver o documento,como devo proceder?
Olá, Daniele!
Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
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Atenciosamente,
Equipe Smartia
Boa no , estou com um sinistro aberto porém o veículo está em posse da seguradora junto com a oficina responsável a mais de 30 dias , visando que não me deram nenhum prazo para entrega ou resolução do meu sinistro.Como devo proceder em relação a isso por favor .
Desde já agradeço atenção .
Olá, Carla!
O problema deve ser solucionado em um período de até 30 dias a contar da data de entrega do veículo. Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.
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Atenciosamente,
Equipe Smartia
Boa noite..
Meu caso é de um furto na porta de casa e meu seguro ainda estava como proposta é com agendamento da vistoria, porém um dia antespara dar 30 dias do ocorrido e a cia mandou carta recusando por não ter apólice ativa, foi feito a sindicância, nesse caso teria cobertura teoricamente, como devo proceder?
Olá, Ana Gabriele!
Obrigada pelo contato.
Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.
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Atenciosamente,
Equipe Smartia
Meu pai, proprietário do veículo e o contratante do seguro (caixa seguradora), sofreu um traumatismo craneano e ficou impossibilitado de conduzir o veículo. Meu irmão, 41 anos, mora com meus pais, sofreu um acidente dando PT no veículo. A seguradora nega a indenização alegando que o condutor contratado diverge do condutor informado no ato do sinistro.
Primeiramente, na apólice diz que o seguradora não indeniza caso o condutor tiver entre 18 2 25 anos de idade. Outra questão, quando na renovação do seguro, após meu pai já estar incapacitado, informei por telefone a corretor correspondente Wiz que meu pai não poderia mais dirigir.
Contudo a seguradora manteve a negativa.
Entrei com vários pedidos de reanálise, alegando a questão da idade do meu irmão, a informação sobre a incapacidade de meu pai, mesmo assim, essa seguradora não reverteu a decisão.
Bom, mesmo que nenhuma dessas informações tivessem sido passadas à seguradora, digamos que por uma emergência, alguém precisasse conduzir meu pai para um socorro médico por exemplo e sofresse um acidente. A seguradora por zelar pelo bem do contratante, deveria arcar com a indenização. Nesse presente caso, mais agravante ainda ser meu irmão o condutor e não ter a cobertura.
Indignado com essa postura da seguradora, acionei auxílio à Sedcon da cidade de Juiz de Fora – MG para buscar nossos direitos.
Att.
Olá Márcio
Obrigada pelo contato.
Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.
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Atenciosamente,
Equipe Smartia
ola ,tive um veículo roubado ! Mas logo em seguida foi acionado o seguro e foi feito documento de compra e repasse do veículo pra seguradora. Mas o veículo foi localizado e com alguns estragos . O seguro pode recusar a pagar ou não ?
Olá, Ana!
O comum para carros roubados recuperados com danos abaixo da margem de 75% do seu valor de compra, é o encaminhamento para uma oficina, conserto e devolução ao segurado. De maneira geral, para veículo recuperado, é preciso que o carro passe por uma avaliação para que a melhor solução seja encontrada.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
No caso sou o terceiro, tudo já foi enviado e eles confirmaram que está tudo certo, mas me enrolaram com documentação por três semanas e estou fora do meu estado SP, estou na Bahia. Nesse caso, em que o acidente foi em um local que não estou em meu estado e na minha cidade sem condições de aguardar esse período de 30 dias para o pagamento, eles podem mandar antes do prazo, tem alguma lei que me ajuda nessa questão?
Olá, Weverson!
Você pode entrar em contato direto com a seguradora para tentar receber antes, o que não pode é exceder o prazo. Segundo a Susep, a liquidação dos sinistros deverá ser feita num prazo não superior a 30 dias, contados a partir da entrega de todos os documentos.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
OLÁ BN.. POR FAVOR UM ESCLARECIMENTO SOBRE SINISTRO COM INDENIZAÇÃO INTEGRAL, EU ME ENVOLVI EM UM ACIDENTE COM MEU CARRO QUE CAUSOU “”PT”” INDENIZAÇÃO INTEGRAL, SEGUNDO A CIA DE SEGURO EU RECEBERIA 100% TABELA FIPE DO DIA DO SINISTRO, INCLUSIVE ME PASSOU VALOR $99.800,00. E PREENCHIMENTO E RECONHECIDO FIRMA DO RECIBO DE VENDA NO MSM VALOR…ALÉM DE DEMORAR QUASE 60 DIAS PRA SAIR A INDENIZAÇÃO, COM MUITA SURPRESA MINHA SAIU O PAGTO. NO VALOR DE $ 96.588,00 .. ESTÃO ALEGANDO DESCONTO DE IPVA E TRANSFERENCIA DO VEÍCULO… ISSO É LEGAL OU NÃO?? .. NÃO ENCONTREI EM LUGAR NENHUM SOBRE ISSO, MUITO MENOS NO CONTRATO DO SEGURO.. ESTOU ACHANDO SIMPLESMENTE UM ABSURDO ISSO… POR FAVOR .. NO AGUARDO.. POIS NÃO SEI SE ACIONO ADVOGADO OU NÃO…MUITO OBRIGADO…
Olá, Camilo!
Obrigada pelo contato.
Você precisa entrar em contato direto com um advogado para ser atendido.
A Smartia é um site de cotação, que tem parcerias com seguradoras. Nós somos responsáveis somente pelo formulário de cotação.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Sofri um acidente recentemente e a seguradora se nega a me ressarcir das perdas, usando de seus argumentos ela me responsabilisa pelo ocorrido. Já tentei por várias vezes conversar com a seguradora mas em nenhum momento fui atendido para tratar do assunto. Estou sem saber oque fazer.
Olá, Flaviano!
É melhor você entrar em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Sofri um acidente e a seguradora se nega a me ressarcir usando de seus argumentos
Olá, Flaviano!
Qual a sua dúvida?
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Tive um acidente e acionei a seguradora para terceiros, porem a moto envolvida no acidente estava com o documento vencido e foi apreendida, o rapaz já acertou a documentação. A seguradora pode negar o reparo da moto?
Olá, Ana!
Como foi informado no texto, em caso de documentação incompleta o prazo para pagamento da indenização, que é de 30 dias, é pausado. Porém ele é retomado quando as informações forem completadas.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Olá, houve uma pane elétrica no meu veiculo por causa da beteria e precisei acionar o seguro para transportá-lo até a oficina. Informei que seria necessário o envio dos patins, pois as rodas estavam travadas. Eles mandaram o reboque sem os patins e o motorista do reboque, depois de horas tentando contactar a seguradora, desbloqueou o cambio manualmente para retirar o carro do local. Acontece que na oficina foi constatado que o problema era mesmo a bateria, porém que o cambio havia sido danificado. Entrei em contato com a seguradora, que ficou me enrolando e pedindo diversos documentos sem qualquer relação com o dano e depois de muita cobrança, mandaram um técnico na oficina após 30 dias do acionamento, que “constatou que o dano não teve relação com o transporte’. Gostaria de saber o que fazer nesta situação, pois me sinto lesado pela empresa e não sei como proceder.
Olá, Thalita!
Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
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Equipe Smartia
Olá, sofri um acidente de carro e a seguradora se nega a pagar, porém preciso de carro para trabalhar e tenho que alugar um carro para isso, tendo muito prejuízo a seguradora depois será responsabilizada e terei o ganho do valor que gasto com aluguel ?
Olá, Henrique!
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Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.
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Equipe Smartia
Bom dia o caminhão da porto seguro atingiu meu carro que colidiu com mais dois veículos sendo que todos os carros éstava parado a seguradora nego o sinistro pq o condutor do caminhão não assumiu a culpa a seguradora a analisar a seguradora falo que eu fui culpado oque fazer
Olá, Emerson!
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Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
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Equipe Smartia
Olá, esqueci de puxar o freio de mão o carro desceu e bateu no portão. O seguro paga o sinistro e o dano material do carro. Obs. estragou bastante o carro.
Olá, Keli!
Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Bom dia
O que fazer quando ocorreu um acidente onde teve um óbito +-40 dias ea seguradora não deu retorno referente ao seguro por danos corporais?
Olá, Alexandre!
Por favor, entre em contato com um advogado para tirar suas dúvidas.
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Equipe Smartia
bom dia uma senhora bateu na minha moto e deu perda total ele ja acionou o seguro minha moto na tabela vale 10mil eles querem me dar 4,500 oq posso fazer
Olá, Thalita!
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Por favor, entre em contato com um advogado para que possa ajudá-la.
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Equipe Smartia
13 anos pagos seguro veicular total nunca usei, agora em Outubro de 2021 minha esposa acidentou com o meu veiculo, a CIA TOKIO fez analise do sinistro com empresa terceirizada e este negou a indenização alegando que minha esposa é mais jovem que eu portanto ela deveria estar na apólice como condutora principal e não eu que sou o dono do veiculo.
Para o analista, ela por ter idade mais nova utiliza o veiculo mais do que eu.
Tenho 50 anos e ela tem 40 anos, nem o tipo de gasolina que vai no carro ela sabe. As revisões, lavações, viagens intermunicipais Na nossa residencia sou eu que faço a condução do veiculo diariamente pra tudo.
Ela só usa eventualmente, pois somos um casal que compartilhamos tudo o que Deus nos dá!
A CIA faz isso pela ganancia do maldito dinheiro, lucrar com respostas induzidas ao erro.
Vai minha experiencia vivida, não acreditem nesta CIA. Não pagam a indenização para jogar tudo em ações judiciais que demoram anos. Vão matando o cliente com a ajuda do sistema judiciário do Brasil.
Obrigado!
Olá, Emerson!
Obrigada pelo contato.
Você precisa entrar em contato com um advogado para ser atendido.
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Equipe Smartia
uma duvida a seguradora pode se negar a verificar o boletim de ocorrencias.
Olá, Mariceia!
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O comum é que esse documento seja exigido para acionar o seguro do carro em casos de furto ou roubo do carro, acidentes com vítimas e acidentes com terceiros.
Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.
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Equipe Smartia
Olá Boa tarde
Deixei um processo com um advogado do meu pai que dizia que devia um favor pois não tinha condições de pagar a justiça e nem advogado para causa civil contra uma seguradora e ele me enrolou até agora 3anos e meio para entrar com o processo em cima dessa seguradora eu ainda tenho direito ou já perdi o prazo pq em causa trabalhista eu sei que é 2 anos e causa civil qual seria esse prazo ,desde já agradeço atenção
Olá, Erico Rodrigo!
Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!
Por favor, entre em contato com um outro advogado para tirar suas dúvidas.
SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Equipe Seguro Auto
Você possui 5 anos Érico, esse é o prazo de prescrição para o caso em questão.
Olá, Pedro!
Obrigada por contribuir com nossos leitores.
Atenciosamente,
Equipe Smarta
Boa tarde…meu filho sofreu uma colisão….a motorista bateu na moto em.que ele dirigia porém.ele não tem CNH .Ela disse que acionou o seguro .minha dúvida é.Eles podem.nao arcar com os.prejuizos por meu filho não ter.CNH.a moto.deve muitos.danos e.o celular.dele.ficou destruído.
Olá, Camila Marques!
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Por favor, entre em contato com seu advogado para tirar suas dúvidas.
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Equipe Smartia
Boa noite! Tive a negação de indenização por estar trafegando acima do limite de velocidade da via, somente por este motivo. Acredita ter causa ganha perante a justiça, visto somente este único motivo alegado pela seguradora?
Olá, Joelson!
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Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas. Ele terá acesso ao Boletim de Ocorrência do sinistro e acesso ao seu contrato.
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Boa noite! A seguradora se nega a pagar a indenização ao terceiro, pois foi constatado dano anterior no veículo. Exemplo: Lanterna traseira estava trincada, e foi colocado um silicone para vedar, após a colisão houve a quebra do suporte dessa lanterna, no meu entender a seguradora deveria indenizar esse reparo, ou estou enganado? Como devo proceder?
Olá, Kleber!
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Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas ou com o seu advogado. É preciso que eles vejam o Boletim de Ocorrência e a sua apólice de seguros para poder ajudá-lo.
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Atenciosamente!
Boa tarde! Gostaria de saber, meu amigo perdeu a filha dele 2 anos em um acidente e esposa. Gostaria de saber, se a seguradora pode negar, falando que estava sem cinto de segurança? É aquele seguro APP.
