Cote o seu consórcio online!
Em menos de cinco minutos você estará avaliando propostas com os melhores corretores do país!
Em busca de formas para adquirir aquele imóvel ou serviço que deseja? Informe-se sobre o consórcio de dinheiro, seu funcionamento e contratação.
Primeiro, cabe dizer que o termo consórcio de dinheiro é muito comum nos textos sobre o assunto. Mas consórcio de dinheiro em si, não existe. O que há são diferentes tipos de consórcios que fornecerão dinheiro para compra de um bem (móvel ou imóvel) ou serviço.
Porém, vamos utilizar o termo para tratar do consórcio de uma maneira geral, independente do tipo.
Acompanhe nosso artigo para compreender o que é, as etapas de um consórcio e orientações sobre como contratar o plano que te ajudará a alcançar seus objetivos.
Consórcio de dinheiro, o que é?
É uma união entre pessoas que desejam alcançar um bem ou serviço em comum através do autofinanciamento. Uma administradora de consórcios possibilita a união e estabelece valores mensais a serem pagos por todos os membros do consórcio.
A administradora guarda a quantia que funciona como poupança única para o grupo. É através desse valor arrecadado que todos os integrantes receberão o valor necessário para comprar o bem ou serviço.
Adesão do consórcio
O interessado recorre à administradora de consórcio e se informa sobre o contrato. Elementos importantes devem ser esclarecidos nessa etapa. Por exemplo:
- duração do plano;
- número de mensalidades;
- valor da mensalidade;
- valor da carta de crédito (a quantia, equivalente a dinheiro à vista, destinada para compra do bem ou serviço);
- número de cotas do grupo;
- valor da taxa de administração e fundo comum, de reserva e seguro (se houver);
O plano será focado na categoria do bem ou serviço que o grupo pretende adquirir. Veja os mais comuns:
Tipos de consórcio de dinheiro
- De veículo automotor: carro, moto, aeronave, e outros itens desta natureza mencionados no contrato.
- De imóvel: bens imóveis estejam na planta ou construídos, construção ou reforma de imóvel, a depender do que consta no contrato;
- De serviço: viagens, cirurgias plásticas, pagamento de curso superior, etc.
Segundo o Banco Central (BC), entidade regulamentadora de consórcios, só podem ser adquiridos os bens ou serviços dentro da categoria escolhida.
Assim, o dinheiro não pode ser utilizado para “qualquer compra”. Um consórcio de imóveis não pode utilizar o dinheiro para pagar algum serviço, por ex.
Pagamentos
Os participantes do consórcio de dinheiro pagam suas parcelas mensais para arrecadar o valor com o qual eles serão contemplados.
O valor das parcelas inclui :
- taxa de administração: quantia destinada à empresa por gerenciar os processos do consórcio;
- fundo comum: valor que constituirá o caixa do grupo para aquisição do bem ou serviço;
- fundo de reserva: valor que visa garantir que o grupo funcione mesmo com fatores adversos, como participantes inadimplentes;
- Seguro: taxa destinada ao seguro cuja existência depende da empresa;
Contemplação
Momento no qual o contemplado receberá a carta de crédito e poderá comprar o bem ou serviço. Até o término do plano, cada um dos integrantes será contemplado.
O que é Assembleia
Quanto o grupo é totalmente preenchido, as assembleias se iniciam. Nelas, mensalmente, ocorre a contemplação dos participantes. A contemplação se dá por sorteio ou por lance:
Como funciona o sorteio
Chance de ser contemplado é igual para todos. A quantidade de sorteios mensais irá depender da quantia arrecadada pelo grupo.
Como dar lance no consórcio de dinheiro
Os participantes que não quiserem esperar que a sorte decida o momento da contemplação podem fazer lances fixos ou livres.
Os fixos têm seu valor determinado pela administradora. Os livres têm seu valor definido pelo participante. A dinâmica é semelhante a de um leilão, quem oferta mais fica com a carta de crédito. Os critérios relativos ao lance devem constar no contrato.
Término do consórcio
Quando o período determinado no contrato acaba, tendo o participante quitado todas as parcelas e recebido a carta de crédito.
Como contratar um consórcio de dinheiro
Contratar um consórcio de dinheiro é simples e pode ser feito pela internet. Você também pode realizar a simulação antes de contratar o plano.
As administradoras costumam oferecer ambas opções em seus sites. Antes de contratar, tome os seguintes cuidados recomendados pelo BC:
- Visite o site do BC e cheque se a administradora pode funcionar;
- Pesquise pela empresa nos órgãos de defesa ao consumidor;
- Veja o ranking, elaborado pelo BC, com o número de reclamações registradas pelos clientes das administradoras;
- Leia com atenção o contrato antes de assinar e pagar;
- Realize os pagamentos de formas que possam ser comprovadas;
Importante:
Devido a pandemia de Covid-19, o BC realizou alterações temporárias em algumas regras do funcionamento de consórcios até o fim de 2020. Visite a página e confira as mudanças antes de contratar seu consórcio de dinheiro.
2 Comentários
Nesse consórcio de dinheiro no ato da contemplação o consórcio exige que o contemplado indique que bem ou serviço ele vai utilizar o dinheiro, se for reforma de imóvel tem que comprovar algo? Como se dá?
Olá, Alexsandro!
Obrigada por comentar na Smartia.com.br!
Preencha nosso formulário para falar com um corretor e tirar suas dúvidas.
Atenciosamente!