Ao analisarmos um plano de saúde para contratar, não devemos ficar apenas interessados se ele tem um valor bom ou não. Também precisamos compreender tudo sobre a qualidade, a confiabilidade, a rede de atendimento e, principalmente, quais são as redes credenciadas.
Ou seja, devemos saber quais são os locais que fazem parte da estrutura dele, como clínicas, hospitais e outros. Assim, teremos entendimento se esses estabelecimentos estão realmente alinhados com o que estamos procurando, visto que os locais onde vamos cuidar da saúde precisam transmitir confiança.
Com isso, entender melhor sobre como as redes credenciadas funcionam e o que analisar ao contratar um plano de saúde é fundamental. Para você entender mais, separamos tópicos sobre o que ela é, como funciona e todos os benefícios. Continue com a gente e aproveite a leitura!
Afinal, o que é rede credenciada de um plano de saúde?
Uma rede credenciada diz respeito a um conjunto de estabelecimentos vinculados ao plano de saúde.Isso nada mais é do que os locais que o beneficiário poderá fazer suas consultas e exames. Os empreendimentos que fazem parte dessa rede são:
- Hospitais;
- Clínicas;
- Consultórios;
- Laboratórios.
Além disso, em alguns estabelecimentos, pode ser apenas um profissional credenciado ao plano de saúde. Por exemplo, a sede dele é em uma clínica, mas ele é o único que atende. Assim, não será a clínica que faz parte da rede, apenas um especialista.
Seguro saúde: saiba como funciona e qual a diferença para o plano de saúde.
Como uma rede credenciada funciona?
Após finalizar toda a documentação do plano de saúde, o beneficiário terá direito a fazer seus procedimentos nos locais indicados. Entretanto, no começo, talvez ele não tenha acesso a toda a estrutura por conta do tempo de carência.
O tempo para ele ter acesso a cada consulta pode variar dependendo do tipo de exame. Esse período de carência não é requisitado nos casos de planos empresariais ou quando a pessoa acaba de ter um filho, podendo entrar nele sem nenhuma data mínima para começar a utilizá-lo.
Qual é a diferença entre uma rede credenciada e uma rede própria?
Como vimos, as redes credenciadas são estruturas além do plano de saúde, são instituições a parte que ofertam o serviço para os clientes como terceirizadas. Já as redes próprias são de posse do próprio plano.
Quais são os benefícios das redes credenciadas?
De certo modo, podemos dizer que a rede credenciada é uma extensão do atendimento do plano de saúde. Ou seja, ele consegue ter um apoio muito maior de vários profissionais e garantir que o público tenha acesso rápido e de qualidade, sem a necessidade de ficar esperando por vários dias ou até meses.
Além disso, também podemos ver os seguintes benefícios:
1. Praticidade
Quando no plano de saúde contam com vários estabelecimentos credenciados, é comum que a pessoa busque por aquele mais próximo da casa dela. Com isso, ela consegue ter uma rotina mais prática e sem a necessidade de se locomover longas distâncias, gastar com transporte ou precisar ir para outra cidade.
2. Comodidade
Fora toda essa praticidade que ela pode ter, também tem a chance de ter a comodidade de fazer uma consulta online. Com o avanço da tecnologia, é possível fazer chamadas de vídeo de qualquer local, garantindo uma otimização do tempo dela. Assim, mesmo que seja um especialista distante, a pessoa ainda terá a chance de marcar um horário com o profissional.
3. Credibilidade
Quanto maior for a rede de profissionais e redes credenciadas, maior será a credibilidade do plano de saúde. Consequentemente, o beneficiário ficará mais satisfeito com todo o serviço oferecido e, assim, o local terá mais credibilidade. Nesse sentido, aqui ela sai ganhando com mais duas vantagens:
- Mais estabelecimentos e especialistas podem procurar se vincular a ele;
- Mais pessoas vão analisar o plano de saúde e ter mais interesse em fechar um contrato.
Está pensando em contratar? Confira 7 dicas importantes para fazer uma cotação de plano de saúde!
Quais são as abrangências das redes credenciadas?
A abrangência das redes credenciadas podem ser variadas e de acordo com cada plano de saúde. Mas é possível ter unidades regionais, estaduais, nacionais ou internacionais vinculadas. Isso vai depender do tamanho da operadora e também da necessidade.
Além disso, caso o plano escolhido pela pessoa tenha em vários locais, essa abrangência deve ser escolhida durante a negociação,visto que quanto maior for, maior será o valor da mensalidade.
O que a ANS diz sobre as redes credenciadas?
Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), todas as operadoras de plano de saúde devem oferecer um material completo e com todas as redes credenciadas.
Nesse sentido, o conteúdo deve conter todos os dados do estabelecimento, como o nome da rede, os profissionais, o endereço e o contato. Ele também deve ser atualizado sempre que houver uma alteração em algum desses locais.
Portanto, ao contratar um plano de saúde, precisamos compreender qual o tamanho dele e da sua rede credenciada, visto que vai interferir diretamente em nosso atendimento. Para isso, entre no site dele ou em contato para compreender ainda mais como é o funcionamento.
Gostou do conteúdo e quer entender mais sobre planos de saúde e como funcionam suas modalidades? Continue acompanhando o blog da Smartia e fique por dentro. Ah, e não deixe de ler sobre como funciona um plano de saúde sem carência. Até a próxima!