Olá, Neves!
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Por favor, entre em contato com a SUSEP, seu advogado ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas. Cada contrato varia conforme o plano que o contratante escolheu. Existem regras obrigatórias que as seguradoras e segurados devem seguir, mas é preciso analisar o seu caso.
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Nosso carro está com garantia de lataria, e um carro bateu atrás, ele tem seguro. Mas o seguro dele não cobre, não querem pagar na verdade porque o valor da concessionária é mais que o valor que foi cotado por ele. e se não arrumamos na concessionária perdemos a garantia.
Olá, Bruna!
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Boa tarde, meu pai sofreu uma colisão de um outro carro que dormiu ao volante, e a segurada dele se recusou a arrumar o carro do meu pai e o do assegurado por ele perder o processo interno, a minha pergunta é a segurada pode se recusar a não arrumar carro de terceiros?
Olá, Maicoln!
Obrigada pelo contato.
A seguradora só atende sinistros envolvendo terceiros se o segurado contratar essa cobertura. Caso não tenha contratado, não é responsabilidade da seguradora ressarcir danos a terceiros e sim do motorista responsável pela colisão.
Para tirar mais dúvidas, você precisa entrar em contato direto com a seguradora responsável para ser atendido.
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Atenciosamente,
Equipe Smartia
Oi, estou aguardando o reparo do carro, o seguro já colocou na oficina, porém alegam que está em falta de peças e está com eles a 5 meses sem uso, a pergunta é, eu tenho que continuar pagando mesmo com o carro parado com eles?
Olá, osé!
Obrigada por comentar na Smartia!
É melhor você entrar em contato com o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas, pois ele tem acesso ao seu contrato.
Atenciosamente!
Fiz um seguro de vida sempre paguei em dia durante uns quase 4 anos nunca atrasei pagamento coloquei meu companheiro de 27 anos de convivência comigo temos juntos 8 filhos, o mais velho tem 28 anos e o caçula 16 mais de uns 3 anos para cá meu marido começou a beber e andar pelas ruas. Aconteceu que ele faleceu no hospital depois de ser espancado na rua, mas faleceu de morte natural. Comuniquei a seguradora enviei toda documentação e a seguradora se negou a pagar a indenização. O que faço? Tenho direito à receber ou não?
Olá, Edneia!
Obrigada por comentar na Smartia!
É melhor você entrar em contato com o seu advogado para que ele possa ler o seu contrato e tirar suas dúvidas.
Atenciosamente!
Boa tarde! Se puder responder, tive uma colisão, a oficina disse que dá para reparar, porém estamos falando do maior fato a mim que é REFORCO(REFORCO INT.LE COLUNA B) – Val. 2011/ e tendo visto em tudo que é lugar e pessoas me falando que isso é muito perigoso, porque não podem garantir 100%, pois esse reforço não dá garantia caso ocorra alguma outra batida, posso entrar na justiça? Quais caminhos posso seguir? Estou muito nervoso, a Porto Seguro marcou uma inspeção, porém quando falei ao cara da oficina se ele se responsabiliza por algo que ocorra comigo caso haja uma colisão juridicamente ele ficou calado, ou seja, como ele diz que dá para reparar, mais a que custo? A minha vida?
Olá, Diogo!
Obrigada por comentar na Smartia!
Por favor, entre em contato com o seu advogado para que ele possa esclarecer e também com a sua seguradora.
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Olá! Apenas reduzi numa placa “pare”, sem querer acabei colidindo em outro carro. Erro meu. Minha seguradora se recusa a pagar alegando que eu infringi uma regra de trânsito (não parar na parada obrigatória).
Oras, se ninguém infringisse nenhuma regra nem acidentes teriam. Não foi intencional, acontece. A seguradora pode se negar a pagar alegando apenas isso?
Olá, Marciel!
Obrigada pelo contato.
Você precisa entrar em contato direto com o seu corretor para ser atendido. Ele vai explicar o que o seu contrato diz, sobre esse tipo de situação.
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Atenciosamente,
Equipe Smartia
Tombei meu caminhão por falha mecânica, veio a falta de freio a seguradora se negou a pagar o que fazer.
