Cote o seu seguro auto online!

Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!

Para quem vive na estrada, ter um seguro é algo imprescindível. Mas o que deve ser levado em conta para contratar o melhor seguro para táxi?

Um taxista que passa o dia inteiro no trânsito acaba se expondo a mais perigos.  Segundo informa a ADETAX (Associação das Empresas de Táxi do Município de São Paulo), um único táxi pode rodar até 170 km por dia.

Dessa forma, os riscos de se ver envolvido em uma colisão ou de ser vítima de um roubo, são maiores, e assim a melhor alternativa é a prevenção.

Para garantir a tranquilidade a esse profissional, existe o seguro para taxista. Que tal conhecer agora um pouco mais dessa modalidade e descobrir alguns pontos que se deve levar em conta ao escolher o melhor seguro para táxi?

O que levar em conta ao escolher o melhor seguro para táxi?
Imagem: Pexels

Como funciona o seguro para táxi?

Por estarem todos os dias na estrada, o risco que esses veículos representam às seguradoras, em geral, é maior do que os outros automóveis.

Os táxis passam por mais desgaste de peças, precisam de mais manutenção, além de se exporem mais a roubos ou até mesmo acidentes. Por isso, para o taxista, contar com um seguro é um benefício extremamente útil.

Em contrapartida, para as seguradoras, oferecer essa cobertura pode não parecer muito vantajoso. Por esses motivos, são poucas as empresas que disponibilizam este seguro, então é preciso pesquisar bem.

Para contratar o seguro para táxi, é preciso fornecer algumas informações a respeito do próprio taxista, sobre a utilização do veículo (como instrumento de trabalho) e suas características.

Com esses dados, a seguradora irá fazer uma análise de risco, uma avaliação técnica voltada a determinar quais preços e condições serão aplicados.

Coberturas

As coberturas disponíveis em um seguro para táxi podem variar, mas na maioria dos casos os itens oferecidos são:

  • Cobertura Total – Contra danos totais ou parciais em caso de sinistro (roubo, incêndio ou colisão);
  • Passageiro – Cobre danos pessoais a passageiros, caso haja um acidente;
  • Vidros – Proteção em caso de quebra de vidros: janelas, faróis ou retrovisores;
  • Terceiros – Cobre danos causados a outros carros ou passageiros em caso de colisão.

Nos seguros para táxi, existem algumas coberturas adicionais que compensam serem incluídas na apólice, mas talvez a mais importante seja a cobertura de Lucros Cessantes por Paralisação do Veículo.

Nessa cobertura, o taxista se vê amparado, caso seja necessário parar o carro durante o período do conserto. Com ela, mesmo sem o seu veículo, o segurado recebe o pagamento de diárias.

Lembrando que, dependendo da seguradora, mais ou menos coberturas podem ser oferecidas, então é importante discutir esse aspecto com o seu corretor antes de assinar o contrato.

Quais seguradoras oferecem coberturas para táxis?

Pelo risco maior que oferecer um seguro para táxis representa, poucas empresas oferecem essa cobertura, sendo as principais:

  • BB Seguro Auto Para Táxi: Oferece a cobertura básica contra roubo, furto, danos a terceiros e incêndio, além das opções adicionais, que podem ser selecionadas de acordo com a vontade do cliente;
  • Azul Seguros: Além da cobertura básica (contra roubo, furto, incêndio e colisão), oferece opções de serviços adicionais, como o Kit Gás, Lucros Cessantes e Danos Morais e Estéticos;
  • Seguro Auto Mapfre: disponibiliza a cobertura básica, e adicionais como: carro reserva, reparo de portas e troca de vidros;
  • Porto Seguro: Além do básico, presente nas outras seguradoras, ainda oferece a opção de contratar como cobertura adicional a isenção de pagamento na primeira colisão.

Qual é o melhor seguro para táxi?

Na hora da pesquisa, alguns pontos merecem serem analisados detalhadamente, pois poderão tornar mais fácil ou difícil se beneficiar do que foi contratado. Alguns pontos que merecem atenção são:

  • Autorização para comercializar seguros: Ninguém quer contratar uma empresa fantasma, então para que isso não aconteça, é essencial conferir se a seguradora que você deseja contratar tem autorização para oferecer esse serviço.

Essa checagem pode ser feita de forma online, pelo site da Susep, órgão responsável pela fiscalização das seguradoras.

mulher saindo do carro
As melhores seguradoras e os melhores preços para o seu seguro auto.
  • Reputação: Algumas empresas, apesar de terem autorização para atuar, não são muito confiáveis. Para evitar se comprometer com uma empresa que pode te deixar na mão em um momento de necessidade, pesquise o que os clientes dizem sobre ela.

Essa pesquisa pode ser feita tanto pelas redes sociais da empresa, por meio dos comentários postados, quanto pelo site Reclame Aqui, que avalia a reputação da empresa, sua taxa de resposta e de resolução de problemas.

Por fim, não esqueça de conferir se a cobertura oferecida pela empresa é aquela da qual você necessita, se não for, não hesite em procurar por outra opção.

O melhor seguro para táxi é o que supre as necessidades do segurado. Dessa forma, não existe nada melhor a fazer do que pesquisar entre as seguradoras presentes no mercado qual delas oferece as coberturas que você deseja.

Avalie este post

Quer saber mais? Veja Também!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *