Quais são seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto

| Autor: Jeniffer Elaina

Entre as muitas dúvidas sobre seguro auto uma das que mais causam preocupações, é relacionada ao que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto. Acompanhe este artigo e descubra como proceder nesses casos.

No momento da contratação de um seguro auto é fundamental que o segurado esteja atento aos detalhes da apólice. Pois, são exatamente nesses detalhes que se encontram os deveres e direitos do segurado e da seguradora.

Antes de assinar o contrato é muito importante lê-lo com atenção e tirar todas as dúvidas com o corretor.

Um detalhe que passar desapercebido pode virar uma dor de cabeça no futuro quando a seguradora se nega a pagar sinistro e estiver seguindo o que está especificado na adesão.

Se encontrar em situações onde empresa de seguro se negue a cumprir com o acordado, é mais comum do que se imagina e, na maior parte das vezes tem um motivo justo.

Neste artigo você descobrirá o que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.

Quais são seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto

Conheça as situações que fazem a seguradora não pagar a indenização do seguro auto?

Existem muitas situações que podem fazer a seguradora não pagar a indenização do seguro auto, a seguir mostraremos algumas delas:

1.    Documentação incompleta

O primeiro e mais comum dos motivos que fazem a seguradora não pagar a indenização do seguro auto é a ausência de documentos solicitados.

Muitas vezes as pessoas não se atentam corretamente aos documentos exigidos e acabam esquecendo de entregar um ou mais deles. Isso faz com que a indenização atrase ou mesmo seja negada.

É preciso providenciar toda a documentação para não ficar com a indenização retida.

2.    Atraso do pagamento da apólice

Este também é um motivo comum que faz com que a seguradora se negue a pagar a indenização.

Muitas pessoas optam por parcelar o valor da apólice, e quando acontece um sinistro e o segurado tem alguma parcela em atraso, a seguradora pode sim se recusar a pagar a indenização. Por isso, procure manter seus pagamentos sempre em dia.

Dependendo do tempo de atraso a apólice pode ser cancelada e nesse caso não terá o que ser feito.

3.    Falta de cobertura para o sinistro

Ao contratar uma cobertura apenas para casos de furto ou roubo, não espere que você receba uma indenização caso sofra uma colisão e seu carro seja caracterizado como perda total.

O seguro cobrirá apenas as situações descritas na apólice, então, esteja muito atento e consciente no momento de escolher suas coberturas e fechar o contrato do seguro auto.

4.    Informações inverídicas

Muitas pessoas passam informações erradas ou omitem detalhes quando estão preenchendo a proposta do seguro, com a intenção de conseguir um preço menor na apólice.

Em ocorrência de um sinistro, a seguradora descobrindo que a informação irreal, pode e irá se negar a pagar a indenização.

Portanto, não minta nem omita nenhuma informação sobre seu veículo e a rotina de uso dele, no momento da contratação.

5.    Sinistros acontecidos em condições ilegais

Se você bater seu carro enquanto dirigia embriagado ou em uma corrida ilegal, por exemplo, não espere que o seguro cubra os danos.

Caso seja comprovado que o motorista estava agindo contra a legislação brasileira, ele terá o pagamento da indenização, recusado.

6.    Acidentes com condutores não habilitados

Se uma pessoa sem carteira de habilitação pegar seu carro e sofrer um acidente com ele, o seguro não cobrirá as perdas, mesmo que você tenha cobertura para motoristas secundários.

7.    Situações de risco

Você estacionou seu carro na rua e esqueceu de fechar uma das janelas, e ele foi roubado. Esta é uma situação onde cabe o que as seguradoras chamam de ‘Agravamento de Risco’.

Ou seja, você expôs seu veículo ao um risco maior do que o normal. Se isso for comprovado, a seguradora pode sim se negar a pagar a indenização.

8.    Mudanças na estrutura e acessórios de valor

Promover mudanças na estrutura do carro, ou instalar equipamentos de valor que possam chamar mais a atenção de ladrões.

Pode fazer com que a seguradora se recuse a cobrir a indenização, principalmente se isso for feito durante o período de vigência e a seguradora não for comunicada.

9.    Desastres naturais

Se a apólice contempla cobertura para desastres naturais e o local que o carro está estacionado alagar ou uma árvore cair sobre ele não terá dificuldade para receber a indenização.

O que pode ocorrer para a seguradora não quer pagar indenização é o motorista se colocar em risco e causar danos ao carro.