Olá, Gustavo!
Obrigada por comentar na Smartia!
Por favor, entre em contato com o seu corretor para que ele explique as regras do seu contrato ou, então, entre em contato com a SUSEP.
Atenciosamente!
Boa noite! Um motorista que trabalhava em minha Fiorino foi fazer uma ultrapassagem em faixa contínua, e colidiu de frente com outro veículo. PT nos dois. Minha seguradora se nega a pagar por conta que meu motorista estava errado, o que posso fazer ou eles têm esse direito ?
Olá, Marco Aurélio!
Obrigada por comentar na Smartia!
É melhor você entrar em contato com o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas ou verificar o que diz na sua apólice de seguros.
No contrato tem todas as cláusulas sobre os direitos e deveres do segurado e seguradora.
Atenciosamente!
Olá! Meu carro foi furtado e a seguradora não me dá uma resposta e já fazem 131 dias. Tento conversar, mas só fica falando que amanhã vai me passar a resposta. O que devo fazer?
Olá, Ronaldo!
Obrigada pelo contato!
Você pode entrar em contato diretamente com a SUSEP.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Boa tarde! Gostaria de saber em que momento a Sumula 616 do STJ é aplicada no caso de atraso de 11 dias do pagamento do boleto da mensalidade.
Olá, Juci!
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Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.
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Atenciosamente!
Sendo que eu não faço uso de nenhuma espécie de bebida alcoólica, devido ter problemas de saúde. Mas a seguradora está irredutível, já acionei advogados, inclusiva a minha advogada questionou a seguradora e a resposta foi recusa mantida. Há a possibilidade de reverter isso, ou irei gastar dinheiro a toa?
Olá, Elisandro!
Obrigada pelo contato.
Entre em contato com a SUSEP, já que sua advogada já está dentro do caso.
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Equipe Smartia
Boa noite! Estou com problema com uma seguradora, uma motocicleta na contra mão, sem CNH, bateu na lateral do meu carro, onde ocasionou perca total, a seguradora não quer pagar, porque no B.O. saiu como odor etílico, sendo que minha amiga estava com passageira bebendo na hora, e na colisão voou para todo lado e no próprio B.O. está escrito condutor sem sinais visíveis de embriagues, mas mesmo assim a recusa foi mantida pela seguradora. O que fazer neste caso?
Olá, Elisandro!
Obrigada pelo contato.
Você precisa entrar em contato direto com o seu advogado ou a sua seguradora para ser atendido.
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Equipe Smartia
Bom dia! Meu veículo foi furtado na porta da minha casa. Só que o veículo está no nome do meu cunhado e o seguro também. A corretora na hora de fazer apólice colocou o endereço de meu cunhado, só agora quando precisei acionar o seguro que a seguradora questionou. Será que eu posso reverter essa situação.
Olá, Djanildo!
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Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas.
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Bom dia ! Me envolvi em uma colisão onde deu perca total ao veículo. Não tenho os contatos e as informações referente ao condutor e a placa do veículo. Será que consigo fazer o B.O. e enviar para a seguradora mesmo sem os dados do outro condutor?
Olá, Bruno!
Obrigada pelo contato.
Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para saber qual o melhor procedimento para, assim, conseguir acionar o seguro.
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Boa Noite! Você deve fazer o Brat na polícia militar, pode ser online e o Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. tbm pode ser online. E de posse dos documentos, entrar em contato com o seu corretor. Acredito que será tranquilo resolver. Caso não houver um acordo procurar um advogado.
Olá, Flávio!
Obrigada por contribuir com nossos leitores.
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Equipe Smartia
Meu irmão foi assaltado no rodoanel, no dia de folga, mas a seguradora não quer pagar porque alega divergência de informação, meu irmão começou a trabalhar e passou a usar a moto como transporte, penso que se fosse em horário do trajeto e dia de trabalho até poderiam argumentar, mas como não é o caso, é certo eles não pagarem?
Olá, Adriana!
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É importante verificar o que diz no contrato assinado com a seguradora.
Em caso de ainda ficar com dúvidas, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para saná-las.
