Seguro de carro cobre motor?

O motor de um carro é como o coração do mesmo, é um dos responsáveis pelo funcionamento do seu carro. Mas, será que o seguro de carro cobre motor? Veja!

Por conta disso acaba sendo uma peça meio delicada, dessa forma devemos ficar atentos aos problemas que podem ocorrer com ele.

Seguro de carro cobre motor?

Imagem: Getty Images

Possíveis problemas com o motor do carro | Seguro de carro cobre motor?

Dentre os possíveis problemas que podem ocorrer com o motor de um carro temos o superaquecimento, que as pessoas comumente chamam de carro fervendo.

Podemos identificar diferentes causas para o superaquecimento no carro, você deve ficar de olho nos sinais que o seu automóvel te dá.

Existe também o vazamento de fluídos, que pode ser uma das causas possíveis para o superaquecimento.

O combustível adulterado no carro pode causar problemas ao seu motor e falhas em outras partes também. O que pode levar a um problema ainda maior, já que a identificação pode demorar.

Casos de falha na injeção eletrônica também podem ser consequências do combustível adulterado e ainda assim afetar o motor de forma grave.

Velas com defeito ou fora da validade são algo a se preocupar, já que podem causar falhas no motor, fazendo com que seja mais difícil que o carro comece ou então que solte muito mais fumaça.

Outro problema que afeta o motor é a folga das correias, que é um dos problemas mais comuns de se enfrentar. É caracterizado por um barulho muito agudo vindo do motor.

Ao notar qualquer um desses sinais e problemas, procure um mecânico ou alguém que possa checar o seu carro. É muito importante, pois certos problemas podem levar a acidentes.

Mas agora a grande pergunta, seguro de carro cobre motor ou não?

Seguro auto cobre motor?

A resposta para essa pergunta é: depende da situação. Isso mesmo, não tem resposta conclusiva.

Motores de carros são peças complicadas que acabam requerendo uma mão de obra mais especializada e mais dinheiro. Então, quando o dano causado é por conta do proprietário.

Mas isso e outras questões estarão presentes nas condições da sua apólice de seguros.

Quais situações não são cobertas?

Existem muitas pessoas que acabam agindo de má fé e causando danos no carro propositalmente, para que possam receber o valor da indenização.

E isso é crime, portanto, os seguros ficam no direito de negar a cobertura em alguns casos de danos.

Como por exemplo, casos de motor fundido, já que eles são mais complicados de diagnosticar a origem do problema. Sendo uma falha com muitas causas que podem ou não ser prejudiciais, esse aspecto não é coberto.

E se o seu veículo foi para manutenção e voltou com problemas no motor, infelizmente também não será coberto.

Isso porque, se o veículo já tinha apresentado algum problema e você levou para arrumar o que acabou causando mais problemas, a seguradora não é obrigada a cobrir os custos.

Situações de água no motor devem ser analisadas, pois o seguro só irá fazer essa cobertura se a culpa não for do proprietário do carro.

Ou seja, casos de enchentes que o dono não possua ligação com o ocorrido, estarão cobertos. Até porque a cobertura de chuva e alagamento está presente em muitos planos.

Mas se você enfrentar uma enchente por conta própria, o seguro de carro cobre motor.

Defeito de fábrica e problemas elétricos são outros acontecimentos que a seguradora não vê na obrigatoriedade de cobrir as despesas.

No caso de defeito vindos de fábrica, é necessário que você entre em contato com a concessionária onde fez a compra do veículo.

Quais situações são cobertas?

Agora pensando no que é coberto pelo seguro. Como dito anteriormente, o seguro vai cobrir casos de perda ou danos no motor por enchentes.

Mas apenas se o carro for prejudicado em uma situação que não é culpa sua. Ou seja, se estiver preso no trânsito ou na estrada e a enchente causar danos, essa situação será coberta.

A cobertura também serve para motores danificados em colisões. Principalmente porque a cobertura básica de diversos seguros inclui batidas, acidentes e colisões.

Mas independente da situação em que você se encontra, é importante que chame a assistência 24h da seguradora antes de qualquer coisa. Só assim você poderá saber se o acontecido é coberto ou não.

Além disso, levar em outro lugar antes de falar com a seguradora, pode causar problemas que eles não cobrem.

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.