O motor de um carro é como o coração do mesmo, é um dos responsáveis pelo funcionamento do seu carro. Mas, será que o seguro de carro cobre motor? Veja!
Por conta disso acaba sendo uma peça meio delicada, dessa forma devemos ficar atentos aos problemas que podem ocorrer com ele.
Possíveis problemas com o motor do carro | Seguro de carro cobre motor?
Dentre os possíveis problemas que podem ocorrer com o motor de um carro temos o superaquecimento, que as pessoas comumente chamam de carro fervendo.
Podemos identificar diferentes causas para o superaquecimento no carro, você deve ficar de olho nos sinais que o seu automóvel te dá.
Existe também o vazamento de fluídos, que pode ser uma das causas possíveis para o superaquecimento.
O combustível adulterado no carro pode causar problemas ao seu motor e falhas em outras partes também. O que pode levar a um problema ainda maior, já que a identificação pode demorar.
Casos de falha na injeção eletrônica também podem ser consequências do combustível adulterado e ainda assim afetar o motor de forma grave.
Velas com defeito ou fora da validade são algo a se preocupar, já que podem causar falhas no motor, fazendo com que seja mais difícil que o carro comece ou então que solte muito mais fumaça.
Outro problema que afeta o motor é a folga das correias, que é um dos problemas mais comuns de se enfrentar. É caracterizado por um barulho muito agudo vindo do motor.
Ao notar qualquer um desses sinais e problemas, procure um mecânico ou alguém que possa checar o seu carro. É muito importante, pois certos problemas podem levar a acidentes.
Mas agora a grande pergunta, seguro de carro cobre motor ou não?
Seguro auto cobre motor?
A resposta para essa pergunta é: depende da situação. Isso mesmo, não tem resposta conclusiva.
Motores de carros são peças complicadas que acabam requerendo uma mão de obra mais especializada e mais dinheiro. Então, quando o dano causado é por conta do proprietário.
Mas isso e outras questões estarão presentes nas condições da sua apólice de seguros.
Quais situações não são cobertas?
Existem muitas pessoas que acabam agindo de má fé e causando danos no carro propositalmente, para que possam receber o valor da indenização.
E isso é crime, portanto, os seguros ficam no direito de negar a cobertura em alguns casos de danos.
Como por exemplo, casos de motor fundido, já que eles são mais complicados de diagnosticar a origem do problema. Sendo uma falha com muitas causas que podem ou não ser prejudiciais, esse aspecto não é coberto.
E se o seu veículo foi para manutenção e voltou com problemas no motor, infelizmente também não será coberto.
Isso porque, se o veículo já tinha apresentado algum problema e você levou para arrumar o que acabou causando mais problemas, a seguradora não é obrigada a cobrir os custos.
Situações de água no motor devem ser analisadas, pois o seguro só irá fazer essa cobertura se a culpa não for do proprietário do carro.
Ou seja, casos de enchentes que o dono não possua ligação com o ocorrido, estarão cobertos. Até porque a cobertura de chuva e alagamento está presente em muitos planos.
Mas se você enfrentar uma enchente por conta própria, o seguro de carro cobre motor.
Defeito de fábrica e problemas elétricos são outros acontecimentos que a seguradora não vê na obrigatoriedade de cobrir as despesas.
No caso de defeito vindos de fábrica, é necessário que você entre em contato com a concessionária onde fez a compra do veículo.
Quais situações são cobertas?
Agora pensando no que é coberto pelo seguro. Como dito anteriormente, o seguro vai cobrir casos de perda ou danos no motor por enchentes.
Mas apenas se o carro for prejudicado em uma situação que não é culpa sua. Ou seja, se estiver preso no trânsito ou na estrada e a enchente causar danos, essa situação será coberta.
A cobertura também serve para motores danificados em colisões. Principalmente porque a cobertura básica de diversos seguros inclui batidas, acidentes e colisões.
Mas independente da situação em que você se encontra, é importante que chame a assistência 24h da seguradora antes de qualquer coisa. Só assim você poderá saber se o acontecido é coberto ou não.
Além disso, levar em outro lugar antes de falar com a seguradora, pode causar problemas que eles não cobrem.
Nenhum comentário