Cote o seu plano de saúde online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

A contratação do convênio médico requer cuidados para evitar problemas futuros. Confira dicas importantes para fazer uma cotação de plano de saúde!

Ainda que o Brasil tenha o maior sistema de saúde pública no mundo, contratar um plano de assistência privada garante comodidade e segurança. Diante de variadas opções, é necessário seguir algumas dicas importantes para fazer cotação para plano de saúde.

O Sistema Único de Saúde (SUS) completou mais de três décadas e prevê assistência universal, desde aplicação de vacinas até atendimentos mais complexos. Porém, os problemas são conhecidos, incluindo falta de profissionais e estrutura precária.

Por isso, quem tem condições financeiras adere à contratação de planos de saúde privados. Mas, o processo requer cuidados para buscar aquele que atende ao perfil do usuário,  confiabilidade, reajustes previstos em contrato e coberturas, por exemplo.

Calculadora em cima dos resultados de uma ecocardiografia. Estetoscópio vermelho ao lado. Fundo menta.
Imagem: Getty Images

Dicas importantes para fazer cotação do plano de saúde

1.   Pesquise as operadoras de saúde

O primeiro passo para fazer uma cotação de plano de saúde é pesquisar as operadoras e confirmar sua confiabilidade. A recomendação é verificar as avaliações junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e reclamações em sites especializados.

2.   Compare os tipos de plano

Há diferentes tipos de plano de saúde e conhecê-los é fundamental na hora de fazer a cotação. Veja:

  • individual;
  • familiar;
  • coletivo (normalmente contratado por empresas).

Cada uma destas modalidades tem benefícios e particularidades. Logo, é importante que o usuário saiba as opções disponíveis e características.

3.   Analise o seu perfil

Após conhecer as modalidades, uma das dicas importantes para fazer uma cotação do plano de saúde é avaliar seu próprio perfil. Sua idade, gênero, estado civil, se tem ou não filhos e se possui alguma doença pré-existente.

4.   Identifique coberturas e abrangência

Outro ponto importante é avaliar tanto as coberturas quanto a abrangência dos planos pesquisados. A cobertura é o que o plano oferece em termos de atendimentos e procedimentos. Mais uma vez, vale pesquisar no site da ANS os procedimentos:

  • odontológico;
  • referencial;
  • hospitalar com ou sem obstetrícia;
  • ambulatorial.

Quanto à abrangência, se refere aos locais cobertos pelo plano. Se você é uma pessoa que viaja muito, o ideal é cotar planos que tenham abrangência nacional, por exemplo. Nisso, se encaixa também a rede credenciada. Opte por planos que tenham profissionais e unidades de atendimento de referência.

5.   Entenda os termos relacionados à carência

Um dos principais pontos de dúvida quanto a planos de saúde diz respeito à carência. Trata-se do período entre a assinatura do contrato e quando o usuário pode começar a usar os serviços. Normalmente, a carência obedece um padrão:

  • 24 horas para atendimentos de urgência e emergência;
  • 24 meses para tratamento de lesões ou doenças pré-existentes;
  • 300 dias para partos;
  • 180 dias para os outros procedimentos.

Porém, em planos coletivos, por exemplo, caso o beneficiário tenha sua adesão formalizada em até 30 dias após o contrato pela empresa, é vedada a aplicação de carência.

6.   Condições para reajustes e cobranças

Quando é contratado um plano empresarial, a cobrança normalmente é no contracheque do funcionário. Porém, isso precisa ser bem estabelecido no momento do contrato. Ainda, deve-se avaliar quais são as condições para reajuste do plano.

Geralmente, o plano pode reajustar o valor da mensalidade conforme a inflação, anualmente e por faixa etária do beneficiário. Mais uma vez, estas explicações devem ser explícitas em contrato.

7.   Leia atentamente o contrato

O contrato do plano deve ser lido de forma minuciosa antes de assinar, tirando todas as dúvidas e esclarecendo cada ponto. Afinal, você está fechando um serviço que cuidará da sua saúde e da sua família.

Mais do que entender dicas para fazer uma cotação de plano de saúde, o ideal é fazer a contratação com a ajuda de um profissional.

familia se divertindo na praia
Garanta o bem-estar da sua família e invista em um plano de saúde.

Corretores especializados de confiança podem orientar quanto ao melhor plano e evitar problemas futuros de uso.

5/5 - (1 voto)

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *