Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

ilustração de um médico

Entre as diferenças do plano de saúde enfermaria ou apartamento, estão o tipo de acomodação e horário de visitas, cuja escolha vai depender do perfil do usuário.  

Você sabe qual a diferença entre plano de saúde na enfermaria e apartamento? É importante ter noção disso, uma vez que normalmente são as opções disponibilizadas pelas seguradoras para contratação.

Logo, trataremos com mais detalhes, mas a princípio, a principal diferença entre ambos está no tipo de acomodação. Enquanto no apartamento a pessoa tem um espaço só para si, a enfermaria é dividida com outros pacientes.

Deste modo, o apartamento oferece mais privacidade, tanto para paciente quanto para acompanhante. Consequentemente, os planos costumam ter diferença também no valor. Porém, como veremos adiante, há outras diferenças entre o plano de saúde enfermaria e apartamento.

Plano de saúde enfermaria ou apartamento: entenda como funcionam e suas diferenças
Imagem de Pixabay / Pexels

Diferença entre plano de saúde enfermaria e apartamento

Inicialmente, o plano de saúde enfermaria acomoda o paciente em um quarto de hospital com outros pacientes. O número vai depender do tamanho da acomodação, mas normalmente, não passa de quatro.

O cuidado com o limite, além do conforto, se dá sobretudo para reduzir os riscos de infecção hospitalar. Também há questões relativas aos horários de visitas, que costumam ser mais limitadas se comparado ao apartamento.

Como é a internação na Enfermaria?

De modo geral, a pessoa internada na enfermaria, como já informado, divide o quarto com outros pacientes. Embora tenha direito a acompanhantes, isso só é permitido caso a idade do interno ou interna seja inferior a 18 anos ou superior a 60.

A pessoa acompanhante também deve ter o mesmo gênero de quem estiver internado. Por outro lado, as pessoas internadas na acomodação também têm o gênero análogo. Ademais, a permissão para acompanhar o interno precisa ser expressa em contrato.

Sobre as visitas, são permitidas, entretanto, em horários estipulados pelo hospital. A justificativa está em não aglomerar pessoas na acomodação e, assim, evitar desconforto aos internos.

Internação no Apartamento

Quando o contratante opta pelo plano apartamento, tem um quarto exclusivo para si e seu acompanhante. Nele, há banheiro próprio, além da garantia do acompanhante em contrato. A diferença é que não há exigências sobre gênero.

O horário de visitas no apartamento costuma ser mais flexível, ainda que deva respeitar o estipulado pelo hospital.

É bom lembrar que, seja na enfermaria, seja no apartamento, acompanhante e paciente tem alimentação assegurada pelo plano de saúde. Porém, isso se dá caso o internado tenha menos de 18 anos ou mais de 60.

Deste modo, nos demais casos, pode ser que a pessoa acompanhante tenha que arcar com as próprias despesas. 

Diferença de preço entre enfermaria e apartamento

Uma das perguntas mais comuns sobre a diferença entre planos de saúde enfermaria e apartamento está no valor. Porém, a resposta não é tão simples. Em primeiro lugar, o valor do plano, em si, varia conforme as informações e perfil do usuário ou usuária.

De modo geral, o cálculo considera, entre outros fatores, idade, doenças pré-existentes, beneficiários e área de abrangência. Ainda, o tipo de cobertura desejado pelo contratante.

Em segundo lugar, a diferença entre enfermaria e apartamento não é tão grande, mas vai depender do plano contrato. Por isso, vale cotar planos personalizados para as duas opções a fim de entender a distinção de preços.  

familia se divertindo na praia
Garanta o bem-estar da sua família e invista em um plano de saúde.

Posso mudar o tipo de acomodação do meu plano?

O tipo de plano de saúde enfermaria ou apartamento, é expresso em contrato. Nele, também são prescritas as condições e direitos da pessoa segurada, por exemplo, coberturas.  

Vale destacar que a maioria das operadoras permite que a pessoa contratante mude o tipo de acomodação do seu plano. Assim, dá para fazer a portabilidade do plano de saúde enfermaria para apartamento ou vice-versa. Entretanto, há algumas condições a observar:

A regulamentação dessa portabilidade pode variar tanto entre empresas quanto regiões. Isso significa que as condições podem não ser as mesmas, por exemplo, em Goiás, Rio de Janeiro ou São Paulo.

E se eu estiver internado ou internada? Posso fazer a mudança de acomodação? Normalmente, sim, mas também há condições a serem verificadas. Cada operadora tem suas respectivas regras para isso, logo, é bom consultá-la antes.

Contudo, há a possibilidade de trocar de acomodação direto com o hospital. Só que, neste caso, a diferença de valores é paga para a instituição. Vale ressaltar que, seja qual for a sua escolha, apartamento ou enfermaria, não há limite de tempo imposto para a internação.

Plano de saúde enfermaria ou apartamento: qual escolher?

A escolha entre plano de saúde enfermaria ou apartamento depende do seu perfil de pessoa usuária. Mais do que apenas o preço, avalie suas condições de internação, o desejo de privacidade e mesmo o conforto durante a estadia. Porém, é claro que tudo tem um custo e, mesmo que não seja tão superior ao da enfermaria, o plano de saúde no apartamento é, sim, mais caro. Logo, avalie também sua vida financeira para arcar com o seguro necessário.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *