Responsabilidade civil familiar: o que é e como contratar

Em muitos seguros, principalmente nos residenciais e de veículos, existe a cobertura chamada de responsabilidade civil familiar. Conheça!

A responsabilidade civil, ou RC, nada mais é do que a responsabilidade que uma pessoa tem de reparar o dano causado a outra pessoa, geralmente chamada de terceiro nessas situações.

Deve haver uma diminuição do bem jurídico para que exista uma indenização, sem dano não existe essa necessidade.

Existem diversos tipos de responsabilidade civil, como as de veículos, residenciais, gerais, profissionais, de riscos ambientais, de diretores e administradores, além da responsabilidade civil familiar também.

Responsabilidade civil familiar: o que é e como contratar

Imagem: Pixabay

O que é a responsabilidade civil familiar?

A cobertura de seguros de responsabilidade civil familiar irá indenizar terceiros por situações que tenham sido causadas por animais domésticos, empregados domésticos ou então por casos que não foram causados por alguém.

Como cobertura básica ele é acionado quando existe um dano material ou corporal, cobrindo as despesas relacionadas aos reparos ou despesas médicas, ou então despesas jurídicas.

E geralmente, esse seguro evita que se envolva o poder judiciário na resolução dos problemas. Essa cobertura é comumente colocada como adicional de seguros residenciais.

Muitas seguradoras inclusive indicam essa cobertura para famílias que possuem filhos arteiros, sabemos como eles podem acabar sendo desastrados e causar prejuízos na casa de outras pessoas.

Em que situações a cobertura de responsabilidade civil familiar é acionada?

Existem algumas situações em que essa cobertura deverá ser acionada, usando os exemplos de crianças arteiras, imagine a situação que o seu filho está jogando bola e acaba quebrando uma das janelas do seu vizinho.

Nesse caso, você como beneficiário pode acionar o seguro e falar sobre a responsabilidade civil para que eles possam pagar os reparos da janela.

Ou então, você possui uma diarista que por algum motivo escorregou e caiu se ferindo no processo. Para arcar com as despesas médicas você também poderá acionar a responsabilidade civil familiar.

Não necessariamente precisa ser uma diarista, pode ser qualquer funcionário terceirizado que esteja prestando um serviço em sua residência.

Um terceiro cenário de exemplo é o seguinte, o encanamento da sua casa está com problema levando a um vazamento, este que consequentemente se infiltra na moradia do seu vizinho.

Sendo assim, essa é outra situação válida para fazer o acionamento desse tipo de cobertura.

Essa cobertura se estende para os pets também, se o seu cachorro ou gato acabar causando um ferimento em alguém, a cobertura de responsabilidade civil familiar irá cobrir as despesas médicas que forem geradas.

O que não é coberto pelo seguro de responsabilidade civil?

Porém, existem algumas situações em que a cobertura de responsabilidade civil familiar não poderá ser acionada, e se for não irá cobrir o prejuízo.

Por exemplo, danos causados a veículos e multas de condomínios ou vizinhança.

Danos de atividade laboral para quem trabalha de dentro de casa, e danos referentes a dispositivos de proteção como cercas elétricas.

Prejuízos que aconteçam por conta de competições realizadas na sua propriedade também não serão cobertos.

Outra situação que comumente acaba sendo confundida é a de prejuízos causados pela própria vítima, por exemplo, caso ela tenha caído e se acidentado.

Assim como os prejuízos e acidentes causados por eventos naturais.

Benefícios da responsabilidade civil familiar

Essa cobertura traz diversos benefícios, como o citado anteriormente: menos intervenção do poder jurídico em casos de acidentes entre vizinhos. Além da paz de espírito e harmonia entre os moradores.

É uma forma de garantir que pequenos conflitos não se tornem grandes tempestades e nem tragam maiores problemas para os vizinhos e moradores de uma comunidade.

Além disso, você não terá que arcar com danos corporais ou materiais que sejam causados.

É uma forma de garantir ainda mais economia no dia a dia e tranquilidade, sabendo que se algo ocorrer você terá respaldo não tendo que arcar com o valor inteiro, ou até mesmo nada dependendo da sua franquia.

Se tratando de uma cobertura adicional, a responsabilidade civil familiar será um custo a mais dentro do seu plano de seguro residencial. Portanto, converse com o corretor de seguros para entender quais são os benefícios no seu cenário e o que ele pode fazer.

Converse sobre benefícios adicionais e o que mais você pode obter tendo essa contratação de responsabilidade civil.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.