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O que ocorre quando a seguradora faz a sua apólice e está ciente que o proprietário do veículo não tem habilitação, não foi formalizado isso. Porém a parte de preenchimento da CNH no momento de assinar o contrato foi deixada em branco e não mencionei em nenhum momento que um terceiro seria responsável. Agiram de má fé aceitando realizar o seguro.
Bom pessoal, estou num impasse com a seguradora, meu caminhão bateu em um paredão e danificou cabine, motor e o chassis empenou e possui uma rachadura de uns 10 cm. O chassis como parte importante na segurança do veiculo e de terceiro em vias publicas a seguradora não quer da o PT. Peço orientações e informações de como lhe da com esse fato. Se possui alguma jurisprudência que nos ampare em uma ação, sendo que usar solda do chassis pode colocar em perigo quem esteja trafegando nas vias do Brasil.
Agradeço.
Olá, Haroldo!
Obrigada pelo contato.
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Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido ou com seu corretor de seguros. Se desejar, verifique com um advogado também.
Atenciosamente,
Equipe Smartia
Bom dia!
Fui roubado e meu seguro é Suhai, porém tinha feito em 12 vezes e a última prestação estava com atraso de 19 dias, que foi paga no mesmo dia do roubo, porém gostaria de saber se perco o seguro, porque eles falam que a parcela pode ser atrasada até 30 dias, porém após prazo de 30 dias você perde a cobertura e tem que ligar para fazer um acordo!
Olá, Jeferson!
Obrigada pelo contato.
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Boa noite! O meu pai faleceu em agosto e a moto dele deu pt. Acionei a Porto Seguro e até agora nada de efetuar o pagamento para minha mãe, porque eles dizem que a gente não entregou o dut e a chave reserva mais entregamos tudo no local onde eles pediram para entregar do sinistro foi concluído agora eles estão alegando que a gente não entregou os documento e não querem pagar. O que eu faço, e eu posso pegar a moto de volta?
Olá, Ana Regina!
Obrigada pelo contato.
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Boa noite! Possuo seguro auto há 3 anos sofri colisão e foi decretada perda total da seguradora, mas meu carro possui um impedimento junto ao Detran de:(Depositário fiel). A seguradora não quer me pagar a indenização enquanto não resolver esse impedimento, mas não depende de mim e sim do Detran/MG. A seguradora pode negar de pagar a indenização por isso. sendo que ao fechar contrato comigo ela sabia da condição do veículo?
Olá!
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Por favor, verifique com o seu corretor de seguros ou advogado sobre a questão.
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Olá, Boa tarde!
Tenho um seguro da Suhai e no dia 30 /09 /2020 sofri um acidente e a seguradora está negando a pagar o sinistro sem uma explicação clara.
Olá, Wilson!
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Sentimos muito pela falta de explicação por parte da seguradora.
Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
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Olá! Sou motorista de aplicativo. Moro em Suzano, meu carro foi furtado na porta de casa, deixei estacionado e não coloquei na garagem. Após o passo a passo do processo, fui informado que meu pagamento foi negado, pois informei que tinha garagem e deixei pernoitar na porta de casa. Devo recorrer? Me ajude por favor.
OBS: Estacionei às 19:30 e o carro foi furtado às 00:40.
Olá, Douglas!
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Como as coberturas do seguro auto variam conforme o tipo de contratação, pedimos que leia a sua apólice e verifique sobre esse tipo de cobertura.
Se ainda ficar na dúvida, por favor, entre em contato com a sua seguradora ou com seu corretor de seguros.
Atenciosamente!
Estava parado em minha moto e veio um taxista e me atropelou, minha moto está um mês na oficina. Eu ligo e ficam me enrolando
tenho direito a indenização? Toda vez que eu ligo, um empurram para outro e falam que não tem peça que está tentando conseguir, mas a como que eu fico sem moto até hoje. Minha vida está difícil sem minha moto.
Olá, Lucas!
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Você deve procurar a seguradora responsável para que o seu caso deve ser avaliado individualmente.
Atenciosamente!
Tive uma colisão no carro de um terceiro. Acionei a seguradora e ela deu PT no carro do terceiro. Porém quando mandei os documentos o corrimento de compra e venda dele estava fechado no nome dele, mas ele não tinha transferido o carro para o nome dele. Tem algum problema para o pagamento da indenização?
Olá, Darcy!
Obrigada pelo contato.
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Você precisa entrar em contato direto com a sua seguradora para ser atendido.
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Equipe Smartia
Olá! Meu caminhão pegou fogo deu PT, a perícia da seguradora afirma que o ocorrido foi criminoso, e eles não vão pagar, o que eu faço?
Olá, Talita!
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Você precisa se informar junto ao seu advogado para conseguir a indenização do seguro.
Atenciosamente!
Sou a terceira em um sinistro, minha moto está na oficina há 15 dias e autorizaram apenas hoje, parte do conserto só, sendo que bati os dois lados e negaram peças bem óbvias que estragaram na batida. O que faço se eles continuarem a não autorizar todas as peças? Já foi feita 2 vistorias na oficina e o seguro só enrola.
Olá, Aline!
Obrigada por comentar na Smartia!
Por favor, entre em contato com a sua seguradora ou o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas. As coberturas variam conforme o contrato assinado.
Atenciosamente!
Tive um acidente em junho. O segurador fez uma contravenção proibida, tenho b.o vários números de sinistro, a seguradora ficou mais de 14 dias com o meu meio de transporte, após o acordo faltou pagar os bens que rasgaram no acidente, e perdi o emprego pois foram 47 dias parados por conta do meu meio de transporte ter ficado no conserto. Agora a seguradora não me retorna e toda vez que a procuro, dá uma desculpa que está faltando documentos mesmo após ter fornecidos todos os documentos exigidos. O que fazer nesse caso?
Olá, Fran!
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Se a seguradora está dificultando, entre em contato com a SUSEP ou um especialista para te ajudar o quanto antes possível.
Assim, você terá uma instrução correta sobre como agir.
Atenciosamente!
Um veículo bateu em meu carro e este era segurado por uma seguradora, e a seguradora quer me dar o dinheiro para mandar consertar meu carro e não quer me devolver meu carro arrumado o que posso fazer?
Olá, Suely!
Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
Entre em contato com um corretor de seguros para tirar suas dúvidas, com a seguradora responsável ou com a SUSEP.
Atenciosamente!
Tive o carro furtado, passaram seis meses, venceu o prazo é não me pagam. O que fazer?
Olá Kelly, caso não consiga conseguir um acordo direto com a seguradora, procure um advogado e entre com um processo, pois ele poderá avaliar o seu contrato e te instruir melhor.
Abraço!
“Informamos que a análise externa e perícia técnica foi concluída e a Cia está declinando o atendimento, pois ficou confirmado que o incêndio foi provocado (vandalismo), não tendo cobertura técnica.” Tem como recorrer?
Olá Fátima, você deve verificar se consta em sua apólice esse tipo de cobertura. Caso não conste, não há como recorrer.
Na dúvida, consulte um advogado.
Abraço!
Boa noite.
Fiz um seguro de um veículo e fui roubada. Acionei o corretor, fui muito bem assistida, mas o pior de tudo que a seguradora pagou outro veículo que estava no seguro. O que devo fazer, pois minha vida virou um tormento?
Olá Josi, tudo bem?
Não ficou muito claro o que houve, mas de qualquer forma o seu caso deve ser analisado por um especialista. Se seu corretor nem a seguradora conseguem solucionar o problema, você deve procurar um advogado especializado para analisar seu caso e indicar o que deve ser feito.
Abraço!
Bom dia, me chamo e minha moto foi furtada aqui no Braz. Liguei na mesma hora para a GS Seg, onde tinha uma proteção veicular. Eles não localizaram e os policias acharam em um desmanche somente o chassi. Mandei todos os documentos para eles e falarão que em 30 dias seria feito o pagamento. Porém no dia do pagamento eu liguei lá e eles só me falaram que foi negado. O que devo fazer?
Olá José, tudo bem?
Você precisa saber o pedido da negação porque pode entrar com recurso. Caso não entre em acordo com a empresa, procure um advogado e verifique se os procedimentos foram feitos de forma correta para que ele te instrua o que fazer.
Abraço!
