Cote o seu seguro auto online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Conheça agora o tipo de seguro feito para proteger a frota de veículos da empresa.
Para a maioria das empresas, a sua frota (seja ela carros ou caminhões), é uma parte muito valiosa. Para cuidar dos seus funcionários, de seus veículos e minimizar os possíveis prejuízos, contar com um seguro auto empresarial é muito importante.
Descubra agora como funciona, quais são as coberturas e como contratar um seguro auto empresarial.
O que é um seguro auto empresarial?
Este seguro opera de forma parecida com o convencional, oferecendo proteção e indenização em determinadas situações (combinadas em contrato, sejam essas coberturas obrigatórias ou opcionais).
O objetivo desse seguro é reduzir os prejuízos caso a empresa sofra eventos inesperados, ou até mesmo ações criminosas, evitando comprometer as finanças até que a situação seja restabelecida.
Por que contratar um seguro auto empresarial?
Sempre que um veículo trafega em uma via, existem riscos. Esses são diversos, incluem (mas não se restringem a) acidentes, roubo, inundações e incêndio — e esses são só os problemas mais comuns!
No caso de um veículo que integre uma frota empresarial, esse risco pode se tornar um problema muito maior, pois além de poder afetar a vida dos seus funcionários (e por vezes de terceiros), traz agravantes que causam prejuízos financeiros à empresa.
Ao contratar um seguro auto empresarial, a empresa não elimina os riscos, mas transfere a responsabilidade financeira para a seguradora, que se encarregará de:
- Pagar contas médicas caso aconteça um acidente;
- Proteger em caso de ação judicial;
- Proteger o motorista;
- Arca com as despesas de reparos (nas situações incluídas na apólice).
O que o seguro auto empresarial cobre?
Na maioria dos casos, o seguro auto oferece cobertura para as mesmas situações que o seguro veicular convencional. Um dos maiores diferenciais nesse formato é que ele estende sua cobertura aos passageiros e motoristas.
As coberturas principais são:
- Colisão – Cobre o carro da empresa e o de terceiros que estejam envolvidos no acidente;
- Roubo e furto – É uma das coberturas mais populares, pois garante a indenização caso o veículo seja levado;
- Incêndio – Situação não muito comum, mas que pode acontecer, e nesses casos, o seguro providenciará uma indenização;
- Danos a terceiros – Cobre as despesas médicas do outro envolvido no acidente, bem como indenizará em caso de invalidez ou morte.
Além dessas coberturas, como em qualquer outro seguro, o contratante pode escolher outros benefícios como:
- Acidentes pessoais – É uma cobertura adicional, que protege os passageiros, oferecendo cobertura a despesas hospitalares e médicas em caso de acidentes e indenização em caso de invalidez ou morte;
- Assistência 24 horas – Cobre o veículo e o passageiro. Disponibiliza os serviços de guincho, chaveiro e troca de pneus, entre outros;
- Carro reserva – Disponibiliza um carro, que substituirá o que está em conserto;
- Danos aos vidros – Cobre danos com os vidros e faróis, possibilitando um conserto rápido;
- Cobertura de lucros cessantes – Esse benefício indeniza o segurado caso ele precise ficar sem trabalhar, evitando maiores prejuízos.
Contratação
Ao contratar um seguro auto empresarial é possível resguardar toda a frota da empresa, ou seja, uma única apólice pode incluir mais de um auto (em alguns casos, esse número fica entre 3 e 100 veículos).
Por meio do corretor de seguros, o cliente terá uma proposta, que mais tarde se converterá na apólice de seguros.
Para calcular o custo desse seguro, é necessário avaliar fatores como o histórico de sinistros, a quantidade de veículos que farão parte da apólice, e as principais características dos motoristas da empresa e como seus veículos são conservados.
Um seguro que contemple toda a frota da empresa pode ter um custo inferior a um individual, mas dependendo das coberturas extras incluídas, esse valor poderá ficar maior. Sendo assim, a melhor opção é pesquisar bastante antes de assinar o contrato.
O que fazer em caso de sinistro?
Assim como no seguro auto individual, o valor da indenização é calculado de acordo com a cobertura contratada e com a taxa de dano sofrida.
Por exemplo, a cobertura contra perda total será paga somente quando o prejuízo for superior a 75% do valor do automóvel (esse valor será calculado a partir da tabela Fipe).
Em casos de danos parciais, o reparo é feito mediante o pagamento da franquia.
Como escolher o melhor seguro?
Os seguros empresariais possuem diversas coberturas, além de benefícios adicionais específicos. Na hora de escolher, o melhor seguro sempre será aquele que é capaz de atender as necessidades do segurado.
Portanto, pesquisar, comparar e simular são atitudes essenciais, pois somente assim será possível analisar entre o custo e o benefício e ter a certeza de ter escolhido a melhor opção.
Além disso, as recomendações para contratação de serviços (sejam eles seguros, planos de saúde ou outros), também se aplicam aqui. Avalie a reputação, ouça o que outros clientes dizem, consulte a SUSEP.
Dessa forma será possível encontrar o seguro auto empresarial que se encaixará perfeitamente ao seu negócio.
Nenhum comentário