Se uma rua estivar alagada e houver uma tentativa de atravessá-la e isso causar danos ao automóvel, fica subentendido que a pessoa assumiu o risco e  isenta a seguradora.

10.    Roubo na porta de casa

Quando se declara que possui garagem em casa e o carro está estacionada na porta de casa e sofre um sinistro, pode ocorrer de não haver o pagamento da indenização.

Tudo bem que seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto devem ser preservados, mas, nesse caso se entende que foram fornecidas informações inverídicas já que no formulário o local que constava como o qual o carro ficava estacionado era a garagem.

Uma exceção pode ser no caso de uma parada rápida como para buscar alguém ou almoçar, se a situação for comprovada a indenização será paga normalmente.

O que fazer se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto mesmo você estando correto com seus deveres?

Você sofreu um acidente caracterizado como perda total, cuja o seu seguro auto atende, entregou todos os documentos dentro do prazo, está com o pagamento em dia e cumpre todas as obrigatoriedades acerca da apólice.

Mas, mesmo assim a seguradora se nega a pagar a indenização.

Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto, mesmo você, tendo agido de maneira correta com a empresa é preciso que você procure seus direitos.

Leia novamente a apólice, converse com seu corretor e garanta que seus direitos serão cumpridos.

Veja qual o motivo da recusa, a seguradora deve explicar o que está acontecendo para que o valor não seja pago.

Conforme as informações passadas é que saberá como proceder e será preciso mover ação contra seguradora que não paga sinistro.

A recusa só deve acontecer se não houver cobertura para o sinistro, os pagamentos não estiverem em dia ou o seguradora descumprir com alguma cláusula.

Caso contrário busque seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.

Um ponto de atenção antes de buscar o que fazer quando a seguradora não quer pagar é prestar atenção ao prazo. Pode ser que a empresa não tenha negado o pagamento, porém, o está processando.

O valor pago ao segurado varia conforme o que estiver estipulado na apólice, por exemplo, em caso de perda total poderá haver o ressarcimento pela tabela FIPE.

No caso de perda parcial a seguradora pagará o reparo, mas o segurado precisa arcar com a franquia.

Em ambos os casos o prazo para pagamento é de 30 dias a contar da comunicação do sinistro e entrega de toda a documentação por parte do segurado.

Passado esse prazo podemos entender que a seguradora não quer pagar indenização se não apresentar um motivo para o atraso.

Quando não há acordo entre as partes é necessário entrar com uma ação judicial para garantir os direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto.

Esse processo pode ser longo e demorado e precisará de um advogado.

Se for necessário procure um advogado especializado no assunto e mova uma ação judicial contra a seguradora.

A maior parte dos casos dessa natureza são ganhos pelos segurados, que acabam recebendo a indenização negada, e uma indenização por danos morais e patrimoniais.

Agora já sabe o que fazer no caso buscar seus direitos se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto. Porém, antes tente uma solução por um caminho mais amigável.

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5 Comentários

  • Henrique says:

    Boa tarde,

    Qual o prazo para que se entre com a ação judicial, é exatamente apenas de 1 ano?

    Att.

  • Isabel says:

    Boa tarde, bati meu carro e assumi totalmente o erro, pois não dei pisca e bati na lateral do carro do terceiro, já fiz boletim, já paguei a franquia e o meu carro já está na oficina. Mas o carro do terceiro, a seguradora alega que ele também estava errado, pois se tivesse prestando atenção ele teria desviado. O que fazer nessa situação, pois o carro dele é um Jeep e vai 13 mil pra arrumar, não tenho condição e o cara está pressionando e dizendo que vai me processar porque a seguradora não quer pagar o carro dele, já pedi que ele acionasse o seguro dele que pagaria a franquia, mas ele não aceitou pois ia perder pontos com a seguradora dele, como proceder agora?

    Até.

  • Francisco Carlos Silverio Vieira says:

    Boa tarde,

    Pedi um endosso, como estava em débito automático, não me preocupei, quando sofri um sinistro, acionei o seguro que liberou o reparo numa oficina, o banco pagou a duas parcelas do endosso e não pagou a última, pois por problemas administrativos, o banco cancelou minha conta, a seguradora mandou um e-mail, avisando que tinha uma parcela do endosso atrasado, e que tinha 8 dias para pagar, liguei e pedi o boleto e eles não querem dar e nem autorizar o reparo sendo que a oficina já está com as peças. O que devo fazer?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Francisco,

      Obrigada por comentar em nosso site,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

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