Sofri acidente em novembro 2019. O carro invadiu a marginal preferencial no cruzamento e minha moto foi atingida. Deu perda total e em consequência foi operado o rádio distal esquerdo e perdi a capacidade de trabalho. O seguro pagou a moto, mas agora quanto a lesão quer fazer acordo de sete mil e quinhentos reais, sendo que talvez eu não possa vir a trabalhar o resto dos meus dias. O que fazer?
Olá Donizetti, tudo bem?
É importante que você procure um advogado especializado, pois é preciso analisar o que houve nesse caso e quais as coberturas do seguro.
Abraço!
O meu carro foi furtado em frente da minha casa e o seguro recusou a indenização porque a CNH está suspensa, mas não havia informação desta ocorrência. Não haviam me informado na assinatura da apólice que eu deveria verificar a situação da minha CNH. Qual o procedimento neste caso?
Olá Lilian,
Sua CNH deve estar em dia para receber a indenização, então você deve verificar se há informação em sua apólice ou procurar um advogado, que deve avaliar melhor o seu caso.
Abraço!
Bom dia! E caso eu tenha dois seguros, deu perda total em um acidente, com pagamentos em dia dos seguros. Dei entrada em apenas um seguro, mas estão negando porque eu tenho dois seguros.
Tive que vulcanizar um pneu, pois o mesmo entrou uma lâmina e fez um corte, pneu em situação de zero, posso ter o seguro recusado se esse pneu venha apresentar problemas?
Att
Bom dia Thiago,
Obrigada pelo contato.
Entre em contato com seu corretor para que possa ajudá-lo.
Atenciosamente.
Olá, sou Oneide, tenho um seguro residencial e paguei 5 parcelas e aconteceu um incêndio e deu perca total, foi dia 14 01 2020, perdi tudo, como tinha o seguro, liguei pra dar entrada e a moça falou em caso de sinistro estiver atrasado ponhe em dia para dar a entrada, foi o que fiz, mas tinha uma cirurgia dia 23 daí contratei um advogado e tô com dor de cabeça não me explica nada, me enrola, dei todos os documentos exigido, agora eles querem os comprovantes pagos e após o sinistro não paguei mais o seguro, ele cancelaram por falta de pagamento e não me comunicaram nada. Preciso de ajuda.
Att
Bom dia Oneide,
Obrigada por comentar em nosso site,
Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
Atenciosamente.
Olá,
Saí com o carro, fui roubado e o sinal do rastreador não saiu do lugar. Rastreador podem dar defeitos em áreas remotas? Segurador se nega a pagar sinistro.
Att
Boa tarde,
Olha, sofri um acidente em 2015, busquei meus direitos de indenização mas depois quando estava perto dos três anos do acidente, a seguradora me disse que eu não tinha direitos e nem mesmo passei por perícia, não sei se tenho direito a reclamar algum direito.
Att
Boa tarde,
Qual o prazo para que se entre com a ação judicial, é exatamente apenas de 1 ano?
Att.
Boa tarde, bati meu carro e assumi totalmente o erro, pois não dei pisca e bati na lateral do carro do terceiro, já fiz boletim, já paguei a franquia e o meu carro já está na oficina. Mas o carro do terceiro, a seguradora alega que ele também estava errado, pois se tivesse prestando atenção ele teria desviado. O que fazer nessa situação, pois o carro dele é um Jeep e vai 13 mil pra arrumar, não tenho condição e o cara está pressionando e dizendo que vai me processar porque a seguradora não quer pagar o carro dele, já pedi que ele acionasse o seguro dele que pagaria a franquia, mas ele não aceitou pois ia perder pontos com a seguradora dele, como proceder agora?
Até.
Bom dia Isabel,
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Atenciosamente.
Boa tarde,
Pedi um endosso, como estava em débito automático, não me preocupei, quando sofri um sinistro, acionei o seguro que liberou o reparo numa oficina, o banco pagou a duas parcelas do endosso e não pagou a última, pois por problemas administrativos, o banco cancelou minha conta, a seguradora mandou um e-mail, avisando que tinha uma parcela do endosso atrasado, e que tinha 8 dias para pagar, liguei e pedi o boleto e eles não querem dar e nem autorizar o reparo sendo que a oficina já está com as peças. O que devo fazer?
Obrigado
Bom dia Francisco,
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